Você sabe quais hábitos podem estar matando sua produtividade?

Nossa rotina é composta principalmente por hábitos. Contudo, algumas dessas ações repetitivas podem acabar sendo nocivas e impedindo o aumento de produtividade. Portanto, mudar nosso cotidiano pode ser essencial para […]
19 jul, 2018
Reading time 5 minutos de leitura

Nossa rotina é composta principalmente por hábitos. Contudo, algumas dessas ações repetitivas podem acabar sendo nocivas e impedindo o aumento de produtividade. Portanto, mudar nosso cotidiano pode ser essencial para fazê-lo render da melhor forma.

É possível alterar essas ações? Sim! E, por isso, pontuamos abaixo 6 hábitos que têm potencial para matar a sua produtividade no trabalho. Dessa forma, vamos te ajudar a pensar em formas de superá-los e tornar sua rotina mais útil e menos cansativa, eliminando a sensação de falta de resultados.

Para começarmos, o que é um hábito?

Hábito é um comportamento que, de tão reforçado pela repetição – consciente ou não -, se torna automático. Assim, é como se o seu cérebro já tivesse estabelecido as formas como você deve agir e responder a certos estímulos. Ou seja, é algo que fazemos sem pensar ou perceber.

Entretanto, hábitos podem ser positivos e negativos, e precisamos estar atentos às suas relações com o aumento de produtividade – ou pior, à sua diminuição. Nesse caso, mudanças podem e devem ser feitas.

Por isso, a primeira coisa a se fazer é prestar atenção ao que já está internalizado. Logo, ao perceber o que está atrapalhando nossa rotina, podemos trabalhar para melhorá-la.

Para te ajudar com essa tarefa, listamos a seguir alguns desses possíveis hábitos. Assim, você pode analisar quais estão afetando a sua rotina pessoal e aprender com eles.

6. Atenção às pausas

Algumas pessoas sentem mais dificuldade em se manter nas mesmas atividades por um longo período. Contudo, apesar de fazer pausas ser extremamente importante, precisamos estar atentos para não fazer o break para tomar um café demorar trinta minutos.

Isso porque, mesmo dando um tempo, as tarefas permanecerão no mesmo lugar ao voltarmos e não se resolverão sozinhas. Consequentemente, podemos ter o desespero de desistir ou nos render ao famoso “deixa para amanhã”.

A fim de te ajudar a não perder a noção do tempo, tente alguma destas dicas:

  • Coloque um alarme no celular para te lembrar de voltar às tarefas;
  • Coloque o fone de ouvido e escute uma (1!) música no tempo da pausa;
  • Antes de sair para o descanso, deixe o ambiente pronto para a próxima tarefa.

Por exemplo: mantenha a mesa organizada e, no computador, já deixe aberta a janela do e-mail que você precisa responder ao voltar. Isso porque, já deixando o ambiente preparado, tendemos a nos recordar melhor da tarefa que temos que cumprir.

Pausas são importantes para descontrair, mas fique atento à duração.

5. O vício em ser perfeito

Um erro que muitos profissionais comentem, principalmente os menos experientes, é gastar tempo demais em detalhes pouco significantes. Ou seja, querer deixar toda tarefa perfeita, com atenção aos mínimos detalhes. Isso é um problema ao causar uma confusão entre a vontade de fazer bem feito e o medo de fazer errado.

Feito é melhor que perfeito. Dessa forma, evite perder tempo esperando criar algo grandioso. É muito mais vantajoso e produtivo ter ação em pequenas ações. Ademais, isso permite um trabalho em equipe ágil e eficaz, com foco em otimizar todas as entregas.

Reid Hoffman, criador do LinkedIn chega a dizer que “se você não tem vergonha do seu produto inicial, esperou tempo demais para lançá-lo.”

Pino separado dos demais, mostrando a construção da necessidade de perfeição.

4. Não estabelecer prioridades

Fazer várias tarefas ao mesmo tempo – ou partes delas – é um caminho para a sensação de improdutividade. Isso porque faz parecer que temos trabalhos demais e que nunca chegam ao fim. Além disso, com essa falta de organização, podemos fazer antes tarefas com prazos mais longos e acabar sobrecarregados com entregas mais próximas.

Dessa forma, um hábito essencial para o aumento de produtividade é estabelecer as reais prioridades, executando seus afazeres conforme um cronograma. Isso permitirá com que você gaste o tempo necessário com cada tarefa e mantenha uma organização eficiente.

Agilidade é uma coisa, pressa é outra. Peter Drucker, o “pai da administração moderna”, tem uma frase verdadeira para você nunca mais cometer esse erro:

“Não há nada mais inútil do que fazer bem feito algo que não deveria ser feito.”

Produtividade, portanto, não se trata de fazer muitas coisas, mas principalmente de fazer as coisas certas na hora certa. Experimente dedicar alguns minutos para desenvolver o hábito de criar um planejamento semanal e diário.

Computador e agenda são importantes para se organizar e ter aumento de produtividade.

3. Ter uma agenda irrealista

É ingenuidade achar que imprevistos não vão acontecer. Mesmo assim, um hábito comum em muitos profissionais é agendar para um dia a resolução de tarefas que poderiam levar um mês inteiro. Ou seja, isso é superestimar a própria capacidade de realização.

O grande problema dessa questão é a certeza do aumento do nível de stress. Consequentemente, é de se esperar que sua produtividade caia drasticamente.

Por isso, seja realista e cauteloso na hora de preparar a sua agenda e da sua equipe. Assim, não esqueça de reservar tempo para imprevistos e erros que, uma hora ou outra, podem acontecer.

Ter uma agenda real é essencial para o aumento de produtividade.

2. Esquivar-se das dificuldades e desafios

Outro hábito que pode estar matando a sua produtividade é não assumir seus problemas e tarefas e culpar outros por eles. Ou seja, é o chefe que não sabe delegar direito? É a equipe que não está conseguindo trabalhar em conjunto? Ou, ainda, é burocracia demais e tempo de menos?

É verdade que todas essas questões podem realmente estar afetando sua produtividade, contudo, você não pode resolver todas elas. Por isso, melhor do que apontar os dedos é focar em como você pode lidar com essas situações por conta própria.

Assim, tente perceber como pode ser produtivo apesar de hábitos que não dependem de você. Esses desafios são comuns em todo ambiente de trabalhos, entretanto, concentre-se em melhorar a si mesmo e as situações que pode controlar.

Não lidar com desafios impede você de ter um aumento de produtividade.

1. Querer ser multitarefas

Apesar de parecer benéfico, o multitasking – ou, fazer um monte de coisas ao mesmo tempo – é apenas ilusório. Isso porque a falta de foco em cada tarefa deixa o trabalho mal feito e cria uma bola de neve.

Ou seja, quando tentamos fazer várias atividades ao mesmo tempo, sempre deixamos uma pela metade para focar em outra. Consequentemente, parece que elas nunca chegam ao fim e que a pilha de trabalho apenas aumenta.

Por isso, experimente focar em uma tarefa por vez, levando em consideração as prioridades, como já mencionado anteriormente. Como resultado, além da tranquilidade e da sensação de trabalho cumprido, estará o aumento de produtividade.

Querer ser multitarefas afeta negativamente o aumento de produtividade.

Conheça Pós-graduação em Liderança e Gestão de Pessoas

Inspire seu time e gere resultados. Conquiste resultados extraordinários, admiração do seu time e respeito dos seus pares com uma única habilidade: liderança!

Na Conquer, você vai aprender através de uma metodologia própria e professores de destaque no mercado, conteúdos atuais que podem ser aplicados imediatamente para que você tenha resultados reais na sua carreira.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0

Uncategorized