9 livros de produtividade que você precisa ler

Se você está aqui é porque quer conhecer livros incríveis que podem te ajudar a ser mais produtivo. Ótimo. Você muito provavelmente já percebeu que seus resultados, seu crescimento e […]
07 dez, 2018
Reading time 9 minutos de leitura

Se você está aqui é porque quer conhecer livros incríveis que podem te ajudar a ser mais produtivo.

Ótimo. Você muito provavelmente já percebeu que seus resultados, seu crescimento e sua carreira estão diretamente relacionados a quão produtivo você é, e isso é excelente!

Como professor de produtividade, eu já pude ajudar milhares de pessoas a se tornarem mais produtivas, organizadas e capazes de executar no seu máximo para gerar melhores resultados em menos tempo.

Por isso, sinto que preciso conversar um pouco com você antes de efetivamente te falar sobre os livros. Assim, as chances de você realmente se beneficiar com as indicações aumentam consideravelmente  – e você já vai entender porquê.

Talvez o que o vou falar agora não te agrade, porque vai contra o que te foi ensinado a vida toda. Mas acredita em mim: vai fazer sentido! E se você quer mesmo aumentar sua produtividade, precisa ser valente e ir até o fim.

Isso dito, vamos à luta.

A luta ANTES dos livros

Já parou pra pensar que há zilhões de livros no mundo? E tem você.

Você que, depois de alguma resistência criada pela “marvada” da procrastinação, escolhe um livro pra ler e: maravilha, AGORA VAI. Comprometimento. Orgulho de si mesmo. Livro bem recomendado, capa bonita – vale até uma fotinho no Insta.

“Vou ler esse livro e ficar mega produtivo”.

No começo, vai tudo bem. Anotações, aprendizados. Ahh… a importância da leitura! Agora sim, vida nova. De repente, você leu uma página e nem percebeu que leu. Ó! Desatenção!

Você volta e lê de novo. E quando há outro momento de distração, você resolve parar um pouquinho. Sono. Sono demais. Precisa descansar.

Alguns dias se passaram e, nos últimos, acabou nem “dando tempo” para ler o livro.

E aquele livro fica ali, te encarando. Esfregando na tua cara que você não tem jeito mesmo, nunca vai executar em alta performance: não consegue nem acabar um livro!

Agora chegou a hora de eu entrar e te defender, para garantir que as chances de você aproveitar os livros de produtividade que vou recomendar sejam BEM maiores.

Eu pergunto: você precisa terminar o livro? Precisa ler ele inteirinho, da primeira até a última página?

Não, não precisa.

Há zilhões de livros no mundo. É livro demais para você ficar sofrendo, se arrastando, forçando a barra para terminar um que já não está acrescentando. Um livro que você não quer mais ler – mas que “PRECISA ACABAR” antes de começar outro.

Ter que acabar um livro chato é o que a gente precisava fazer na escola. No vestibular. Isso é coisa de sistema de ensino engessado e ultrapassado.

“Ó! Mas veja bem.. O que o sistema de ensino tradicional está fazendo é desenvolver a disciplina! Seu ingrato!”

(E começam a voar os tomates em mim…)

Se você pensa que ler o livro até o final estimula a disciplina, você tem razão. Estimula mesmo. Porém, apenas uma parcela pequena de disciplina: a de ir até o final; de obedecer.

Não estimula, por exemplo, a disciplina de tentar, de começar de novo, de ser criativo, independente…E o problema é que, ao não desenvolver essas qualidades, o seguinte pensamento toma conta:

“Nem vou começar a ler porque eu sei que não vou acabar”.

Há zilhões de livros no mundo e o mundo está mudando em uma velocidade com aceleração exponencial! É necessário que você, leitor, chute para longe a crença da nota 10 com estrelinha no caderno.

Em outras palavras: LEIA O SUFICIENTE. Cada livro tem uma ideia central e você consegue sentir quando já absorveu essa ideia.

Dê uma olhada no sumário e escolha os capítulos que deseja ou precisa naquele momento. Agora, você já sabe tudo o que pode encontrar no livro e, quando precisar, pode pegá-lo novamente e consultá-lo.

Se a leitura estiver proveitosa, continue! Claro, vá até o final!

Mas se não estiver… troque  de livro. Segue o baile.

Ler um livro não deve ser algo doloroso. É um exercício de prazer construtivo!

Quer ter alta performance? Tenha “sprints” com foco total e ação contínua – e tenha também momentos de descanso. Equilíbrio, meu amigo.

Mario Quintana, um dos grandes escritores brasileiros, disse assim: “Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem.”

Agora que estamos bem alinhados, vamos à lista de livros…

Os 9 livros de produtividade que você precisa ler

1. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes

Esse é um clássico que vale ser visitado várias vezes. O próprio autor, o lendário e já falecido Stephen R. Covey, no início do livro já avisa: leia na ordem que preferir (e precisar).

O livro mostra os 7 hábitos necessários para ser altamente eficaz – e de forma bem escrita, com vários exemplos e fluxogramas.

Quer saber quais são os 7 hábitos? Vai ler o livro! rs

2. Primeiro e mais importante

Defenda o Q2! Entendedores (alunos da Conquer), entenderão.

Esse livro faz parte da sequência de livros dos 7 hábitos (mencionado logo acima). É do mesmo autor e a mensagem central já é mencionada nos 7 hábitos, mas, por ser de fundamental importância, mereceu um livro só pra ela – e que bom!

Como identificar o que é o mais importante para você e/ou para o seu negócio? Como defender a execução disso no dia a dia?

Mais do que gerar boas e valiosas reflexões, o livro ensina, em uma leitura fácil, como colocar isso em prática.

3. O Milagre da manhã

Em minha própria experiência e no exemplo de outras pessoas que admiro, comprovo a importância de criar e manter “rituais” – sequências bem definidas de atividades, tratadas com respeito.

Esse livrinho aí que comecei a ler sem esperar muito dele, hoje posso dizer que melhorou muito a minha qualidade de vida e capacidade de produzir em alta performance.

A ideia central do livro é fazer na sua primeira hora do dia as atividades mais importantes para você – que vão melhorar sua performance. E fazer disso um ritual.

Mais do que acordar cedo ou não, vale a leitura para entender o valor que os “rituais” têm na sua performance.

4. O poder do hábito

Depois de se formar em Harvard e em Yale, Charles Duhigg ganhou um Prêmio Pulitzer com esse livro. Não ganhou à toa: o livro é bem escrito e mostra com uma visão científica o que é e como é formado um hábito.

Hábito é importante para aumentar sua produtividade?

( ) sim

( ) óbvio que é, segue o texto, cara

Para você não achar que perdeu tempo com minha piada, vou te dar uma dica para você ganhar tempo na leitura desse livro.

Tem um capítulo lá no final chamado “Como pôr em prática o poder do hábito”. Vai lá! E aí se quiser/precisar se aprofundar ainda mais, devore o livro inteiro.

5. Super better

The book is on the table. Se você conseguiu ler isso, em inglês, se deu bem: esse livro só tem (ainda) in English, baby.

Como a psicologia por trás dos jogos pode ser utilizada para aumentar a produtividade?

A “gamificação” é um conceito cada vez mais utilizado, por ser cada vez mais comprovada a sua eficácia. Eu comprovei e continuo comprovando e me surpreendendo positivamente.

A Jane McGonigal, autora do livro, ensina na primeira parte o tanto e o porque da gamificação funcionar (citando várias pesquisas interessantes) e na segunda parte, foca em ensinar como pôr em prática (criando um monte de “missões” para você ir cumprindo – e aumentando sua capacidade de produzir).

6. GTD – A arte de fazer acontecer

A “Arte de Fazer Acontecer” é uma metodologia de produtividade e que eu expliquei com detalhes aqui nesse post.

O livro é uma leitura para quem quer se aprofundar. E vale a pena. O autor traz vários exemplos de situações cotidianas de tarefas a serem feitas e como organizá-las e executá-las seguindo a Metodologia GTD.

7. From novice to expert

Another book only in English. E que vale a leitura.

Produzir em alta performance em um mundo de constantes mudanças exige aprendizado rápido.

Mas… como aprender rápido? É o que o livro ensina: há 6 passos para aprender qualquer coisa de forma mais ágil e eficaz.

No final desse artigo eu vou contar um desses passos, os outros 5 você já sabe onde encontrar.

8. Gerenciamento da rotina do trabalho do dia a dia

Um livro mais técnico. Bem mais técnico. Serve para estruturar sua empresa inteira em um fluxo de trabalho com qualidade, sem desperdício, com padronização, inteligência… produtividade.

Ou pode servir “apenas” para você ter insights de como aperfeiçoar sua própria rotina na empresa (ou até fora dela, criando uma rotina com padrões e, por que não, métricas – claro que sem exagero).

Nesse livro do Falconi, o “papa” da gestão da qualidade, há muito conhecimento em poucas palavras. É escrito com clareza e tudo é bem explicado.

Sabe o famoso “entendeu ou quer que eu desenhe”? Então… tem “desenho” (fluxogramas didáticos) para quase tudo no livro. Aproveita.

9. Produtividade Level Up

Esse é um e-book gratuito, sim, na faixa! Uma ótima pedida pra você começar as suas leituras.

Nele você vai descobrir 10 práticas para aplicar no seu dia imediatamente e dar um gás na sua produtividade.

Quem escreveu esse e-book foi o Sidnei Junior, co-fundador da Escola Conquer. A leitura bem fácil, rápida e divertida. Tudo bem direto ao ponto, sem enrolação.

Ele apresenta técnicas e hábitos comuns aos profissionais que performam em alto nível e que vão te ajudar a fazer muito mais em menos tempo!

Pode ficar tranquilo que a indicação desse e-book não é “jabá” não. O livro é bom mesmo (e “de grátis”!).

Para baixar o e-book e ler agora mesmo é só ir aqui.Existem muitos livros de produtividade excelentes. E tem muito livro que fala a mesma coisa de forma diferente. E é bom ler a mesma coisa de formas distintas para fixar ainda mais o conteúdo? É bom sim quando você quer se aprofundar muito no tema ou se você ainda não entendeu bem a primeira leitura.

Entender bem é entender o suficiente para levar o que leu para a prática. Ponto. Sem teoria demais.

Uma das dicas do livro From novice to expert, de como aprender mais rápido, é justamente isso: busque conhecimento com foco em como você pode já imediatamente levar para a prática.

Esse artigo, por exemplo, como você já pode levar para a prática?

Além de ler as indicações, saiba que criar e manter a alta performance exige hábitos construtivos e a leitura deve ser um deles. Repito: DEVE.

Ler não é obrigação mas, para quem quer alta performance, é uma necessidade.

E você quer ler para extrair conhecimento prático. 

Então tira aquela pressão desnecessária de ter que ler todo livro até o final – como se fosse fazer uma prova teórica depois da leitura – e começa de forma natural: começando.

Escolhe um primeiro livro e aproveita.

Para ter um fechamento bonito, uma frase bonita – e verdadeira, do escritor Ralph Waldo Emerson:

“Se encontrarmos um homem de intelecto raro, devemos perguntar-lhe quais livros ele lê.”

O que você achou disso?

Média da classificação 4 / 5. 1

Uncategorized