5 maneiras de liderar sua equipe de forma mais eficaz

Esperamos liderar e ser liderados. Na ausência de ordens, eu me encarregarei, liderarei meus companheiros e cumprirei a missão. Eu levo pelo exemplo em todas as situações. – Navy SEAL […]
23 abr, 2019
Reading time 5 minutos de leitura

Esperamos liderar e ser liderados. Na ausência de ordens, eu me encarregarei, liderarei meus companheiros e cumprirei a missão. Eu levo pelo exemplo em todas as situações. – Navy SEAL Creed

A maioria dos grandes líderes tem paixão por construir e liderar uma equipe de elite. Afinal, quem quer liderar uma equipe com base na mediocridade e moderação? Isso seria uma reflexão negativa direta sobre quem? A liderança.

As principais equipes têm persistência e uma busca constante por desenvolvimento pessoal e profissional, além de exercerem a reflexão pessoal constante e tomarem ações com base em feedbacks regulares.

Mas como identificar um bom líder? Quais os critérios utilizados para definir uma boa liderança?

Para começar, é importante entender que o papel do líder mudou. Se você ainda enxerga a liderança como uma posição de poder com hierarquia rígida, em que as decisões são tomadas de forma individual, é preciso se atualizar sobre essa função.

O mundo mudou e as gerações presentes no mercado de trabalho também, por isso, aquilo que funcionava antes, já não é mais efetivo. O bom líder hoje precisa gerenciar um time com empatia e diálogo para, assim, exercer uma função agregadora.

Para entender melhor como exercer uma boa liderança, dá uma olhada nessas 5 dicas para liderar uma equipe de elite:

1. Crie um ambiente de liderança

Em todos os níveis.

Quando você considera o calibre dos membros da equipe que você encontra nas forças armadas, por exemplo, sua primeira inclinação pode ser querer saber como eles recrutam e desenvolvem essa característica de atitude de serviço e lealdade à pessoa a sua direita e esquerda.

Mas, indo mais a fundo, perceberá que isso tem bem mais relação com o meio ambiente e a cultura que criam essas atitudes e as torna realidade.

As equipes de ‘elite’ têm líderes em todos os níveis.

Existem muitas organizações de sucesso onde os líderes mais importantes não são verdadeiros líderes. São autoridades. E porque são autoridades as pessoas fazem o que eles dizem. Mas essas pessoas nunca realmente seguiriam esses líderes.

Por outro lado, há pessoas no background que são os líderes de fato. Líderes emergentes que se encarregam na ausência de ordens e inspiram os que os cercam.

Quando se trata de inspirar verdadeiramente, Simon Sinek desenvolveu um modelo que explica como grandes líderes inspiram ação, tornando-se inovadores e causando grandes impactos.

O Golden Circle é uma ferramenta poderosa que direciona a construção de um propósito consistente. Simon mostra como focar no porquê pode fazer enorme diferença para líderes que desejam se destacar.

2. Faça a equipe se sentir segura

Gestão e liderança são disciplinas diferentes.

Você não pode gerenciar uma equipe que está brigando. Eles devem ser liderados. É difícil pensar que alguém se sentiria seguro em uma situação de briga. É tudo sobre confiança e lealdade.

Quando você confia na liderança e nos membros de toda sua equipe você tem uma sensação de conforto irresistível. Você está lutando para proteger seus companheiros de equipe e nada mais.

Imagine se todos em sua equipe incorporarem esse tipo de pensamento? Qual sensação de lealdade inabalável que criaria e, portanto, uma vantagem competitiva distinta em relação à sua concorrência?

Isso começa no topo, por líderes seniores mantendo a calma sob pressão, se comunicando efetivamente, fornecendo recursos e eliminando obstáculos.

Quando a equipe se sente segura e apoiada, eles farão tudo o que estiver ao seu alcance para executar suas responsabilidades e ir acima e além para ajudar a alcançar os objetivos da empresa.

3. Gerencie ativamente através de mudanças adaptativas

Isso é crítico em um combate como o dos negócios.

Todas as empresas experimentam mudanças, especialmente empresas em crescimento em indústrias dinâmicas.

Os grandes líderes sabem quando é hora de mudar, mesmo que isso signifique reinventar seu negócio. Isso pode ser uma coisa assustadora para a equipe e muitas vezes as coisas podem piorar antes de melhorarem, pois o gerenciamento de mudanças exige algumas coisas importantes da liderança:

  1. Você precisa comunicar qual é a mudança e por que é necessária;
  2. Você precisa garantir que cada membro da equipe, independentemente de posição, entenda como essa mudança os afeta e o que é necessário para a implementação;
  3. Você precisa conscientizar a equipe sobre o que a liderança está fazendo para fornecer suporte e recursos durante o período de transição da mudança;
  4. Comunique-se consistentemente durante esse período e receba feedbacks. Simplificando, isso significa me dizer o que está acontecendo. Certifique-se de dizer a sua equipe o que está acontecendo;

4. Seja um servo para o seu time

Os grandes líderes abraçam o conceito de liderança do servo, não pedindo nada ao time que eles ainda não fizeram ou não estão dispostos a fazer.

Se você não puder estar nas trincheiras lado a lado com os membros da sua equipe, faça um esforço para começar logo, é um longo caminho, e enquanto você está dirigindo o navio, eles vão saber que você ainda se preocupa intimamente com seus papéis específicos para alcançar os objetivos da empresa.

Administrar a equipe à distância é uma das principais razões pelas quais os líderes falham. Além dessa, existem mais algumas falhas comuns:

5. Sempre coma por último

Tradicionalmente, no exército os oficiais comem no último momento. Este é um gesto simples, mas impactante de liderança. Quando você se sacrifica por sua equipe, eles vão se sacrificar por você.

No livro “A campanha afegã”, quando Alexandre liderava marchas através de condições traiçoeiras na montanha, eventualmente a comida acabava. Ele poderia ter facilmente um trem de abastecimento pessoal, fornecendo-lhe comida e todos os confortos de casa, mas ele não tinha. Quando seus homens não comiam, ele também não comia. No entanto, ele ainda projetava força e positividade, apesar das chances aparentemente impossíveis.

Estas 5 dicas de liderança não são fáceis de executar de forma consistente. Requerem um foco e atenção diária. Se perguntando, em cada movimento e decisão que você faz: “Eu estou sendo o melhor líder que posso ser agora?”. E para não cair em mitos da liderança, finalizamos com o vídeo da Aline Nesi, Head de RH da Rent Cars, sobre mitos e verdades sobre a liderança:

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0

Uncategorized