Se o trabalho remoto parecia uma realidade muito distante há um tempo atrás, o momento que estamos vivendo acelerou completamente a adesão ao home office. Sem essa crise, precisaríamos de mais 5 ou 10 anos para de fato viver o trabalho remoto da maneira que estamos vivendo hoje. 

Muitas empresas estão diante de um grande desafio ao serem forçadas a adotar o modelo de trabalho remoto. Não apenas da parte das equipes, que precisam se adaptar ao home office mantendo engajamento e sua produtividade, mas também dos líderes que precisam entender como fazer a gestão a distância.

Em um momento que não deixou outra opção além de se adaptar ao trabalho remoto, os líderes não ficam fora dessa - eles têm o desafio de entender como fazer a gestão de suas equipes remotas

O que é trabalho remoto? 

Diferente do que muitas pessoas ainda pensam, trabalho remoto não é apenas home office - ele vai além. O trabalho remoto significa trabalhar de qualquer lugar

Esse modelo dá a liberdade e a autonomia para que você entenda como e onde  performa e produz melhor. Pode ser trabalhando em casa, em um café, em uma biblioteca ou um coworking, por exemplo. 

O trabalho remoto  já demonstra ser bastante positivo e aprovado pelos profissionais. Uma pesquisa da JobFlex mostrou que 76% dos trabalhadores dos Estados Unidos preferem executar suas tarefas em ambientes externos ao escritório da empresa

E existem inúmeras vantagens neste modelo de trabalho. Além de aumentar a produtividade e reduzir o estresse da equipe, a empresa também consegue contratar os melhores candidatos sem ter a limitação geográfica como impeditivo. 

Para tudo isso acontecer, é necessário preparar não apenas as equipes, mas também os líderes. Isso porque a cultura do trabalho remoto é muito importante, exigindo disciplina e ainda mais profissionalismo para que ele seja bem executado. 

O que é gestão remota?

Que a liderança tem um papel muito importante para o bom desempenho do seu time, isso ninguém tem dúvida. E com times remotos isso não é diferente. 

Ter a flexibilidade e adaptabilidade necessárias para acompanhar a equipe a distância é fundamental, afinal, a gestão remota tem responsabilidades assim como a gestão presencial. 

Preparar o seu time para atingir as metas, fortalecer a confiança entre a equipe e criar um ambiente propício para o trabalho são algumas atribuições do líder de equipes remotas

É importante destacar que o papel do líder de equipe remota é bem semelhante ao do líder presencial. Manter o time motivado e criar a cultura do feedback, por exemplo, são tarefas dos dois modelos. A única diferença é que o líder a distância precisa adaptar a rotina e suas ferramentas para cumprir esses pontos com a mesma excelência.

Como fazer a gestão de equipes remotas?

A gestão remota pode ser um grande desafio para os líderes. Ter que lidar com a distância, sem o olho no olho diário, e manter o time em constante contato são alguns dos pontos que devem estar constantemente no radar da liderança.

Confira 5 hacks importantes para os líderes de equipes remotas:

1. Comece pelo básico

Para começar, vamos dar algumas dicas essenciais para todos aqueles que estão nesse modelo de trabalho – inclusive para o líder. 

O primeiro passo é trocar seu pijama e organizar seu espaço de trabalho: isso contribui especialmente para a sua produtividade. Além disso, lembre-se que, mesmo distante da equipe, você não está sozinho ao longo do dia. Por isso, cumpra sua carga horária em um horário pré-estabelecido de trabalho e não se ausente sem avisar o seu time. 

O foco no home office também deve ser um cuidado dos líderes. Estabelecer um horário de trabalho e planejar as suas demandas, por exemplo, são algumas boas práticas para se manter focado e produtivo ao longo do dia. 

Além disso, o líder tem um papel muito importante de exemplo. Ao cumprir esses pontos básicos, o líder demonstra para a sua própria equipe qual é a postura que ele mesmo espera dentro de um modelo de trabalho remoto

2. Pense remotamente

A cultura do trabalho remoto é fundamental para a rotina das equipes. Por isso, o líder precisa ter sempre em mente que o trabalho remoto exige alguns cuidados especiais. Esse é um aspecto essencial para a boa gestão remota. Na cultura remota, três pontos são indispensáveis:

  • Comunicação precisa ser clara: o líder precisa garantir que as mensagens estão sendo transmitidas de uma maneira assertiva. Além disso, lembre-se de que tão importante quanto falar é ouvir a sua própria equipe.
  • Colaboração: ao trabalhar remotamente, a tendência é que as pessoas se vejam como um time de uma pessoa só. O líder precisa sempre reforçar que cada um faz parte de uma rede e que a colaboração deve estar presente no dia a dia do trabalho. 
  • Confiança: essa é a base para toda e qualquer equipe. O líder não está presencialmente para “fiscalizar” o trabalho de todo o time, por isso, a confiança precisa ser dobrada. 

Quando se trabalha remoto, é preciso pensar de forma remota. Um exemplo disso é a comunicação distribuída X centralizada. 

Com o trabalho remoto, o cuidado com a comunicação deve ser redobrado. Ao passar um recado ou fazer um alinhamento para toda a empresa, por exemplo, ao invés de ligar para cada uma das pessoas, o líder pode gravar um vídeo e transmitir para todos, dando mais agilidade à comunicação. 

Conversas em meios digitais facilitam a comunicação entre a equipe, e podem ser feitas em ferramentas de chat ou até mesmo com trocas de e-mail.  Além disso, certifique-se de que, em conversas importantes, todas as partes envolvidas estejam presentes. Deixar alguém de fora gera um sentimento muito negativo para a pessoa, que pode sentir-se excluída do próprio trabalho. 

Assim como o escritório presencial oferece a sensação de que chegamos ao trabalho, ter um ambiente digital centralizado proporciona parte dessa sensação.  Ao usar ferramentas como Google Drive, Notion ou Asana, por exemplo, é garantido que todas as informações e acessos da empresa estão em um mesmo local, passando mais segurança

3. Reveja suas ferramentas

São várias as tecnologias e ferramentas que permitem que as pessoas trabalhem remotamente, transferindo para o mundo digital a experiência que temos no mundo real. 

Em um primeiro momento, reflita sobre as ferramentas que você e a sua equipe já utilizam, além de novas que possam ser incluídas na rotina de trabalho

Para as videoconferências, por exemplo, existem diversas ferramentas no mercado, como Zoom, WhereBy e Skype. Mesmo online, você precisa garantir a qualidade da reunião como se ela fosse presencial

Quando bem organizadas, essas ferramentas fazem toda a diferença. Mas vale lembrar: elas  devem ajudar a sua equipe. Se, por exemplo, grande parte do seu time não sabe utilizar uma ferramenta ou simplesmente não a usa porque ela atrapalha a rotina, não faz sentido mantê-la dentro dos processos da sua equipe.

Aqui estão 3 ferramentas que colaboram para melhorar o desempenho da sua equipe remota:

  • Slack: é um canal de comunicação com troca de mensagens instantâneas, funcionando como chat. Você pode conversar diretamente com uma outra pessoa ou até mesmo criar canais com mais membros de acordo com as necessidades da sua empresa, por exemplo.  
  • Trello: é uma ferramenta de gerenciamento de projetos, que pode ser utilizada de maneira individual ou de projetos compartilhados. Você pode definir prazos, estabelecer responsáveis por função, criar checklists, classificar as tarefas, entre outras funcionalidades. 
  • Zoom: é uma plataforma de videoconferências que permite reuniões individuais ilimitadas na versão gratuita, além de reunião com até 100 participantes, compartilhamento de tela e outros recursos. 

Dica bônus: aqui você confere 5 aplicativos para ser ainda mais produtivo. Você pode usar e compartilhar com toda a sua equipe. 

4. Faça a gestão da comunicação

Se a comunicação é fundamental em equipes presenciais, em times remotos ela se torna ainda mais importante. Para isso, crie rituais de comunicação com a sua equipe, com reuniões semanais e diárias, por exemplo. 

Também é importante você deve definir seu horário de trabalho e informá-lo ao restante da equipe. Dessa maneira, as pessoas sabem em que momento você está disponível e quando está fora do horário de trabalho. 

Comunicação é um grande desafio no trabalho remoto. Por isso é sempre importante alinhar as expectativas de todas as pessoas da equipe, demonstrando o que você enquanto gestor espera delas e quais são os próximos passos, por exemplo. 

Além disso, escolha com a sua equipe a principal ferramenta de comunicação. Independente de qual seja escolhida, de WhatsApp até o Slack, tenha claro qual é essa escolha e quais são as boas práticas necessárias para que ela funcione bem entre todos. 

Um grande diferencial do trabalho remoto é o sentimento de liberdade e autonomia proporcionado para toda equipe. Por isso, o líder não pode simplesmente impor modelos de trabalho, e sim trazer todos da equipe para construírem juntos a melhor metodologia e rotina de trabalho

5. Gestão remota ainda é gestão de pessoas

As boas práticas de gestão de pessoas devem fazer parte de toda e qualquer agenda do líder de equipes remotas

É fundamental ter ritos de cultura e valorização de pessoas, como comemorar aniversário, valorizar as pessoas diante de toda a equipe, continuar com momentos de feedback e conversas one a one. Isso é muito importante para manter a equipe engajada e motivada, além de criar um clima agradável entre todos. 

Além disso, a distância não pode impedir o líder de conhecer verdadeiramente as pessoas do seu time e mais sobre a vida delas. Isso é fundamental para não ser um líder distante da sua própria equipe e ainda entender o que acontece com cada um deles, criando assim uma relação de confiança - que é uma chave muito importante para uma boa liderança.

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