8 técnicas simples, e que funcionam, para você treinar o seu foco

Assim como não existe “estar meio grávida”, não é possível estar “mais ou menos focado”. Este é um jogo de apenas “sim” ou “não”. Variam só a profundidade em que […]
05 mar, 2020
Reading time 4 minutos de leitura

Assim como não existe “estar meio grávida”, não é possível estar “mais ou menos focado”. Este é um jogo de apenas “sim” ou “não”. Variam só a profundidade em que se está concentrado para determinada tarefa e o tempo que ela leva para ser concluída.

Em licença poética, poderíamos substituir foco por “presença”, uma vez que encontrar-se desfocado resume-se a não estar no aqui e no agora e, invariavelmente, trocar aquilo que deveria ser feito prontamente pela inquietação de um futuro que não aconteceu (e que pode nunca acontecer) ou lembranças de um passado que não volta.

A boa notícia é que podemos aprender a nos concentrar e, com isso, conquistar os resultados desejados, antes de serem pulverizados pela dispersão.

No médio e no longo prazo, são diversas as técnicas que podem ser empregadas na busca pelo foco: yoga, práticas de respiração, mindfulness e até sons binaurais, que acalmam o cérebro com pulsações de baixa frequência.

Há um outro caminho, curto e efetivo: o das tarefas imediatas – ações simples e eficazes que tomam pouco tempo e não custam absolutamente nada.

Aqui estão 8 dicas (que funcionam) que impactarão diretamente o seu foco e produtividade:

1. Acalme seu cérebro

Para treinar o foco, é essencial acalmar o cérebro. Isso pode ser feito com práticas de relaxamento, como meditação, respiração profunda ou até mesmo uma caminhada para limpar a mente.

Quando o cérebro está calmo, é mais fácil concentrar-se em uma tarefa específica e evitar distrações.

2. Visualize as suas metas

Visualizar suas metas pode ajudar a manter o foco e a motivação. Antes de começar uma tarefa, tire um momento para visualizar o que você deseja alcançar com ela.

Isso pode ajudar a manter sua mente concentrada e a evitar distrações, lembrando-se do propósito maior por trás do que você está fazendo.

3. Deixe o celular no modo avião

O celular é uma das maiores fontes de distração nos dias de hoje. Para treinar o foco, é importante minimizar essas distrações.

Coloque o celular no modo avião ou desative as notificações para evitar interrupções constantes durante o seu período de trabalho concentrado.

4. Abuse dos fones de ouvido!

Os fones de ouvido podem ajudar a bloquear o ruído e criar um ambiente mais propício para o foco. Música instrumental ou sons da natureza, por exemplo, podem ser úteis para manter a concentração.

5. Faça pausas estratégicas

Ficar focado por longos períodos pode ser desgastante. Faça pausas estratégicas para descansar a mente e recarregar as energias.

A técnica pomodoro, por exemplo, sugere trabalhar por 25 minutos e depois fazer uma pausa de 5 minutos. Isso pode ajudar a manter a produtividade e o foco ao longo do dia.

6. Repense o seu ambiente

O ambiente em que você trabalha pode ter um grande impacto no seu nível de foco. Certifique-se de que seu espaço de trabalho esteja limpo, organizado e livre de distrações.

Elimine itens desnecessários e crie um ambiente que o ajude a se concentrar melhor em suas tarefas.

7. Tenha caderno e caneta próximos

Ter um caderno e uma caneta próximos pode ser útil para anotar pensamentos, ideias ou tarefas que surgem enquanto você está trabalhando em uma determinada tarefa.

Isso ajuda a liberar sua mente para se concentrar no que está fazendo, sabendo que pode voltar a essas ideias mais tarde.

8. Identifique o seu “horário nobre”

E trabalhe para maximizá-lo. Conhecer o seu melhor ciclo de energia e tirar disso uma vantagem faz com que você possa programar as suas tarefas desafiadoras para horários particulares, quando seus níveis de energia estão mais altos.

Quais são os seus? Manhã? Pós-almoço? Ou seria você notívago? Aqui, autoconhecimento é a chave. O mesmo vale para os períodos em que a sua energia está baixa: use-os para tarefas mais burocráticas.

Projetar as suas tarefas de forma cuidadosa, colocando energia naquilo que importa, permite colher resultados significativos e com menos esforços desnecessários.

Conheça o Conquer Plus

Você já conhece o Conquer Plus? O nosso streaming de cursos disponibiliza 80+ conteúdos para você se desenvolver em diversas áreas, como a Produtividade. 

Você aprende com o melhor da metodologia Conquer: professores de mercado, conteúdo atual e direto ao ponto e muito mão na massa.

No curso de Produtividade do Conquer Plus, você tem aulas com Joel Jota, Josef Rubin, Nat Gaia e outros professores fora da curva!

Bora conferir? Para saber mais, é só clicar aqui ou na imagem que deixamos aqui embaixo.

O que você achou disso?

Média da classificação 5 / 5. 1

Soft Skills