5 livros para desenvolver sua inteligência emocional

As mudanças no mundo parecem estar acontecendo cada vez mais rápido. Para acompanhar a velocidade dos processos e não se perder no caminho, é essencial desenvolver sua inteligência emocional. Essa […]
26 abr, 2019
Reading time 1 minuto de leitura

As mudanças no mundo parecem estar acontecendo cada vez mais rápido. Para acompanhar a velocidade dos processos e não se perder no caminho, é essencial desenvolver sua inteligência emocional.

Essa habilidade é o que vai diferenciar você de outros profissionais quando estiverem em situações de desconforto. Um bom profissional é capaz de enxergar o problema de forma clara e racional para resolvê-lo sem ser prejudicado pela falta de controle das próprias emoções.

Desenvolver sua inteligência emocional faz parte do processo de autoconhecimento. Reconhecer e entender os próprios sentimentos é o primeiro passo para aprender a lidar com momentos de tensão.

Falar em público, receber feedbacks, trabalhar com pessoas com quem você não tem afinidade, todas são situações que podem desencadear reações muito negativas se você não souber gerenciar suas emoções.

Mas, então, desenvolver a inteligência emocional é buscar um destino que resolve a instabilidade emocional de uma vez por todas? Definitivamente não.

Reconhecer e gerenciar suas emoções é um caminho de aprendizado que deve ser constantemente aperfeiçoado. Pensando nisso, selecionamos 5 livros fundamentais para te ajudar a entender e desenvolver sua inteligência emocional.

1. Inteligência Emocional – Daniel Goleman

2. Agilidade Emocional – Susan David

3. Inteligência Emocional 2.0 – Travis Bradberry e Jean ‎Greaves

4. Comunicação não-violenta – Marshall Rosenberg

5. O Poder de uma Boa Conversa – Alexandre Henrique Santos

Controlar suas emoções para lidar consigo mesmo e com os outros precisa ser um processo consciente e equilibrado. Não significa que você precisa ser frio e racional o tempo todo, muito pelo contrário. A inteligência emocional permite que você expresse suas emoções de forma adequada a cada tipo de situação, sem que você sinta que algo está “fora de controle”.

Enquanto estiver lendo esses livros, tente se lembrar de situações da sua vida em que você poderia ter reagido de outra forma ou que teriam um desfecho melhor se você estivesse no controle das suas emoções. Fazer esse paralelo é o que vai te ajudar a absorver os conhecimentos e aplicá-los, de fato, na sua vida.

O que você achou disso?

Média da classificação 4.3 / 5. 7

Soft Skills