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3 hábitos que você não tem como líder (mas deveria ter)

Se você está na liderança de uma equipe ou empresa, sabe que é muito fácil ser tragado por uma rotina de eventos, compromissos e reuniões intermináveis, principalmente no momento em […]
25 jul, 2019
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Se você está na liderança de uma equipe ou empresa, sabe que é muito fácil ser tragado por uma rotina de eventos, compromissos e reuniões intermináveis, principalmente no momento em que estamos vivendo. O cenário atual, em que a maioria das empresas continua atuando em home office, equipes inteiras estão trabalhando remotamente e buscando formas de se manter em contato constante para que tudo esteja sempre alinhado.

Apesar de ter sido importante reforçar ainda mais a atenção aos colaboradores para fazer o acompanhamento à distância não só de demandas, mas também emocional, essa nova necessidade também trouxe um desafio para a performance e produtividade dos líderes e da empresa como um todo. É preciso encontrar o equilíbrio entre se adaptar ao novo cenário e continuar em desenvolvimento, respeitando as condições atuais.

Também é comum se perder em atividades e processos burocráticos, gerando uma falsa sensação de que está sendo produtivo, quando, na verdade, você está apenas ocupado. Cumprir uma agenda lotada de reuniões, por exemplo, não é sinônimo de produtividade. Afinal, você já chegou ao final do expediente, depois de várias reuniões e sentiu que ainda tinha acumulado muito trabalho para o dia seguinte? É sobre isso que estamos falando.

Depois de algum tempo vivendo uma rotina intensa, o líder pode criar hábitos que acabam fazendo mal para a sua produtividade e para o seu time – sem falar que isso não é nada saudável! A longo prazo, uma rotina intensa é prejudicial para a sua gestão e, consequentemente, para os resultados da equipe.

Mas o que fazer para evitar ser sugado pela rotina?

Para evitar que isso aconteça, é importante desenvolver hábitos que o aproximem do time e tragam mais leveza para o dia a dia, criando um clima positivo e uma equipe engajada. Sempre haverá muito trabalho a ser feito (ainda bem!), mas a simples mudança de alguns hábitos pode fazer com que você termine cada semana com a sensação de dever cumprido.

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Neste artigo, indicamos os 3 hábitos que você provavelmente não tem como líder (mas deveria ter)!

1. Colocar o desenvolvimento do time no topo da lista de prioridades

O desenvolvimento de pessoas é um dos papéis mais importantes da liderança. É impossível exercer esse papel se o líder estiver ocupado em reuniões o dia todo.

Um bom líder precisa acompanhar o trabalho do seu time: delegando, orientando e oferecendo feedback constante.

E essa interação não se resume apenas aos projetos e metas da empresa. É importante abrir espaço na rotina para conhecer os sonhos, objetivos, medos e desafios dos seus liderados. O momento atual trouxe ainda mais à tona a importância de cuidar do psicológico e emocional assim como se cuida dos outros fatores. Um colaborador emocionalmente estável é mais saudável, motivado e eficiente.

As aspirações pessoais têm um impacto enorme na motivação e produtividade dos profissionais. Demonstrar interesse verdadeiro pelas pessoas do seu time é essencial para construir uma relação de confiança.

Se você não planeja esse tipo de interação, além de não conseguir tirar o melhor de cada pessoa, está perdendo a chance de se conectar mais com seu o time e ajudá-los (e, consequentemente, a empresa) a se desenvolverem.

2. Agendar reuniões consigo mesmo – e respeitá-las!

Líderes não são executores operacionais – ou pelo menos não deveriam ser. Se você passa mais de 50% do tempo executando atividades operacionais, alerta vermelho

Bons líderes se concentram em melhorar processos, criar novas soluções, trazer novidades e manter o time desafiado e constantemente em evolução.

Para isso, é preciso que você tenha momentos reservados para si mesmo. Assim, você poderá analisar os processos da sua área, pensar e planejar estrategicamente os próximos passos – o que pode ser difícil em um ambiente cheio de pessoas e atividades operacionais que demandam constantemente a sua atenção.

Além disso, você precisa lembrar que, antes de ser um líder, você é um ser humano, com suas próprias necessidades. Respeite o seu processo também, entenda o tempo das coisas e não se cobre demais. Muitas vezes, ao assumir um cargo de liderança, o profissional acaba tentando abraçar o mundo por acreditar que precisa fazer tudo, mas lembre-se que não existe líder sem liderados, e eles estão lá para te dar suporte assim como você dá a eles.

Mesmo que o desenvolvimento de pessoas seja um dos papéis mais importantes da liderança, reservar um tempo para pensar e planejar sozinho aumenta seu potencial e seu aproveitamento como líder.

O segredo está em encontrar um equilíbrio entre esses dois papéis.

3. Estudar sobre liderança e se desenvolver constantemente

“Liderança e aprendizagem são indispensáveis um ao outro.” 

John F. Kennedy

Agora que você é líder, não tem mais nada a aprender sobre liderança, certo? 

É claro que não! 

Muitos líderes, quando chegam a essa posição, acreditam que atingiram o ápice de suas carreiras e que já podem parar de se qualificar por aqui. Grande engano

Os desafios e responsabilidades da liderança são cada vez maiores – especialmente na era exponencial. Se você exerce um cargo/função de liderança e quer melhorar seus resultados, precisa investir tempo, recursos e esforços para se tornar um líder melhor. A sua empresa, equipe e o seu eu do futuro vão te agradecer muito por isso!

Por isso, separe sempre um tempo para se atualizar. Ler livros e artigos, assistir a vídeos, fazer cursos, estar frequentemente em contato com outros líderes para ganhar mais perspectiva e repertório.

Se você mantiver uma mentalidade – e uma rotina – de aprendizado contínuo, se tornará cada vez mais eficiente ao longo do tempo e seus resultados vão melhorar dia após dia. 

Como liderar em momentos de incerteza

Sua empresa sentiu os impactos da crise, isso é fato. O mundo inteiro sentiu. E qual o seu papel como líder neste momento?

Em cenários como este, a atuação da liderança faz toda a diferença no bem-estar dos colaboradores e, consequentemente, nos resultados da empresa.

Por isso, vale a pena tirar um tempo para refletir sobre como tem sido a sua liderança nos últimos meses e o que pode melhorar daqui pra frente.

O contexto atual trouxe desafios e barreiras diferentes de tudo o que já se viu. É impossível ter todas as respostas, mas um líder preparado se preocupa em buscar ativamente as melhores soluções.

Em primeiro lugar, compreenda a sua própria vulnerabilidade neste momento e dialogue com os seus liderados. Não tenha medo de dizer que você não tem todas as respostas, mas tenha coragem e responsabilidade para falar abertamente sobre os problemas que estão sendo enfrentados pela empresa e as soluções que estão sendo planejadas para o momento.

A dúvida causa insegurança e ansiedade nos colaboradores, o que prejudica o bem estar psicológico e emocional além da eficiência profissional. Seja transparente.

Lembre-se também do que mais importa e o que realmente move uma organização: o capital humano. Cada pessoa ali está enfrentando esse momento de uma forma diferente, em condições individuais. Dedique um tempo para estar presente, mesmo à distância.

Converse com os membros da equipe, entenda suas dificuldades e medos, ouça genuinamente e com empatia. Nesses momentos, a conexão é um elemento fundamental.Não sabe muito bem por onde começar a próxima etapa do seu desenvolvimento como um líder do futuro? Conheça a especialização em Liderança e Gestão de Pessoas da Conquer

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