Sem categoria

Autossabotagem: como ela pode te impedir de atingir seus objetivos

Eu não posso acreditar que fiz isso, de novo! Eu realmente deveria me impedir de continuar fazendo isso. Sempre digo para mim mesmo que vou começar a fazer, de repente […]
29 ago, 2018
Reading time 3 minutos de leitura

Eu não posso acreditar que fiz isso, de novo!

Eu realmente deveria me impedir de continuar fazendo isso.

Sempre digo para mim mesmo que vou começar a fazer, de repente o dia, a semana, o mês passam e eu nem comecei.Isso lhe soa familiar?

Esses comportamentos, muitas vezes, são inocentes e inconscientes. Por isso, se você não consegue percebê-los e controlá-los, eles podem causar problemas em diversas áreas da sua vida.

Você provavelmente é o seu maior inimigo, porque se sabota como uma forma desajeitada de fugir dos sentimentos negativos.

A autossabotagem tem diversas causas. No entanto, uma coisa é certa: ao final do dia, você percebe que não fez o que realmente queria ter feito e nem da forma como queria ter feito.

Você pode acabar se sentindo tão mal consigo mesmo que acaba se autossabotando de novo, construindo um ciclo do inimigo interno.

A autossabotagem é recorrente quando você precisa atingir uma meta importante, criar hábitos mais saudáveis, realizar tarefas no prazo ou economizar dinheiro, certo?

Mas por qual motivo as pessoas se sabotam?

Há muitas razões para a autossabotagem acontecer, mas as 3 mais importantes envolvem seus padrões de pensamento, medos que você pode ter e a tendência a evitar coisas que são difíceis ou desconfortáveis.

Quer saber mais? Então vem comigo!

1. Autossabotagem ou sinal interno?

A autossabotagem pode ser algo BOM! Sim! Porque pode servir de alerta para você.

Talvez você esteja se sabotando porque vê algo negativo em fazer isso. Talvez executar um novo projeto no trabalho ou um processo seletivo que você se enrola para se candidatar…

Dica de ouro:

Questione-se: “Eu estou me sabotando, ou será que estou tomando decisões erradas, mesmo?”.

Talvez a sabotagem venha como um sinal de que, no fundo, você não quer isso na sua vida.

2. Heurística da familiaridade

Nós geralmente somos apegados àquilo que é familiar e comum a nossa zona de conforto.

Essa tendência, conhecida como heurística da familiaridade, nos leva a supervalorizar as coisas que conhecemos e desvalorizar as coisas que não são familiares.

Então, quando estamos sob estresse, recorremos a velhos hábitos e maneiras de fazer as coisas, mesmo que já tenhamos consciência que eles não funcionam bem.

Perceba que somos atraídos para o que é familiar mesmo quando uma opção nova e diferente oferece uma vantagem clara. Por isso, quando você quer criar um novo hábito, há uma grande chance de você se sabotar, simplesmente porque “gosta” mais do que lhe soa mais familiar.

Dica de ouro:

3. Procrastinação e evitação:

Uma maneira de se autossabotar é não lidar com os problemas ou não ser capaz de se disciplinar para fazer o trabalho a tempo. Assim, eles se tornam tão grandes que você acaba sendo forçado a lidar com eles

Existem várias razões potenciais para procrastinar e evitar.

Você pode simplesmente não estar acostumado a dividir as grandes demandas em pequenas atividades ou estar cansado demais para se planejar.

Talvez, você se sinta sobrecarregado pelo tamanho e complexidade da tarefa ou se sente como um impostor que não tem o que é preciso para alcançar suas metas.

Você também pode adiar e evitar porque é perfeccionista, ou seja, pensa demais e não sabe por onde começar. Todas essas tendências tendem a ter um componente de ansiedade.

Dica de ouro:

No curso Coragem, acontece o “momento Marília Gabriela”, em que você fica sozinho e se imagina sendo entrevistado pela apresentadora. Imagine que ela está te fazendo algumas perguntas sobre o seu futuro. O que você pensa sobre a sua vida? O que quer para o seu futuro? Como se imagina daqui uns anos?

Qual a primeira resposta que lhe viria à mente?

Independente do que seja, não tenha medo de responder a “coisa errada” e acabar só adiando.

Permita-se fazer uma escolha imperfeita, como diz o MANDAMENTO 8 DA CONQUER: EU VOU FALHAR E FALHAR ATÉ CHEGAR LÁ.

Isso ajuda a se ver como sendo capaz de aprender com a experiência e melhorar com o tempo.

Por isso, pense, questione, e MEXA-SE! Afinal, movimento gera movimento, independente da área que você está procrastinando. Portanto, para atingir seus objetivos, você precisa refletir, pegar as rédeas e seguir em direção ao que você acredita!

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. 1