Alta performance pessoal: 12 dicas para você alcançar seus objetivos

Alta Performance. Aí estão 2 palavras que estamos ouvindo cada vez mais e mais! E que ótimo! O cuidado, no entanto, é que esse conceito na maioria das vezes é […]
01 ago, 2018
Reading time 7 minutos de leitura

Alta Performance.

Aí estão 2 palavras que estamos ouvindo cada vez mais e mais!

E que ótimo! O cuidado, no entanto, é que esse conceito na maioria das vezes é associado apenas à produtividade no ambiente profissional e pouco se fala sobre a importância que a alta performance tem na vida pessoal.

Por isso quero te dar um alerta, direto, sem dó:

“Dia a dia focado somente no campo profissional é sinal de uma vida – e performance – limitada”.

Jim Rohn, o “poderoso chefão” da indústria do desenvolvimento pessoal, explica: “seu nível de sucesso raramente excederá seu nível de desenvolvimento pessoal, pois sucesso é algo que você atrai pela pessoa que se torna”.

No ambiente corporativo, as metas tendem a estarem atreladas à cobrança externa (do cliente, do supervisor, da gerência…), já no universo da alta performance pessoal é você com você mesmo.

O fato é que quem é capaz de criar disciplina e ter alta performance no campo pessoal, consequentemente se destaca no âmbito profissional.

Agora te convido a refletir…

Você está conseguindo manter um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional? Como a sua performance pessoal está impactando na profissional?

Se está sentindo que perdeu um pouco o equilíbrio, está focado demais no profissional e deixando de lado sua performance pessoal, fica tranquilo. Tamo junto.

É para ajudar pessoas como você que resolvi escrever esse artigo apresentando 12 dicas simples e eficientes para turbinar sua performance pessoal.

1. Conheça e controle seus pensamentos

Por trás de toda ação, há um pensamento. Seu mindset, sua “configuração mental” que vai com você para TODOS os lugares.

Então, reserve um tempinho (10 a 15 minutos diários) para organizar e estudar essas suas forças internas, seus “pensamentos”. Esse novo hábito vai te ajudar a se conhecer melhor e ter mais autoconfiança.

Como fazer isso?

O importante é que você encontre a maneira que se adapte melhor para você. Eu utilizo diferentes formas e minha sugestão é: coloque em um papel! Escreva (para você mesmo)! Dê luz aos pensamentos.

E escrever o quê? Uma prática bem palpável para iniciar é: escolha uma situação (reunião, viagem…, profissional ou pessoal) que você vai viver e anote quais pensamentos você pode ter naquele momento e quais você quer ou não ter em sua mente. Pense em formas de defender-se dos pensamentos ruins e de como fortalecer os bons.

Após ter vivido a situação, você pode escrever como foi a sua performance durante a experiência – o que ajudou e o que pode melhorar para a próxima. Pouco a pouco você ganha domínio – e muita força.  

2. Não compare o seu bastidor com o palco de outra pessoa

Cada um é cada um. Ponto.

Não adianta se comparar com o outro e, muito menos, querer impressioná-lo.

Foque suas energias em sua própria vida e cultive, cultive muito, a vontade de tornar-se a melhor versão de você mesmo. Leia, estude, faça cursos, inspire-se, conheça pessoas que te impulsionam e busque, sempre, ser pelo menos 1% melhor a cada dia.

3. Foque nos seus objetivos

Tem dias de sol e tem dias de chuva preguiçosa.

A recordação de seus objetivos e do seu propósito é que vão te manter motivado todos os dias, sem exceção. Por isso, crie um mural de visualização de seus objetivos e todos os dias dê uma boa olhada nele.

Dica: o que colocar no seu mural?

As conquistas futuras que você considera mais importante para você! Você sonha em ter uma casa espaçosa e iluminada na frente da praia? Coloque então uma foto DESSA casa! Deseja realizar uma palestra em um auditório lotado? Coloque então uma foto que represente isso – na internet você encontra.

Eu, pessoalmente, também gosto de colocar algumas frases inspiradoras e momentos que já vivi e me encheram de gratidão e confiança.

Confira como está a sua gestão de tempo

4. A excelência não é um ato e, sim, um hábito!

Quer aumentar sua alta performance individual? Aprenda então a construir HÁBITOS e não somente ações isoladas.

Até os maiores edifícios são construídos tijolo por tijolo e não de uma só vez!

A dica aqui é a seguinte: a cada novo hábito deixe atrelado uma recompensa imediata por ter feito ele. E de forma simples. Não precisa viajar demais, não. Por exemplo: após ter feito exercício pela manhã, o banho torna-se uma recompensa para mim – parece que fiz por merecer aquela ducha gostosa!

5. Comemore! Premie-se!

Recompensar-se só em novos hábitos? Não, não e não mesmo!

Cada pequeno avanço, cada tijolinho, merece (e deve) ser comemorado!

Aumente seu nível de alegria e boa disposição seja com um leve e discreto soquinho no ar ou com um festerê e tanto, mas não perca a oportunidade de comemorar!

6. Conviva com pessoas que te inspiram

Suas companhias, queira você ou não, vão te influenciar. Para o bem (para a alta performance pessoal e profissional) ou não.

Você é a média das 5 pessoas que mais convive! Aproveite, portanto, para rodear-se de pessoas que te inspirem a ser melhor, a ir além. E não se sinta inferior ao estar com pessoas que considera “melhores” do que você; pelo contrário, sinta-se grato e inspirado a tornar-se melhor!

7. Falhe até chegar lá!

Você nasceu sabendo andar? Alguém que você conhece nasceu sabendo andar?

Cair e levantar é o processo natural para qualquer aprendizado. Trate o erro apenas como um resultado não desejado. Aprenda a extrair aprendizado dos erros e seja ágil em errar rápido para aprender mais rápido ainda.

8. Seja grato!

É inversamente proporcional: da mesma forma que se queixar vai te sugar energia, agradecer, por outro lado, vai te encher de energia para aumentar sua performance pessoal.

Experimente dedicar de 1 a 5 minutos no começo, ou no final de cada dia, para escrever (para você mesmo) uma lista de coisas pelas quais você é grato. Você vai se surpreender com o resultado.

9. Esteja presente

A capacidade de manter-se calmo e desfrutar ao máximo do momento presente é, apesar de simples, algo poderosíssimo.

De olhos fechados ou mesmo abertos, respire com intenção e, aos pouquinhos (sem se culpar se sua mente divagar), vá aprendendo a silenciar seu mundo interno – e desfrute de silêncio revigorante em qualquer ambiente externo.

Meditar não precisa ser (e nem é) um evento super-mega-hiper-ultra fenomênico que faz tanta gente achar que não consegue se acalmar por vontade própria e “meditar” um pouquinho. É respirar tranquilo, em paz.

10. Uma alta performance pessoal também depende da sua saúde

Com a maior boa disposição de ânimo, mas sem saúde física, você não produz NADA.

Pesado? Mas é verdade. Cuidar da saúde não é brincadeira. Tem um monte de tarefas pra fazer e não vai dar pra ir na academia? Beleza.

Que bom que você tem trabalho por fazer e saiba que saúde vai além, muito além de academia.

Isso é tão importante que aqui vão 3 dicas básicas para você cuidar bem da sua saúde:

  • Exercício físico pode ser feito até em casa com 10 ou 15 minutos (flexões, prancha alta, pular corda, se alongar…)
  • Comida é o alimento do seu corpo. Coma mais verduras e frutas no dia a dia e tenha em mente que doce e carboidrato o tempo inteiro podem (e vão) diminuir a sua performance.
  • Tão importante quanto o que você come, é como você come. Se possível, não coma cheio de pressa, em locais super barulhentos. Desfrute e valorize seu alimento.

11. Planeje-se para dormir

Dormir é também, claro, parte importantíssima para a saúde e para a alta performance pessoal.

A dica aqui é a seguinte: ciclo do sono. Nosso corpo descansa em ciclos de uma hora e meia – indo do sono mais profundo ao menos profundo.

O ideal para acordar bem disposto é acordar ao final de um ciclo, portanto planeje-se para dormir em múltiplos de 1 hora e meia (ex: 6 horas, 7 horas e meia…). O aplicativo que eu recomendo (e uso) para te ajudar nisso é o “Sleep Cycle”.

12. Tenha equilíbrio

Descansamos não só quando dormimos.

Equilíbrio em alta performance pessoal é ser capaz de inspirar o trabalho duro (sem mimimi) e expirar a capacidade de relaxar tranquilão, de bem com a vida. Na rede, na praia, no parque, caminhando com alguém que você gosta, ou até mesmo no cafézinho do escritório.

O equilíbrio é fundamental para recuperar suas energias e desfrutar suas conquistas. Desligue por alguns instantes das tarefas e compromissos e volte depois ainda mais forte, mais equilibrado, para realizá-las.

Desenvolvimento não é submeta. É meta prioritária e constante. É carro chefe da sua empresa. Como você vai oferecer um bom serviço se não está bem organizado e preparado?

Cuidado. Procrastinação é vilã que engana quem não tem decisão. É vilã malvada. Perspicaz. Danada. Mas, você, meu caro ou minha cara, é capaz de superpoderes. Basta desenvolvê-los.

Como desenvolvê-los?

Além de pôr as dicas acima em prática, saiba que a Conquer tá aqui pra dar o impulso que vai fazer você acelerar e ir além em seus resultados!

Quer somar forças? Tá convidado.

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. 2

Soft Skills