Sem categoria

Celebre seus erros

Da próxima vez que você cometer um erro, celebre-o. Isso mesmo, você não leu errado. Quando cometer algum erro, celebre! Ouvir isso pode soar um pouco estranho, pois a maioria […]
20 mar, 2017
Reading time 2 minutos de leitura

Da próxima vez que você cometer um erro, celebre-o.

Isso mesmo, você não leu errado. Quando cometer algum erro, celebre!

Ouvir isso pode soar um pouco estranho, pois a maioria de nós se sente bastante frustrado quando comete um erro. Alguns até ficam bravos consigo mesmos e consideram o erro um sinônimo de incompetência.

Isso acontece porque crescemos e fomos educados de forma a considerar erros coisas exclusivamente ruins, que devemos evitar a todo custo – tanto na escola, quanto em casa ou no trabalho.

Por um lado, não podemos ignorar o fato de que alguns erros podem sim trazer graves consequências ou resultados irrecuperáveis. Problemas acontecem, acidentes acontecem, e precisamos ter maturidade de assumirmos a responsabilidade e lidarmos com as consequências, também.

Por outro lado, sem o erro nós não poderíamos aprender ou crescer.

Errar é fundamental para nossa evolução.

Afinal, foi através de testes e erros – experimentando coisas novas, errando e aprendendo com esses erros – que fomos capazes de criar a lâmpada, voar, descobrir a cura de doenças, etc.

É por conta do erro, inclusive, que muitas das formas de vida existem hoje no mundo. Não fossem os erros –  ou melhor, as mutações ocorridas ao longo de milhares de anos, a vida seria muito diferente e menos diversa do que como a conhecemos hoje.

Como nos diz Emerson:

“A vida é um experimento; quanto mais experiências, melhor”.

E quanto mais novas experiências, invariavelmente mais erros existirão.

Por isso, devemos mudar nossa relação com o erro: ao invés de você se punir ou sofrer toda vez que o comete, comece a exergá-lo como informação, como conteúdo.

Como assim?

O erro te fornece dados concretos do por que determinada coisa não funcionou. Ele te dá informações valiosíssimas de algo que não deu certo. Com essas informações em mãos, você se torna mais propenso a acertar das próximas vezes.

O erro, portanto, é uma excelente ferramenta de aprendizado.

Um dos lemas do Vale do Silício, região dos Estados Unidos considerada a mais inovadora do mundo, é: “falhe antes e falhe melhor”. Este lema é um claro incentivo ao erro. Isso porque, lá, existe uma cultura de tratar o erro como uma fonte de informações, pois ele mostra um caminho a não ser seguido.

Pensando de forma matemática, quando você erra você aumenta as suas chances de, na próxima vez, acertar, pois exclui uma alternativa de ação por saber que ela estava errada.

Além disso, estes profissionais inovadores do Vale também consideram o erro como um diferencial competitivo: quando você erra antes do seu concorrente, você obtém um aprendizado que ele ainda não possui.

Elon Musk, um dos empreendedores mais inovadores da atualidade, diz:

“Se você não está falhando, você não está inovando o suficiente”.

Ele claramente incentiva o erro dentro de suas empresas, pois sabe que é impossível evoluir sem ele.

E é preciso reforçar isso: incentiva-se o erro pois ele é ferramenta de aprendizado. Após cometer o erro, avalia-se o por que ele aconteceu para otimizar as próximas ações.

Portanto, se você valoriza o aprendizado, o crescimento e o aperfeiçoamento, você pode e deve celebrar seus erros.

Eles são ferramentas fantásticas para proporcionar tudo isso.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0