O que é inteligência emocional e por que você precisa dela?

Você provavelmente já ouviu falar sobre esse assunto por aí, mas você sabe realmente o que é inteligência emocional e por que você precisa dela? Ser uma pessoa mais racional […]
27 nov, 2019
Reading time 5 minutos de leitura

Você provavelmente já ouviu falar sobre esse assunto por aí, mas você sabe realmente o que é inteligência emocional e por que você precisa dela?

Ser uma pessoa mais racional do que emocional não significa uma anulação das suas emoções, mas um maior conhecimento e domínio delas. 

E só é possível controlar aquilo que você conhece, portanto, um alto nível de inteligência emocional significa entender o que você está sentindo e o que fazer com esse sentimento.

Você passa a fazer escolhas mais conscientes, além de compreender as emoções das outras pessoas, construindo relações e interações mais saudáveis.

Mas o que é inteligência emocional?

O termo se popularizou em 1995, com o livro de Daniel Goleman, em que o autor afirmou que o quociente emocional (QE) representa 80% das aptidões necessárias para se tornar uma pessoa bem sucedida.

Esse valor é formado por diferentes fatores da inteligência emocional, que se resumem à pergunta: como você administra suas emoções?

Segundo a TalentSmart, uma das consultorias empresariais mais renomadas do mundo, 58% do desempenho de qualquer profissional está relacionado à inteligência emocional.

A forma como você lida com situações de crise, pressão e estresse, sua capacidade de adaptação rápida e o seu controle emocional fazem grande diferença no seu desempenho no ambiente de trabalho.

Entender suas emoções e saber reagir a elas também influencia sua vida pessoal. Desenvolver a inteligência emocional aumenta seu autoconhecimento e, consequentemente, sua autoconfiança.

Você não deixa de enfrentar situações ou sentimentos difíceis, mas você aprende a reagir a eles da melhor maneira.

Por que você precisa de inteligência emocional?

Reunimos algumas estatísticas importantes para te ajudar a entender como a inteligência emocional influencia sua vida pessoal e profissional

O controle emocional afeta o seu desempenho e nada melhor do que dados para mostrar como isso já é uma realidade.

Como desenvolver a inteligência emocional?

Antes de pensar em aumentar seu nível de inteligência emocional, é importante saber como ela está agora. Quais são os aspectos que você tem maior domínio? Quais precisa desenvolver? 

Pensando nisso, desenvolvemos um teste de inteligência emocional para te ajudar a entender os pontos em que você deve focar para desenvolver sua IE. Para acessar, é só clicar aqui.

Esse teste de inteligência emocional te oferece um resultado com os seus pontos fortes e as oportunidades para acelerar seu desenvolvimento pessoal e profissional.

Tratando-se de momentos de crise, pressão e estresse, é ainda mais importante entender como lidar com determinadas situações e manter a calma para solucionar problemas.

Livros sobre inteligência emocional

Existem diferentes formas de aprender sobre controle emocional, é preciso saber o que funciona para você. Algumas pessoas preferem adquirir conhecimento sozinhas e isso pode ser feito através de livros sobre inteligência emocional, por exemplo.

Entre os títulos mais indicados para leitura, volta-se a falar sobre Daniel Goleman, com seu livro que popularizou o termo, chamado Inteligência Emocional.

Além disso, livros como Agilidade Emocional, de Susan David, e Comunicação Não-violenta, de Marshall Rosenberg, focam em determinados elementos fundamentais da inteligência emocional.

Artigos sobre inteligência emocional

Para quem prefere leituras mais rápidas, compilamos 5 artigos sobre inteligência emocional aqui do nosso blog que você precisa ler hoje.

Vídeos sobre inteligência emocional

Agora, se você prefere assistir do que ler, existem alguns vídeos que podem ajudar a compreender melhor as suas emoções.

Um dos vídeos obrigatórios para quem quer desenvolver a inteligência emocional é o TED Talk da pesquisadora e especialista em conexão humana Brené Brown, chamadoO Poder da Vulnerabilidade.

A vulnerabilidade é constantemente associada à fraqueza. No entanto, ser vulnerável demanda muito autoconhecimento. Saber quais são as suas limitações e como você pode lidar com elas. E isso tem tudo a ver com inteligência emocional.

Por isso, a fala de Brené Brown é essencial para entender como a vulnerabilidade te leva a uma jornada para conhecer a si mesmo.

Outro fator importante é saber lidar com tantas coisas acontecendo ao mesmo tempo. É essencial desenvolver sua capacidade de adaptação a diferentes situações e condições. Dessa forma, você se prepara para enxergar os acontecimentos como oportunidades e não obstáculos.

Pensando nisso, a segunda indicação é o TED Talk da escritora e investidora de risco Natalie Fratto sobre como medir e melhorar sua adaptabilidade, uma capacidade que te ajuda a lidar com o mundo ao seu redor sem deixar que ele te afete negativamente.

Mindfulness

Em momentos de crise, pressão ou estresse, manter a calma é um grande diferencial para assumir o controle das suas emoções e se manter concentrado. O mundo não para e é preciso saber como se manter na ativa mesmo quando suas emoções tentam te dizer o contrário.

Nossa mente é cheia de distrações, muitas vezes você acaba fazendo coisas sem prestar atenção no momento presente. Essa falta de foco não prejudica apenas a sua produtividade, mas também te levam a um estado de estresse e ansiedade.

Por isso, praticar o mindfulness é uma ótima alternativa para manter a calma e melhorar sua inteligência emocional.

Conheça a Conquer In Company

Somos a Conquer In Company, unidade de negócio da Escola Conquer voltada para empresas, e oferecemos treinamentos corporativos de soft skills, inovação e muitos outros para líderes e times.

Nossos objetivos principais são transformar a educação corporativa do Brasil, mudar comportamentos, gerar resultados e preparar empresas pro agora. Afinal, somos de empresa para empresa, mas principalmente somos de pessoas para pessoas.

Se você possui um desafio específico em Inteligência Emocional na sua equipe ou quer entender como nossas soluções educacionais se encaixam no seu negócio, converse com nosso time de especialistas em educação.

O que você achou disso?

Média da classificação 4.8 / 5. 16

Soft Skills