Sem categoria

Como aprender a programar em 5 passos simples

Tudo o que fazemos hoje no meio digital passa pela programação. Ela é uma parte cada vez mais presente no dia a dia, e os profissionais que dominam as linguagens […]
26 set, 2019
Reading time 5 minutos de leitura

Tudo o que fazemos hoje no meio digital passa pela programação.

Ela é uma parte cada vez mais presente no dia a dia, e os profissionais que dominam as linguagens de programação têm grandes chances de se destacar no mercado.

Prova disso é que, de acordo com o relatório Future of Jobs, uma publicação do Fórum Econômico Mundial, os cargos de desenvolvedor de softwares e de aplicativos já estão entre os mais buscados pelas empresas de diversos segmentos de atuação.

Além disso, utilizar as linguagens de programação para automatizar tarefas e solucionar problemas complexos também são habilidades muito esperadas dos profissionais do futuro.

Bom… motivos não faltam para você aprender a programar. Mas muita gente acaba deixando para depois porque não sabe muito bem por onde começar.

Se você está só esperando aquele “empurrãozinho” para começar, esta é a sua hora!

Neste texto, tiramos as suas dúvidas e respondemos à grande pergunta: “Quero aprender a programar… por onde começo?”.

1. Escolha uma linguagem de programação para começar

A programação de computadores tem a sua própria “torre de Babel”. Existem muitas linguagens de programação, e cada uma delas atende melhor a um propósito diferente. 

Por exemplo, o JavaScript é amplamente utilizado em aplicações web; o C++ no desenvolvimento de softwares mais pesados; Python no desenvolvimento web e machine learning… e essas são apenas algumas das centenas de linguagens existentes.

De acordo com o ranking do IEEE Spectrum, as 10 linguagens que mais se destacaram em 2018 foram Python, C++, Java, C, Go, JavaScript, PHP, Scala, Ruby e HTML.

Linguagens de programação que mais cresceram em 2018

Interactive ranking 2018 – IEEE Spectrum

Mas não se desespere! Você não precisa aprender todas essas linguagens de uma vez para começar a programar. Se você está pensando a aprender programação do zero e não tem conhecimento prévio sobre o assunto, a linguagem mais indicada para você é o Python.

A linguagem está crescendo rapidamente e já é uma das mais utilizadas no mundo. Inclusive, é uma das mais comuns dentro das grandes universidades americanas, que começaram a adotar o Python para ensinar lógica, estruturas de dados e outras habilidades do futuro.

Ela é uma das linguagens de programação mais fáceis de aprender (perfeita para quem está começando agora!) e existem cursos presenciais e online que ensinam a programar em Python, além de muito conteúdo disponível na internet e fóruns de discussão para aprofundar os conhecimentos sobre o assunto.

2. Busque um curso presencial de programação

Assim que você decidir qual linguagem aprender, recomendamos fortemente que procure um curso presencial de programação. Por que? 

Aprender a programar é um exercício essencialmente prático, ou seja, você vai aprender a programar… programando. E neste caminho, com certeza vão surgir muitas dúvidas e obstáculos que podem atrasar o seu desenvolvimento.

Fica muito mais fácil aprender programação quando você pode tirar as suas dúvidas em tempo real, com profissionais que são especialistas no assunto. E também quando você está imerso em um ambiente onde todos estão discutindo e se desenvolvendo nesse mesmo assunto.

Nada supera a interação olho no olho quando falamos de uma aprendizagem efetiva.

(Se você quer conhecer outros benefícios de um curso de programação presencial, como o da Conquer, é só clicar aqui!)

3. Organize os seus estudos

Existem muitas referências e conteúdo sobre programação disponíveis na internet. Mas pouco adianta assistir a uma série de vídeos e tutoriais soltos, sem conexão.

Por isso, independente se você está buscando referências para se aprofundar ou optou por estudar por conta própria, o primeiro passo é organizar um roteiro de estudos.

Isso porque existe uma sequência lógica para aprender a programar, em que os conhecimentos mais avançados dependem dos aprendizados iniciais. A ordem é mais ou menos a seguinte:

  1. Raciocínio lógico
  2. Causas-raízes
  3. Estruturas de memória
  4. Entrada e saída de dados
  5. Fluxo de dados 
  6. Padrões de programação
  7. Laços de repetição
  8. Classificação de memória de dados
  9. Leitura e escrita de arquivos
  10. Criação de funções
  11. APIs e integrações

Seguindo um roteiro de estudos você consegue evoluir, passo a passo e com consistência, a complexidade dos seus conhecimentos de programação. Assim você evita se frustrar ou até mesmo desistir de vez ao se deparar com conceitos que pareçam muito difíceis para você.

4. Desenvolva a sua rede de contatos

Uma das características mais fortes deste mercado é a cultura de colaboração que existe entre os programadores. Programar também é fazer parte de uma comunidade!

Os profissionais da área, em geral, são muito acessíveis e abertos para responder às dúvidas dos programadores iniciantes, e até mesmo dos mais experientes – porque as dúvidas e o aprendizado não acabam, nem mesmo quando você já ganhou certa experiência em programação.

Por isso, é importante desenvolver a sua rede de contatos, encontrando pessoas com quem você pode contar para para te ajudar nesse processo – seja presencialmente ou em um dos milhares de fóruns sobre programação que estão disponíveis na internet.

5. Pratique!

A última dica para aprender programação é que você pratique com frequência! Assim como aprender uma nova língua, programar exige que você exercite a leitura e a produção escrita para desenvolver um bom vocabulário e manter a sua linguagem “afiada”.

Quando mais você pratica, mais naturais os códigos vão parecer para você – e os seus programas vão ser cada vez melhores!Agora que te contamos como aprender a programar do zero, que tal colocar as dicas em prática e encontrar um curso de programação presencial hoje mesmo? 

Clique aqui para saber mais sobre o curso “Programação para não programadores” da escola Conquer!

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0