Sem categoria

Como a Apple arruinou nossa produtividade desde 1985

Meu pai comprou um dos primeiros mil computadores Macintosh da Apple que foram importados pela Alemanha, meu país natal. Desde o final de 1984/começo de 1985, eu tenho usado somente […]
30 maio, 2019
Reading time 1 minuto de leitura

Meu pai comprou um dos primeiros mil computadores Macintosh da Apple que foram importados pela Alemanha, meu país natal. Desde o final de 1984/começo de 1985, eu tenho usado somente Macs. Sei muita coisa sobre a história do Macintosh da Apple. Desde o Mac original, o upgrade para o Fat Mac, os primeiros Macs em cores, até os terríveis anos sem Steve Jobs. E, desde o iMac, o iPod até o iPhone e os dias atuais — tem sido uma jornada interessante de se observar.

Há alguns anos, percebi que a Apple arruinou a produtividade (pelo menos a minha) em abril de 1985. Naquele mês, Andy Hertzfeld, um dos mais talentosos desenvolvedores de software que já existiram, lançou o “Switcher”. A ferramenta permitia que você utilizasse vários programas no seu Mac ao mesmo tempo e trocasse de um para o outro sem problemas. Ela deu origem, pelo menos no Mac, à era da multitarefa.

E a multitarefa destrói a minha (e provavelmente a sua) produtividade. Já existem muitos estudos sobre isso. Desde a perda de 40% na produtividade até o resumo da pesquisa “Switching costs” — não falta evidências de que a multitarefa mata nossa produtividade.

Basicamente, todo mundo com quem eu converso sofre disso — e, ainda assim, todos nós parecemos estar presos no padrão de tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo. Quando fizemos o manifesto do GyShiDo (Get Your Shit Done), identificamos que fazer uma tarefa de cada vez é a segunda coisa mais importante que você pode fazer — logo depois de manter o Super Foco (que, de certa forma, é o outro lado da mesma moeda).

Como todos amamos um bom desafio: tente, rigidamente, fazer uma tarefa de cada vez durante um dia e veja como isso afeta sua produtividade. Tenho feito isso por um tempo já e, além de estar (muito) mais produtivo, minha rotina também está fluindo melhor. Tenho certeza que você também terá bons resultados.

Agora, com licença. Tenho que fechar meu aplicativo de escrita para dar espaço para o próximo item da minha lista.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0