O que você pode aprender com grandes oradores

Você já ouviu falar em modelagem de comportamento? É uma técnica amplamente utilizada em treinamentos de coaching e de programação neurolinguística (a famosa “PNL”) e que tem como objetivo acelerar […]
10 out, 2018
Reading time 6 minutos de leitura

Você já ouviu falar em modelagem de comportamento?

É uma técnica amplamente utilizada em treinamentos de coaching e de programação neurolinguística (a famosa “PNL”) e que tem como objetivo acelerar o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais. Essa técnica engloba, resumidamente, 3 etapas:

  1. OBSERVAR pessoas com um alto desempenho em alguma competência;
  2. IDENTIFICAR as ferramentas e as ações que essa pessoa se utiliza; e com isso
  3. REPRODUZIR tudo aquilo que é necessário para alcançar um resultado similar.

E para que isso? Copiar? Não, para aprender técnicas de excelência com esses grandes talentos!

Então, por que não utilizar a modelagem de comportamento para desenvolver a habilidade de falar em público? Afinal de contas, pensando em oratória e discurso, automaticamente nos vem à cabeça uma série de grandes oradores (famosos ou não).

E o que essas pessoas podem nos ensinar sobre falar em público?

Absolutamente T-U-D-O.

E é aí que vem o divisor de águas dentre aqueles que querem acelerar o seu crescimento e os que ficam anos e anos buscando um pequeno aprimoramento através de metodologias tradicionais.

1. Barack Obama (Sintonia)

Quando o assunto é empatia, não pairam dúvidas sobre o potencial do ex-presidente Barack Obama. Em todos os seus discursos, Obama busca, ainda que com seriedade, demonstrar cuidado, identificação e, acima de tudo, respeito frente ao seu público.

E isso vai além das terras americanas, como porta voz do seu país, não há como escapar do desafio de discursar para públicos de outras culturas e até mesmo com opiniões divergentes (quando o assunto é política), e isso tudo faz com que a sintonia seja ainda mais importante para o perfil de um grande orador.

Nesse discurso aqui, é possível ver a maestria do Obama ao gerar sintonia com nós, brasileiros. Em seu discurso, além de arriscar algumas frases em português, Obama agradece a hospitalidade e elogia a generosidade dos brasileiros; tudo isso com um baita sorriso no rosto.

Gerar sintonia com o público está além da simpatia, mas conhecer e colocar em seu discurso a preocupação com quem está a lhe ouvir.

2. Oprah Winfrey (Ênfase e entonação)

E foi no início desse ano que este vídeo ficou conhecido como o “Discurso Poderoso” de Oprah Winfrey, apresentadora de televisão, atriz e empresária norte-americana, quando foi homenageada ao Globo de Ouro e entregou uma apresentação forte, voltada para a defesa das mulheres e contra o assédio e o racismo.

Toda essa potência se deve também a grande capacidade de Oprah em dar ênfase e entonação as frases de seu discurso, saindo do “monótono” e garantindo os aplausos de pé pela plateia.

Veja que em seu discurso Oprah enfatiza palavras chaves como “orgulhosa” (proud) e “fortes” (stronger), ao falar das mulheres, usando de forma bastante acertada a técnica de ênfase, e, com isso, transmitindo uma mensagem que ficará para sempre na mente do público que a ouve.

Além de destacar com ênfases, Oprah usa e abusa da entonação, o que garante emoção e significado àquilo que está sendo dito. Com essa musicalidade, Oprah conseguiu não apenas uma brilhante performance, que se tornou pauta em grandes sites e redes sociais, mas conectou milhares de pessoas a uma renomada causa.

3. Steve Jobs (Storytelling)

E quando se pensa em grandes oradores, não podemos deixar de mencionar o homem visionário que movimentou o mercado de tecnologia por meio da desejada Apple.

Além de ser reconhecido até hoje por praticar seus discursos durante horas, se não dias, mesmo sendo o maior conhecedor do assunto, Steven Jobs ainda é referência em Storytelling.

Mesmo em apresentações técnicas, o ex-diretor-executivo da Apple conseguia conduzir o público a uma história, levando cada um da plateia ao descobrimento de um universo fantástico em termos de oratória.

A dramatização de suas apresentações sempre foi um ponto chave que o destaca até hoje, como em 2005 em que, na apresentação do lançamento do Ipod Nano, retirou surpreendentemente do menor bolso de sua calça jeans.

Uma das grandes técnicas de oratória é tornar sua palestra memorável, seja por meio de uma surpresa ao público, como também por meio de frases de efeito como em seu discurso na Universidade de Stanford, em 2005.

Nessa oportunidade, Steven Jobs novamente se utilizou do storytelling mas mais ainda memorizou a frase: “Vocês precisam encontrar o que amam”; “sejam famintos, sejam tolos”.

4. Michelle Obama (Pausas)

E tem gente a achando que somente o Obama dá show quando o assunto é falar em público, aí que se engana! Michelle Obama também conquistou seu fã clube com o poder do discurso e arrancou tantos aplausos quanto o maridão na época de primeira dama dos EUA.

Além do carisma e da força, em seu discurso de despedida da casa branca, Michelle emocionou a plateia e se destacou ainda mais, defendo a importância dos jovens terem foco, esperança e acima de tudo, empoderamento com uma boa educação.

Mesmo emocionada, Michelle coordena seu discurso utilizando brilhantemente as PAUSAS. Essa técnica bastante assertiva consegue deixar a fala marcante e gera reflexão, além de permitir ao palestrante manter contato visual com todo o seu público de forma mais profunda no discurso.

5. Mário Sérgio Cortella (Prática)

E para quem acha que somente lá fora conseguimos exemplos de grandes oradores, se engana! Mário Sérgio Cortella, filósofo, professor e educador há mais de 30 anos, cada vez mais vem se destacando com seus discursos, sendo realizador de mais de 300 palestras anuais.

Com toda essa bagagem, Cortella não apenas tem sido referência pela sua capacidade de provocar pensamentos filosóficos nos jovens de hoje, mas também quando o assunto é a habilidade de falar em público.

Nesta palestra, em que o professor fala justamente sobre como aprendeu a falar bem em público, você percebe que o nível de naturalidade na fala de Cortella se deu depois de muito trabalho duro, muito ensaio e muito, muito, muito, muito acerto e erro.

O 8º mandamento da Escola Conquer é justamente “vou falhar, falhar e falhar, até chegar lá” e Cortella parece ter levado este mesmo aprendizado às suas palestras. E a grande lição a ser aprendida com o Cortella é: não existe evolução sem trabalho duro; verdadeiros espetáculos dependem de muitas horas de ensaio e de se colocar fora da sua zona de conforto!

6. Tite (Gestos para ilustrar)

E chegamos ao grande destaque do artigo: Tite, treinador de futebol e técnico da seleção brasileira, não fica para trás quando o assunto é oratória.

Além da capacidade de lidar com uma plateia hostil entre um jogo e outro, Tite conseguiu demonstrar um profissionalismo enorme neste vídeo sobre a paixão brasileira: o futebol.

Mesmo sentado, Tite mantém uma postura empoderada e mais ainda: se utiliza com maestria da técnica de gestos e expressões faciais! Note no vídeo que todo o gesto utilizado pelo Tite ilustra de forma coerente o seu discurso, conduzindo o público a criar uma imagem mental, dando muito mais vida ao que está sendo dito. A garra pode estar muito além das quadras, pode ser vista nas expressões de um forte discurso.

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. 1

Uncategorized