Sem categoria

As vozes em nossas cabeças

Sabe aquela voz insistente na sua cabeça? Aquela que fica te dizendo que você não é inteligente ou experiente o bastante? Aquela que te pergunta “Quem é você para fazer […]
05 abr, 2017
Reading time 1 minuto de leitura

Sabe aquela voz insistente na sua cabeça? Aquela que fica te dizendo que você não é inteligente ou experiente o bastante? Aquela que te pergunta “Quem é você para fazer isso?”. Aquela que coloca dúvida em cada grama de confiança que você possui?

Todos nós temos uma dessas.

Todo empreendedor que eu conheço (incluindo eu mesmo) irá te dizer (se for honesto o bastante consigo mesmo) que é bombardeado por insegurança. Certa vez, lá no passado, este mecanismo era útil – pois prevenia que você fosse devorado por um tigre-dente-de-sabre ou pisoteado por um mamute. Hoje em dia, nem tanto assim.

A parte difícil é que você não vai simplesmente se livrar destas vozes. Mas você pode colocá-las no lugar delas e silenciá-las.

Simplesmente pergunte a si mesmo: Isso é verdade?

Tipicamente, essas vozes são mentiras inofensivas. Elas não são fatos, realmente, mas apenas sentimentos e/ou hipóteses. “Eu não estudei programação, logo não sou bom para isso”. Talvez. Mas talvez não. Com certeza isso não é uma verdade universal.

Uma vez que você estabeleça que isso não é verdade (pelo menos não verdade com V maiúsculo), vire a frase do avesso e crie uma outra, positiva: “Por não ter aprendido programação, posso buscar resolver meus problemas de outro ângulo”.

Agora alimente-se dessa nova narrativa. E livre seu ego dos seus demônios.

Você está bem. Sempre esteve, e sempre estará.

Ainda assim, nunca é tarde para aprender. Conte com a Conquer para se tornar, dia a dia, a melhor versão de si mesmo e chegar mais longe – e mais rápido.The Heretic é um canal de artigos com a opinião direta ao ponto de Pascal Finette, VP da Singularity, a Universidade do Futuro.

*Tradução livre e adaptada com autorização do autor, Pascal Finette.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0