8 habilidades essenciais que não aprendemos nas escolas ou faculdades

É comum encontrar antigos colegas de escola ou faculdade que tinham excelente desempenho, mas que, agora, não atingiram seus objetivos. Ao mesmo tempo, situações opostas são passíveis acontecer. Podemos pensar, […]
19 ago, 2016
Reading time 6 minutos de leitura

É comum encontrar antigos colegas de escola ou faculdade que tinham excelente desempenho, mas que, agora, não atingiram seus objetivos. Ao mesmo tempo, situações opostas são passíveis acontecer. Podemos pensar, então, que o sucesso não está necessariamente atrelado ao ensino tradicional, e sim ao desenvolvimento de habilidades essenciais.

As instituições de ensino tradicionais tendem a transmitir conteúdos de forma metódica, apenas com base em teorias. Contudo, o mercado de trabalho demanda práticas. Por isso, pessoas muito vinculadas a conceitos podem ter dificuldade em alcançar seus objetivos profissionais.

Assim, neste post, iremos pensar em 8 habilidades essenciais que você pode desenvolver para ir mais longe em sua carreira profissional. Dessa forma, além de já possuir os conhecimentos teóricos, você poderá colocá-los em prática.

Mas afinal, quais são essas habilidades? Vamos lá!

1. Estabelecer metas e ter produtividade

Quer saber como tirar ideias do papel e fazer as coisas acontecerem? O ensino tradicional simplesmente não te prepara para isso.

Tudo começa com o estabelecimento das metas. Isso porque elas são importantes para nos mostrar – e lembrar – uma direção. Dessa forma, elas precisam estar sempre alinhadas aos nossos propósitos e objetivos de longo prazo.

Assim, podemos pensar que uma pessoa sem metas é como um barco perdido no mar: está a deriva e não sabe para onde ir. Consequentemente, pode seguir para o caminho errado, e o pior: sem nem se dar conta disso.

Ter metas claras nos mantém em movimento, guia durante o caminho e auxilia a tomar as melhores decisões para nós mesmos. Portanto, além de claras, é importante que elas sejam desafiadoras também, a fim de que busquemos sempre nos superar e ser melhores a cada dia.

Totalmente em linha com as metas, está a nossa produtividade e capacidade de agir para atingi-las. Quantas vezes fazemos metas no final do ano, e ainda assim, ano após ano seguimos sem executá-las?

Saber fazer um bom plano de ação para atingir suas metas e executá-lo certamente pode nos fazer chegar a um outro nível. Uma consequência é o sentimento de realização e felicidade com nossas vidas. Contudo, isso é algo que as instituições tradicionais não nos ensinam.

Quadro de notas para o estabelecimento de metas, uma habilidade essencial.

2. Ter inteligência financeira

Existem algumas estatísticas incríveis – e assustadoras – sobre finanças pessoais. Por exemplo, em abril de 2023, a porcentagem de endividamento das famílias brasileiras chegou a 78,3%!

Os dados falam por si só. Assim, conhecer suas finanças pessoais, ter um bom planejamento de curto, médio e longo prazo, além de saber como investir ou obter créditos de maneira inteligente deveriam ser habilidades essenciais ensinadas nas escolas, para todos, independentemente da profissão.

Computador e agenda representando a necessidade da inteligência financeira.

3. Tratar erros como oportunidades de aprendizado

Se você não estiver preparado para errar, nunca terá uma ideia original. Além disso, é possível dizer que não só não terá uma ideia original, como também não terá sucesso, pois pode ter certeza: todas as pessoas de sucesso também falharam.

Ainda assim, desde cedo, somos programados para achar que errar é ruim. Na escola, aprendemos que só existe uma resposta certa para cada pergunta. Além de que o aluno que respondesse certo e mais rápido ganhava pontos e boas notas.

Muitos gênios, fundadores de empresas inovadoras e até ganhadores de prêmio Nobel erraram. Entretanto, a partir desses erros, criaram algo original e tiveram grandes acertos.

“Eu não falhei, apenas encontrei 10.000 maneiras que não funcionavam”

Thomas Edison

Uma das melhores formas de aprendizado que existe é o erro. Devemos, portanto, fortalecer o desenvolvimento de uma cultura de erro construtivo e colaborativo, afim de que possamos acertar mais. Cometer novos desvios e aprender com eles é uma habilidade essencial que qualquer pessoa de sucesso tem.

Erros são oportunidades de crescimento.

4. Ter boas relações e capacidade de comunicação

Apesar de ser uma habilidade essencial para o sucesso de diversos tipos de relacionamentos, tanto em ambientes pessoais quanto de trabalho, ela muitas vezes é pouco reconhecida. Embora alguns pensem que uma boa capacidade de comunicação é algo com que se nasce, é um atributo que você pode desenvolver.

Saber se comunicar claramente é importante para conquistar seu espaço profissional. Isso porque é uma habilidade que moldará sua relação com colegas de profissão, desenvolvendo networking, e também permitirá com que você agregue o ambiente com novas ideias e planos. Assim, um cuidado com a oratória abrirá espaço para novas possibilidades e cargos.

A fim de te ajudar a melhorar essa habilidade, a Conquer oferece o Curso Online de Comunicação e Oratória, com o qual você aprenderá, entre outras coisas, a perder o medo de falar em público e conquistar a confiança no seu discurso.

Mão segurando um megafone mostrando que a comunicação com a equipe é uma habilidade essencial.

5. Marketing básico

Ainda que você trabalhe em uma área que não tenha relação com marketing, já parou para pensar que ele exerce importante função no seu cotidiano?

Por exemplo, ele está presente na hora de dar uma ideia no trabalho, pedir um aumento de salário, ou, até mesmo, convencer seus amigos para um plano diferente no final de semana. Em todos esses casos, a habilidade de persuasão está completamente atrelada ao marketing.

Por isso, desenvolver habilidades essenciais básicas de marketing é uma questão que todo profissional deveria ter como objetivo. Entretanto, mais uma vez, não faz parte do currículo escolar.

Desenvolver marketing pessoal e habilidades de persuasão é essencial.

6. Desenvolver autoconhecimento e inteligência emocional

Nosso dia a dia é repleto de problemas, sejam eles grandes ou pequenos. Dessa forma, temos que lidar constantemente com situações desafiadoras, as quais são quebras de nossas expectativas.

Não podemos evitar enfrentá-los, contudo, a forma como lidamos com esses obstáculos faz uma grande diferença em nossa vida. Isso porque postergá-los pode apenas fazê-los aumentar de proporção. Uma consequência é um gasto de energia muito maior do que o necessário.

Dentre os diversos fatores que nos fazem vencer ou não estes obstáculos estão o autoconhecimento e a inteligência emocional. Um elevado nível do primeiro envolve bastante reflexão e discussão de valores pessoais. Enquanto isso, a segunda te permite compreender melhor as próprias emoções e dos demais, promovendo o seu crescimento e do grupo.

Mulher sentada sozinha refletindo sobre uma das habilidades essenciais: o auto conhecimento.

7. Ser criativo

“Todas as crianças nascem criativas. Nós é que tiramos isso delas, e de uma forma cruel.”

Sir Ken Robinson

Essas são palavras ditas por Ken Robinson, premiado escritor da área da educação, em uma das palestras do TED mais assistidas da história. Nela, Ken analisa de forma profunda e divertida como o sistema educacional tem ajudado a enfraquecer a capacidade inventiva com a qual todos nascemos.

Assim, Robinson explica que esse sistema começou a ser formado no Séc. XIX, por conta da Revolução Industrial e da necessidade de capacitar pessoas com disciplinas úteis ao novo modelo de trabalho – altamente repetitivo e operacional.

Criatividade é uma habilidade que pode ser aprendida e estimulada por qualquer pessoa de qualquer idade. Entretanto, a persistência desse modelo de educação nas instituições tradicionais não desenvolve tal atributo nos alunos.

Peças de quebra-cabeça mostrando que uma das habilidades essenciais é ser criativo.

8. Ter pensamento crítico

Pensamento crítico é a habilidade de pensar claramente e racionalmente, entendendo a relação lógica entre as informações disponíveis. Assim, indivíduos com pensamento crítico desenvolvido têm a capacidade de:

  • Entender e conectar ideias;
  • Determinar a importância e relevância de argumentos;
  • Reconhecer, construir e comunicar argumentos;
  • Identificar e reconhecer inconsistências lógicas;
  • Tomar decisões de forma assertiva.

Diariamente, temos que tomar inúmeras decisões em nossas vidas. Ter a capacidade de ir além das descrições e avaliar e pesar os prós e contras, as forças e fraquezas de qualquer argumento faz parte das habilidades essenciais para a tomada de decisões assertivas.

Pensar criticamente é uma das habilidades essenciais para um bom profissional.

Conheça Pós-graduação em Liderança e Gestão de Pessoas

Inspire seu time e gere resultados. Conquiste resultados extraordinários, admiração do seu time e respeito dos seus pares com uma única habilidade: liderança!

Na Conquer, você vai aprender através de uma metodologia própria e professores de destaque no mercado, conteúdos atuais que podem ser aplicados imediatamente para que você tenha resultados reais na sua carreira.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0

Uncategorized