As 12 armadilhas da liderança

Não aceite todos os comandos, mas escolha suas batalhas! Um líder diariamente é obrigado a fazer escolhas. Sua capacidade de decisão é colocada em xeque a todo o momento. Sua […]
14 ago, 2017

Não aceite todos os comandos, mas escolha suas batalhas!

Um líder diariamente é obrigado a fazer escolhas. Sua capacidade de decisão é colocada em xeque a todo o momento. Sua melhor alternativa é focar no desenvolvimento dos seus diretos, dando feedback regularmente e delegando as tarefas mais operacionais. Com a pressão por resultados, a principal tentação é se voltar para o dia a dia e perder a perspectiva do médio e longo prazo dos negócios.

Vamos fazer uma reflexão?

No seu último livro A arte de cultivar líderes, Ram Charan em parceira com Bill Conaty (ex-vice presidente de RH da GE) identificaram as 12 armadilhas mais comuns para um líder, verifique quais delas estão presentes no seu dia a dia:

1. Deixar de atingir metas de desempenho ou valores; prometer demais e não cumprir;

2. Ser internamente orientado demais;

3. Resistir à mudança, não aceitar novas ideias;

4. Ser um identificador de problemas, e não um solucionador;

5. Conquistar o CEO ou diretor geral, mas não os colegas/pares no negócio;

6. Focar no próximo cargo, em vez de concentrar no presente;

7. Fazer campanha eleitoral – todo mundo percebe que você esta fazendo isso;

8. Ser arrogante e rígido, sem senso de humor;

9. Não ter coragem de contestar o sistema;

10. Não desenvolver o próprio plano de sucessão;

11. Não crescer, ser complacente;

12. Não acompanhar a velocidade e o caráter das mudanças externas.

Dica Prática:

Após identificar as suas principais armadilhas compartilhe com alguns colegas e liderados. Peça feedback sobre o seu papel de líder e depois trace um plano de ação para evitar cair novamente nos mesmos erros. A verdadeira dificuldade não esta em aceitar ideias novas, mas em escapar das ideias antigas.

Se você deseja se tornar um Líder de alto impacto e deixar uma marca positiva na vida das pessoas, conheça o GBC em Liderança e Gestão de Pessoas da Conquer, um programa inovador de 8 semanas no qual você irá desenvolver as habilidades essenciais para uma liderança efetiva no século XXI. Clique aqui.

Mochila nas costas e até a próxima trilha!

Texto escrito por Paulo Vieira de Campos, professor de Liderança na Escola Conquer.
.
Sobre a Escola Conquer: Desenvolvida no Vale do Silício, a Conquer ensina habilidades que as instituições tradicionais não ensinam, mas que são fundamentais para todos que querem performar em alto nível e chegar mais longe. www.EscolaConquer.com.br