Deu branco, e agora?

O excesso de ansiedade e nervosismo que acompanham muita gente na hora de falar em público, pode, ainda, desencadear o temido “branco” durante a sua apresentação. E para quem já […]
03 ago, 2018
Reading time 3 minutos de leitura

O excesso de ansiedade e nervosismo que acompanham muita gente na hora de falar em público, pode, ainda, desencadear o temido “branco” durante a sua apresentação.

E para quem já perdeu o “fio da meada”, sabe que quando isso acontece, a nossa imagem pode ficar comprometida. Afinal, passa ao público uma ideia equivocada de que não houve um preparo prévio pelo palestrante, roubando de vez a sua credibilidade.

Meus alunos do curso de oratória sempre compartilham comigo experiências em que esqueceram de algum conteúdo importante da sua apresentação.

Por isso, para não dar duas vezes chance ao azar, é fundamental que você se prepare para evitar o “branco”, garantindo uma apresentação de sucesso. No fim das contas, você sabe que tem algo muito importante em jogo: a sua imagem pessoal e profissional.

Mesmo sabendo da importância de treinar, ensaiar e praticar a sua apresentação, a grande questão é: o que mais você pode fazer para driblar o famoso “branco”? Por isso, preparamos 3 dicas poderosas para você saber como evitar, e ainda, como agir na hora do “branco”.

1. Faça anotações

Nem parece técnica, mas levar um material de apoio na sua apresentação, é um método muito assertivo que ajuda no momento de falar em público, principalmente se der “branco”.

A dica é: identifique “palavras chaves” da sua apresentação, que façam você lembrar da ordem e do contexto de cada tópico. Depois, estrategicamente inclua essas palavras no seu recurso audiovisual ou até mesmo em um pequeno roteiro em papel.

Por “palavras chaves” entende-se quaisquer termos, expressões, datas, números e até mesmo valores que precisariam ser “decorados”, mas que, com as anotações, serão facilmente absorvidos pela prática.

Além do próprio poder da escrita, que apoia você na memorização do conteúdo, o efeito tranquilizador (puramente psicológico) desses roteiros é impressionante!

Você sabe que o roteiro está ali, mas muito provavelmente nem irá usá-lo. Se precisar, por ter ocorrido o “branco”, você tranquilamente terá acesso às “palavras chaves” da sua apresentação, que farão você lembrar de forma rápida de todos os detalhes e contexto já praticados.

2. Ensaie de maneira diferente

Um erro muito comum na hora de nos prepararmos para falar em público, é o de praticar a apresentação sempre da mesma forma.

É claro que quanto mais treinamento você fizer, mais irá gerar autoconfiança e, com isso, diminuir as chances do “branco” aparecer. Porém, treinar sempre da mesma forma, pode atrapalhar a sua capacidade de assimilar e adaptar um ou outro tópico durante a sua fala.

Ou seja, o grande “pulo do gato” é: durante os ensaios, você alternar a forma de apresentação. Por exemplo, mudar a ordem dos assuntos, variar as “palavras chaves” com outros sinônimos, tornar o conteúdo uma história, trazer exemplos reais, praticar sem o material de apoio, seja ele um papel com os tópicos ou até mesmo o próprio recurso audiovisual.

Ao praticar a sua abordagem de variadas formas, você treina não só o conteúdo, mas também o seu cérebro! Essa técnica faz com que o cérebro não limite a memorização a um formato rígido de apresentação, mas sim ampliando as formas de abordar um mesmo conteúdo. 

3. Saiba como agir

Se a estratégia de preparação prévia falhar pelo nervosismo e o “branco” mesmo assim acontecer, sem pânico! O mais importante nessa hora é tomar as rédeas da situação, contornar a ansiedade e para isso, existem 2 técnicas poderosas que podem te ajudar:

Primeiro, você deve tentar lembrar da informação, e uma técnica para resgatar isso na memória é repetir a última frase que usou. Ou seja, repita a frase anterior, como se você estivesse querendo reforçar aquela citação. Ao fazer isso, o natural é que a informação ou o contexto do que estaria sendo dito volte à memória, dando seguimento a sua apresentação.

Caso a repetição, ainda assim, não te ajude a recordar o conteúdo, outra técnica que cai como luva é a de utilizar uma das seguintes expressões: “o que eu quero dizer é….” “ou melhor…”.

Ao iniciar essas frases, você espontaneamente se obriga a explicar a informação ou contexto de uma outra forma ao seu público, instigando o seu cérebro a reorganizar as ideias por um raciocínio diferente.

Com essas dicas, na hora do “branco”, você estará mais do que preparado para driblar este problema.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0

Uncategorized