O Procrastinador pergunta: “Tem solução, doutor?”

O doutor diz: "É grave, mas tem cura."

As palavras do doutor, apesar de trazerem calma, ainda deixam o Procrastinador inquieto: “Mas como... como faço para parar de procrastinar?”

O Procrastinador, nosso protagonista, é alguém de bons princípios. Um cara normal. Tem boas intenções e está sempre tentando respeitar prazos e tirar seus sonhos do papel.

Mas... Ó, pobre Procrastinador! Sempre se vê “sem tempo” para dar conta de tudo e penosamente se conforma em ver as oportunidades batendo na porta e indo embora.

"Um dia vencerei a procrastinação, produzirei no meu máximo e viverei minha vida em alta performance! Um dia!" – quantas vezes ele sonhou com isso em silêncio, enquanto aceitava ficar só mais 10 minutinhos na cama.

E, agora, sentado em frente ao doutor, ele está prestes a receber a chave que faltava.

"Sente-se e respire fundo" - começou o Doutor.

"Aqui vão 8 recomendações valiosas para você parar de procrastinar:"

1. Não jogue energia fora

Procrastinar vem do grego “akrasia” e significa o estado de ir contra o seu melhor julgamento.

Você não é “do mal” e nem precisa ficar se culpando da próxima vez que se pegar procrastinando.  Mas também não é algo que você deve aceitar, achar que está certo e tudo bem.

Procrastinar é sinal de que você perdeu o equilíbrio entre seu potencial e sua capacidade de realizar. Seu melhor julgamento quer fazer, mas há algo que te impede.

Portanto, primeiro você precisa criar consciência de que ficar se culpando não vai te dar forças para parar de procrastinar. Pelo contrário: ficar se culpando só acaba com sua energia.

Então, não jogue energia fora. Use sua energia para produzir!

2. Comece produzindo isso

Parar de procrastinar parte diretamente dessa pergunta: “Como ter clareza no que precisa ser feito?”.

Por maior boa vontade que tenha, você precisa saber O QUE FAZER. Sem isso, você pode até produzir, porém não será produtivo e nem vai conseguir cumprir tudo o que precisa!

"Mas como fazer isso? Que difícil! Eu sabia que ia começar a ficar difícil demais!” - reluta o Procrastinador.

Comece investindo um tempo do seu dia para gerar clareza do que deve ser feito.

Para ter clareza, ou seja, para tornar o que precisa ser feito mais palpável, comece anotando “TUDO” o que precisa fazer.

Exatamente o quê você precisa fazer? Que ações devem ser feitas hoje? Quais são as suas prioridades?

A resposta para essas perguntas é o que David Allen, autor da metodologia GTD (Getting Things Done),  apresenta como o poder do próximo passo.

Ter clareza dos seus próximos passos é a dica infalível para FAZER ACONTECER, sem procrastinar. Você deve estar ciente disso quando começa a produzir.

“O segredo de progredir é começar. O segredo de começar é dividir as tarefas árduas e complicadas em tarefas pequenas e fáceis de executar e depois começar pela primeira.”

– Mark Twain

Quer ser mais produtivo? Confira 10 hacks de produtividade para o seu dia a dia

3. Indicação de medicamento

“Ok, Doutor, ter tudo anotado faz sentido. Mas, eu sei que vou acabar procrastinando esse manter tudo anotado”.

O doutor não se abalou e deu a letra: “Se você tiver clareza de onde anotar e tornar isso um hábito, as chances de fracasso diminuem muito.”

Não ter decidido ONDE você vai anotar tudo o que precisa fazer é o que te deixa perdido. Se você não decidiu se vai anotar tudo em Post-it, ou no bloco de notas no celular, ou no caderninho, ou, ou, ou..., você acaba não anotando (procrastinando)!

“Procrastinador, eu também já passei por isso. Era post-it pra tudo que é lado, anotações e mais anotações no bloco de notas do celular e as vezes até na mão. Além da bagunça, eu sei o que é não ter a segurança de que se tem anotado, sob controle.”

Mas tem cura. Foco na cura!

Aqui vão duas sugestões valiosas de onde anotar tudo: uma digital e outra velha guarda -  papel e caneta.

  • TodoIst

A sugestão digital é a que mais indico, porque é prática, dá pra usar no celular (está sempre com você), permite mais capacidade de integração de dados e traz bastante agilidade.

Experimente o aplicativo chamado TodoIst, ele foi criado para atender às recomendações de aplicação do Método GTD e garante a agilidade na coleta de novas informações: novas tarefas que você tem que fazer, prazos, organização de projetos, etc.

O TodoIst, na prática do dia a dia, vai virar sua referência para começar pelo mais importante: tendo clareza no que precisa ser feito e quando precisa ser feito!

Ele é bem simples e fácil de usar, nesse artigo você pode ver o passo a passo para começar a utilizá-lo agora mesmo!

  • Papel e caneta

Baixe e imprima o modelo de planejamento semanal que o autor do livro 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, Stephen R. Covey, criou. Para encontrar esse modelo em alta resolução, basta buscar no Google Weekly Report Stephen Covey.

Antes de começar a semana de trabalho, anote TUDO que precisa fazer nessa folha impressa e já coordene na medida do possível suas prioridades.

"Ai, Doutor, mas aí é tempo demais e não tenho esse tempo" - resmungou o Procrastinador.

“Isso é tempo que vai te fazer ganhar tempo, Procrastinador.” - replicou o Doutor em câmera lenta e com cara de sábio.

Dedique 1 hora semanalmente para anotar tudo o que tem que fazer e comprove como depois, durante todas as outras 167 horas da semana, você vai se sentir mais tranquilo e ainda mais capaz de FAZER ACONTECER.

4. Medicação de efeito imediato

“Agora preste muita atenção, Procrastinador. Você terá recaídas. Recaídas são perigosas e você deve superá-las o quanto antes. Vou lhe contar como: Listas de ações ridículas de fáceis.

Isso aí. Crie listas de ações que você pode resolver em menos de 5 minutos!

É nessa lista que vão estar ações fáceis, simples, e que serão suas salvadoras nos momentos de sono, preguiça e procrastinação brava.

Essa lista é seu resgate no momento de recaída. O seu primeiro passo, por mais que ridículo que seja, rumo à alta performance.

Exemplos de ações que podem entrar nessa lista:

  • Mandar parabéns para alguém
  • Fazer um follow up
  • Ligar para marcar uma consulta
  • Responder um e-mail             
  • Atualizar uma planilha

O efeito imediato é, portanto, COMEÇAR! Começar pelo fácil e pelo certeiro, sem ficar perdido ou agindo sem ser produtivo.

Procrastinar não é “somente” não fazer nada ou ficar dormindo! Procrastinar pode ser ficar fazendo um monte de coisas, super ocupado, mas não estar entregando aquilo que realmente importa.

Quer descobrir 10 práticas para aplicar no seu dia e dar um gás na sua produtividade? Baixe o ebook gratuito Produtividade Level Up! Nele você vai encontrar vários hacks e técnicas para vencer a procrastinação, se tornar uma pessoa mais produtiva e fazer mais em menos tempo.

5. Tome antes de dormir

Antes de dormir, reveja o que precisa ser feito amanhã. Esse simples hábito te garante:

  • Uma noite mais tranquila de sono (por mais que seja muita coisa que tem que ser feita, você conta com a tranquilidade de saber que tem isso organizado e visível); 
  • Mais decisão para lidar com recaídas de ânimo (tá friozinho, a cama tá tão quentinha e gostosa…) Se você tem clareza de tudo o que precisa ser feito, a decisão (e ação) de levantar fica muito mais fácil.    

6. Uma dose também pela manhã

Lembra das tarefas ridículas de fáceis, que podem ser feitas em menos de 5 minutos?

Revisar o que precisa ser feito no dia é uma dessas tarefas que são úteis e podem ser feitas em pouquíssimo tempo.

Ao chegar no escritório, antes de sair de casa, ou em algum momento antes de iniciar seu trabalho com foco, reserve alguns poucos (e valiosos!) minutos para iniciar com objetividade o que deve ser feito e minimizar a chance de distrações – externas ou internas!

Quanto mais objetivo você for, menos distrações você vai permitir!  

7. E se rolar algum imprevisto?

"Vou deixar para depois porque curto a adrenalina de conseguir entregar o trabalho em cima da hora… Gosto da sensação de que eu sou f#&@!, consegui entregar!"

Cuidado, Procrastinador! Cuidado!  

Para superar isso, pense o seguinte: E se aparecer algum imprevisto?

E se o computador travar? E se a internet cair? E se você pegar trânsito? E se alguém não estiver disponível no momento?

Visualize o pior cenário para que você se sinta, por necessidade, movido a agir!

8. É compromisso!

Não adianta saber o que tem que ser feito e não fazer.

O Procrastinador sabe o que tem que fazer mas na maior parte das vezes não faz. Tem que começar a ir na academia, mas não vai. Tem que começar a ler o livro, mas não começa.

Crie COMPROMISSO. Especifique QUANDO e ONDE você vai cumprir cada tarefa.

Quer começar a ir na academia mas isso fica só no mundo das ideias? Coloque então no seu calendário como um compromisso: Vou nas quartas e sextas-feiras, às 7 horas da manhã. Ponto.

Isso, automaticamente, cria um senso de comprometimento e evita espaço para dúvidas e incertezas na hora de agir.

Outra sugestão para criar compromisso é: comprometa-se com alguém!

Chame outra pessoa para começar a ir na academia junto com você! Além da sua vontade de manter-se saudável, você ganha ainda mais força para entrar em ação porque não quer decepcionar e deixar na mão a outra pessoa.

Um recado final.

Aqui é sem "doutor” e sem "Procrastinador" fictícios. Aqui o recado é direto.

Tem que ser feito? Então, vai lá e faz. Ponto.

A vida não vai te encher de carinho e te levar no colo.

Pode tudo conspirar a seu favor? Sim. Espero que sim. Mas a vida quer te deixar mais FORTE. Mais atento. Não mais fraco e desligado.

Veio a procrastinação? Aprenda a identificar o momento que ela aparece e crie estratégias para reagir de imediato!

Se liga e valoriza o potencial de CADA PEQUENA AÇÃO.

Começa assim, começando. E vai ganhando força ação por ação.

Quer aprender na prática como otimizar seu tempo, ser mais organizado e ter mais foco no dia a dia? Torne-se imediatamente mais produtivo com o novo curso online de Smart Working da Conquer.