"Pense antes de falar. Leia antes de pensar.”

Essa frase da escritora Fran Lebowitz resume a sensação de domínio sobre um assunto que a leitura de um livro nos passa. É como um amigo sussurrando as respostas. E há várias respostas que livros sobre oratória e comunicação podem te dar, viu?

Como melhorar o conteúdo das suas apresentações, como aprimorar suas expressões faciais e corporais, como se comunicar com mais assertividade… Tem um livro para cada assunto desses e todos eles podem render um final mais feliz para você. 

Então, para ajudar você a ter mais repertório na hora de preparar apresentações, listamos os principais livros sobre oratória e comunicação. Prepare um chá, ligue a luminária e bora conhecer!

TED Talks - O guia oficial do TED para falar em público

livro ted talks

Curtas, honestas e cuidadosamente elaboradas. Assim são as palestras do TED. Aliás, algumas falas são tão emocionais, envolventes e marcantes que até mudam a nossa visão de mundo em questão de minutos, né?

Além de compartilharem conhecimento, elas geram empolgação, empatia e insights. Então nada mais justo do que ter um guia para construir palestras incríveis elaborado pelo próprio presidente do TED, Chris Anderson.

Julgando o livro pela capa, podemos pensar que ele vai nos contar a “fórmula secreta do TED” para construir falas comoventes. Mas o autor explica que não é bem assim, até porque cada discurso deve ser único.

No entanto, a obra traz ferramentas que qualquer pessoa pode usar para melhorar sua oratória, seja no conteúdo ou na interação com o público.

Story: substância, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro

livro story

Imagine se as histórias de super-heróis viessem em formato de uma bula de remédio: 

Medicamento: Batman. Indicação: lutar contra o crime. Contraindicação: Coringa. Usar acompanhado de cinto de utilidades.

A informação tá ali, mas não é a mesma coisa, né? Histórias encantam, comovem, motivam e tornam a informação muito mais fácil de ser absorvida. É por isso que você não pode deixar técnica de storytelling de lado na hora de montar uma apresentação. 

Para te ajudar nisso, o professor de escrita criativa, Robert McKee, fala sobre os elementos que tornam determinada história mais cativante do que outras. E ele faz isso dissecando cenas de filmes como ''Casablanca'' e ''Chinatown''. 

Assim, ao compreender a lógica por trás de boas histórias, você começa a construir um conteúdo tão atrativo quanto os filmes de Hollywood nas suas apresentações. Vem, Oscar!

O corpo fala

livro o corpo fala

Você pode falar da vez que você caiu de uma cadeira de duas formas. Uma maneira pode ser bastante trágica. E a outra, uma história engraçada de um mico que você pagou.

Para que o público entenda sua intenção ao cortar aquela história, sua expressão facial, seus gestos e sua postura vão fazer muita diferença. Afinal, a comunicação não-verbal é responsável por 55% da compreensão das mensagens que transmitimos.

Nesse sentido, o livro “O corpo fala” é como um dicionário da linguagem do nosso corpo, com explicações, exercícios e mais de 350 ilustrações sobre comunicação não-verbal.

Empatia assertiva: como ser um líder incisivo sem perder a humanidade

livro empatia assertiva

Você pode achar que empatia e assertividade são inimigos mortais. O primeiro, uma espécie de coelhinho pulando rumo ao arco íris. E o segundo, um vilão de novela mexicana.

Mas esse livro, escrito por Kim Scott, ex-executiva do Google e da Apple, prova que é possível ser um líder que se comunica de forma empática e assertiva. Ou seja, ser um líder que se preocupa com as pessoas, mas não tem medo de confrontar.

Isso porque, na liderança, a comunicação é uma questão de equilíbrio. O confronto sem empatia é apenas agressividade. Já a preocupação sem confronto pode ser uma empatia nociva. Enquanto a falta de empatia e nenhum confronto pode ser manipulação.

Nesse sentido, o livro traz importantes lições para líderes (e futuros líderes). Entre elas, como se comunicar a fim de promover uma cultura de feedback, criar uma equipe coesa e atingir os melhores resultados.

Comunicação não-violenta

livro comunicação não violenta

Discordar é normal e saudável. E há formas eficazes de debater para que o resultado seja produtivo. Por isso o autor, Marshall Rosenberg, escreveu esse guia prático e didático com uma metodologia que ajuda a melhorar os relacionamentos e reduzir a violência.

Nele, o autor recomenda que você saia do piloto-automático e coloque atenção na fala e, especialmente na escuta

Assim, com mais consciência do que o outro está propondo e de como você está se sentindo a respeito do que está sendo colocado, é possível se comunicar de forma clara, honesta e positiva

Quer conhecer mais dicas práticas para dominar o medo de falar em público, mandar bem nas suas próximas apresentações e se comunicar melhor? Desenvolva uma das habilidades mais buscadas pelas empresas com o curso online e ao vivo de Oratória da Conquer!

Clique neste link para conhecer os módulos e garantir a sua vaga.

curso-coragem