O que é procrastinação e como ela compromete o seu desenvolvimento

Pro-cras-ti-na-ção Mesmo que você nunca tenha ouvido falar nessa palavrinha meio assustadora, é bem provável que você já tenha vivido ela. Isso porque procrastinar é muito comum. Uma pesquisa feita […]
21 set, 2018
Reading time 7 minutos de leitura

Pro-cras-ti-na-ção

Mesmo que você nunca tenha ouvido falar nessa palavrinha meio assustadora, é bem provável que você já tenha vivido ela.

Isso porque procrastinar é muito comum. Uma pesquisa feita nos Estados Unidos estimou que 20% da população se encaixa na categoria de procrastinadores crônicos – aquelas pessoas que procrastinam compulsivamente, e chegam a prejudicar a carreira e vida pessoal com isso.

Impressionante, não é?

Mas quer ver como a procrastinação pode atrapalhar em situações que parecem naturais? O exemplo já é clássico: apertar o botão de soneca do despertador para dormir 5 minutinhos a mais, dormir além do horário e chegar atrasado logo no primeiro compromisso da manhã.

Se identificou com essa situação? Você não está sozinho nessa.

Mas se você quer virar esse jogo e fazer o que precisa ser feito, não procrastine mais! Neste artigo, você vai saber tudo sobre procrastinação e como você pode vencer ela. E, no final, tem uma dica bônus para você ser mais do que um não-procrastinador!

O que é procrastinação? 
O que causa a procrastinação?
Por que procrastinamos?
Como a procrastinação pode comprometer o seu crescimento? 
O que quer dizer não procrastinar? 
O que fazer para acabar com a procrastinação? 
5 dicas para se tornar mais produtivo e vencer a procrastinação 

O que é procrastinação?

Procrastinação é o diferimento ou adiamento de uma ação.

É a arte do deixar para depois. É o “só vou ver o instagram rapidinho antes de começar”. É empurrar com a barriga algo que poderia ser feito agora, mas que por diversos motivos é adiado e enviado para um lugar encantado onde tudo é magicamente resolvido, chamado “amanhã” ou “daqui a pouco”.

Eu procrastino, tu procrastinas, eles procrastinam, nós procrastinamos…

Todo mundo já procrastinou ou vai procrastinar em algum momento da vida! Fato.

O que causa a procrastinação?

Existem muitos motivos que nos levam a procrastinar. Você já deve ter falado alguma dessas frases quando estava procrastinando:

  • “Não tenho ideia por onde começar”

Com muitas demandas a serem cumpridas, é bastante comum se perder e não saber exatamente qual é a ordem das prioridades. Por isso, é fundamental organizar as suas tarefas para assim saber tudo o que deve ser feito e então decidir o que é mais importante e urgente.

  • “Isso é chato demais, faço depois”

Ninguém quer fazer a tarefa chata e elas são as principais causas da procrastinação. Sempre buscamos algum tipo de satisfação ao cumprir nossas demandas, e as tarefas chatas passam bem longe disso – e por isso empurramos elas até não poder mais.

  • “Putz, esqueci completamente dessa tarefa”

São milhares de coisas que disputam a nossa atenção durante o dia. Enquanto fazemos uma tarefa, abrir o celular e entrar em uma rede social, por exemplo, é quase sinônimo de esquecer o que estava sendo feito de importante no início.

  • “Não sei se consigo fazer, é difícil demais”

Com a expectativa de dificuldade lá em cima, a tendência é deixar mesmo para depois. Isso porque a sensação de que não vamos dar conta ou que vamos nos desgastar muito para fazer a tarefa nos trava. É uma lógica de que, se a tarefa não for feita, não temos contato com um fracasso.

Por que procrastinamos?

Seja por medo do desconhecido, por insegurança, por não querer sair da zona de conforto ou até mesmo por preguiça!

Mesmo os hábitos que aparentemente parecem inofensivos são sim uma forma de procrastinação. Por exemplo: quando você ouve o despertador e coloca mais 5 minutinhos, você já começa o seu dia procrastinando!

E começar o dia dessa maneira pode acabar refletindo em diversas atividades no seu dia, inclusive no seu trabalho.

Mas se todo mundo procrastina, qual o problema?

Aí é que tá. O problema não é procrastinar e sim o tempo que você se mantém procrastinando e deixa isso tomar conta da sua rotina, ou pior ainda: deixa virar um hábito!

Quando a procrastinação chega a esse ponto, com certeza, vai começar a comprometer o seu crescimento profissional!

No Ted Talks abaixo, Tim Urban fala a mente dos procrastinadores e comenta sobre a necessidade de gratificação instantânea  e o pânico repentino. São esses principais fatores que nos levam a interromper uma atividade importante para simplesmente procrastinar.

Como a procrastinação pode comprometer o seu crescimento?

Procrastinar pode ter efeitos enormes no seu desempenho e na sua carreira: acúmulo de tarefas, perda de prazos, projetos não acabados, dificuldade em bater metas, desmotivação e dificuldade em evoluir na carreira. 

O resultado é um estado de estresse, culpa, inércia e, principalmente, perda de produtividade. Afinal, a procrastinação é um dos maiores vilões da produtividade.

Pensa comigo…

Como cumprir metas, prazos e entregar projetos de qualidade se deixar para fazer tudo na última hora?

Como se destacar, ter tempo para tirar ideias e projetos do papel se estiver pagando incêndios e correndo atrás do prejuízo? Como crescer na empresa, ganhar um aumento ou uma promoção se há uma enorme dificuldade em ir para a ação?

Como se tornar um profissional acima da média procrastinando até mesmo na hora de investir em si mesmo e no seu desenvolvimento?

Difícil, né?

Ninguém se destaca como profissional e atinge resultados acima da média procrastinando e sendo improdutivo.

É por esse motivo que se você quer acelerar a sua carreira e se tornar um profissional de destaque precisa ir à luta, aprender a gerenciar o seu tempo e performar no seu máximo.

O que quer dizer não procrastinar?

Se procrastinar é adiar as nossas tarefas e demandas, não procrastinar é fazer o que deve ser feito agora. É assumir a responsabilidade daquilo que é realmente importante e não ficar empurrando com a barriga.

É fazer aquelas tarefas que de fato vão te ajudar a cumprir suas metas. É eliminar do seu dia a dia tudo aquilo que não está ajudando você a alcançar seus objetivos.

Não procrastinar tem a ver especialmente com priorizar o que é realmente importante e focar na atividade que deve ser concluída. Para resumir: não procrastinar é ser produtivo. 

O que fazer para acabar com a procrastinação?

Não tem muito segredo para vencer a procrastinação. Tem algo a ser feito? Então, vai lá e faça.

É muito importante que você identifique o momento em que a procrastinação bater e, quando isso acontecer, você precisa ter estratégias para reagir de imediato. Aqui vão algumas dicas para você parar de procrastinar:

  • Não se culpe por estar procrastinando: isso não vai te dar forças para parar. Não desperdice a sua energia dessa maneira, use para produzir.
  • Parar de procrastinar começa quando você sabe exatamente o que precisa ser feito. Ter clareza dos próximos passos é a dica infalível para fazer acontecer.
  • Anote tudo o que precisa ser feito. Isso diminui as chances de você se perder e dá mais clareza da ordem de prioridades.
  • Cumpra logo de manhã aquelas pequenas tarefas do dia e que levam menos de 5 minutos: quanto mais objetivo você for, menos distrações acontecem ao longo do seu dia.
  • Crie compromissos. Estabeleça quando e onde você vai cumprir cada tarefa. Não adianta saber o que precisa ser feito e simplesmente não fazer.

5 dicas para se tornar mais produtivo e vencer a procrastinação

Demanda de um lado, caixa de e-mail cheia, tarefas, tarefas, tarefas…

Se você ainda não desenvolveu a sua produtividade e ainda sofre com a procrastinação, você deve ficar até nervoso quando imagina esse cenário. Mas isso não precisa acontecer, é só desenvolver a sua produtividade.

Separamos 5 dicas para você ser mais produtivo:

  1. Produtividade não se trata de fazer muitas coisas, mas principalmente fazer as coisas e que de fato vão ajudá-lo a atingir suas metas.
  2. Fazer mais de uma coisa simultaneamente não aumenta a produtividade: diferente do que muita gente pensa, reduz.
  3. Colocar em prática um plano modesto é mil vezes melhor do que só falar em ideias que nunca são executadas.
  4. Pensar que a ferramenta perfeita é condição necessária para completar uma tarefa é só uma justificativa para procrastinar. O primeiro passo é a dedicação, depois o equipamento perfeito.
  5. Defina no dia anterior quais serão as prioridades do dia seguinte. Isso diminui a sua fadiga da decisão, que é o cansaço mental que sentimos no final do dia por termos feito várias decisões.

Essas são apenas algumas das muitas práticas que você pode adotar. Quer aprender outras técnicas para otimizar seu tempo, ser mais organizado e ter mais foco no dia a dia? Torne-se imediatamente mais produtivo com o novo curso online de Smart Working da Conquer.

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. 1

Soft Skills