Não se torne um empresário (se você não se vê nisso a longo prazo)

Texto escrito originalmente por Pascal Finette, Vice Presidente da Singularity, a universidade do futuro. Traduzido e adaptado por Escola Conquer, com autorização do autor. O famoso designer gráfico austríaco Stefan […]
14 set, 2017
Traduzido e adaptado por Escola Conquer, com autorização do autor.

O famoso designer gráfico austríaco Stefan Sagmeister, uma vez foi chamado como “O Manto da Besteira” (em resposta a proliferação do uso da palavra “contador de histórias”). Eu acredito que o mesmo está acontecendo agora com pessoas que desejam ser empresárias.

Agora – não me interpretem mal. Adoro que mais e mais pessoas considerem o empreendedorismo uma opção de carreira viável. Que o custo de iniciar uma empresa desceu significativamente (e continua a cair). Que temos mais recursos (livres e bons) disponíveis para que as pessoas aprendam tudo que há sobre empreendedorismo (e, portanto, aumentam suas chances de sucesso – pelo menos em teoria).

Onde fico ansioso é quando converso com gente que está pensando em começar uma empresa atraída pela versão de alto nível do empreendedorismo que eles lêem em blogs, revistas ou na televisão. E talvez pior seja a versão mal interpretada da “realidade inicial”, onde os fundadores sonham em sair da empresa após um ano ou dois.

A realidade é diferente.

Demora de 7 a 10 anos para construir uma empresa. Suas chances de sucesso são abismalmente pequenas. E é (principalmente) um trabalho árduo.

E ainda (claro) – é a melhor coisa que você pode fazer. Isso se você pensar no empreendedorismo a longo prazo.

O que me leva a um ponto importante: por favor, não comece uma empresa, se você não pode se ver fazendo isso durante a próxima década.

Há muitas oportunidades excelentes para você. Você pode se tornar um empregado adiantado em uma inicialização (indiscutivelmente são os heróis desconhecidos de qualquer startup de qualquer maneira). Junte-se a um grande corpo legal e ajude-os a permanecer relevantes.

Mas não se torne um fundador se todas as fibras do seu corpo não gritarem para que você comece esse negócio e continue fazendo isso até que ele seja bem sucedido – não importa o que.

Nós precisamos de você em todo o seu potencial.

O que pode ser como um empreendedor – e também pode ser como um funcionário chave para a empresa.The Heretic é um canal de artigos com a opinião de Pascal Finette, VP da Singularity, Universidade do Futuro.

*Tradução livre e adaptada com autorização do autor, Pascal Finette.