Sem categoria

(Boa) liderança

Um dos meus leitores me fez uma pergunta aparentemente inocente: “Quais habilidades formam um bom líder?” Por mais inocente que pareça, a pergunta é difícil de responder. Durante a minha […]
12 abr, 2019
Reading time 1 minuto de leitura

Um dos meus leitores me fez uma pergunta aparentemente inocente: “Quais habilidades formam um bom líder?”

Por mais inocente que pareça, a pergunta é difícil de responder. Durante a minha carreira, tive chefes muito diferentes e passei por quase todos os tipos de liderança. E, para ser honesto: eu não diria que um tipo foi melhor do que o outro.

Porém, uma coisa que eu aprendi e acredito que é verdadeiro para qualquer bom líder: ele me prepara para alcançar minhas metas (seja ajudando a desenvolver habilidades necessárias para o trabalho que estou desenvolvendo no momento ou apenas me encorajando e me dando suporte no geral); ele cria o espaço para que eu possa trabalhar; ele me dá plena confiança de que está lá para me dar suporte e sai do meu caminho — mas ainda fica por perto para me oferecer direcionamento e mentoria se eu precisar.

Existem muitas habilidades técnicas que tornam isso mais fácil. Elas podem ser aprendidas facilmente e você consegue encontrar inúmeros livros para te ajudar. E existem as habilidades de primeira camada — que também podem ser aprendidas e praticadas, mas exigem atenção e preocupação do líder.

Se eu tivesse que recomendar uma coisa para um líder iniciante, seria: invista no autoconhecimento, em saber seus pontos fortes e fracos e em desenvolver empatia pelas pessoas com quem você trabalha. O resto (em sua maioria) é apenas técnica.Artigo traduzido do The Heretic, canal de artigos com a opinião de Pascal Finette, VP da Singularity, Universidade do Futuro.

*Tradução livre e adaptada com autorização do autor.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0