5 escolas inovadoras para quem busca crescimento profissional

Nosso sistema educacional continua muito parecido com o que era 100 anos atrás: massificado, segmentado e com um sistema de avaliações que leva em consideração principalmente a capacidade de memorizar […]
03 nov, 2016

Nosso sistema educacional continua muito parecido com o que era 100 anos atrás: massificado, segmentado e com um sistema de avaliações que leva em consideração principalmente a capacidade de memorizar do aluno. Porém, o mundo de hoje é completamente diferente do que era há um século e a tendência é que, em breve, seja ainda mais, como mostramos aqui.

Sendo assim, fica a pergunta: se a educação tem como objetivo preparar as pessoas para a vida e o mercado de trabalho futuro, não deveria ela também evoluir?

Certamente! E nesse artigo vamos mostrar a vocês 5 iniciativas inovadoras em educação que estão contribuindo para contextualizar essa área ao mundo atual e, consequentemente, preparar os alunos para a vida , para o mercado de trabalho futuro com o objetivo de proporcionar crescimento profissional aos seus alunos.

1. UNCOLLEGE

“Acreditamos que as pessoas devam ser empoderadas para assumir o controle do próprio aprendizado”, diz o movimento em sua página americana. A Uncollege é uma iniciativa que visa desenvolver em seus alunos habilidades de auto-aprendizagem, bem como soft skills para o crescimento profissional.

Isso é posto em prática através do programa Gap Year, no qual o participante faz um intercâmbio voluntário de um ano para outro país, recebe mentoria, coaching e ajuda para realizar um estágio e realizar um projeto de vida durante o período.

UnCollege, em tradução literal, significa “Sem Faculdade/Ensino Superior”. O criador do movimento acredita que as pessoas não precisam de ensino superior para aprenderem e se desenvolverem pessoal e profissionalmente.

2. HYPER ISLAND“Como é possível que pessoas e empresas se destaquem em suas áreas enquanto o método tradicional de ensino continua igual ao que era antigamente?” Foi esse o questionamento que fez com que Lars, Jonathan e Davi fundassem o Hyper Island. O Hyper Island oferece cursos de inovação digital em negócios com foco em desenvolver nos seus participantes habilidades para o crescimento profissional, principalmente a criatividade. Com uma filosofia de ensino que foca no aprendizado prático, os alunos trabalham em casos reais de mercado para desenvolverem suas habilidades.

Eles estão presentes em 6 países e possuem uma sede em São Paulo. Um curso imersivo de negócios, com duração de 3 dias, sai em média U$4.000 (dólares).

3. MAKE SCHOOL

Uma universidade de produtos! Na Make School, os alunos aprendem através do desenvolvimento de produtos de tecnologia reais, voltados a atenderem necessidades do mercado.

Essa foi a forma que os fundadores da escola encontraram para combater o problema da falta de engajamento dos alunos com o ensino tradicional, pois com projetos reais os alunos são capazes de ver o seu trabalho ganhando forma no mundo real e acompanham o seu progresso na prática, o que os deixa muito mais motivados com o processo de aprendizagem.

O foco da escola é em tecnologia, com objetivo de desenvolver nos alunos pensamento crítico e ensiná-los a programar para que sejam capazes de executar projetos de tecnologia.

Apesar da pegada mais tech, a primeira parte do curso é focada em psicologia, vendas e comunicação – verbal e escrita.  Isso porque essas competências ajudam os alunos a aprimorarem o pensamento crítico, habilidade fundamental para a boa tomada de decisões e consequentemente para o crescimento pessoal e profissional.

Estivemos no Vale do Silício com o fundador da Make School, Jeremy Rossman, e um dos grandes sonhos dele é que com a Make School as pessoas não tenham mais a necessidade de fazer faculdade.

4. DRAPER UNIVERSITYFundada em 2012 por Tim Draper, lendário investidor de empresas como Skype, Hotmail, Tesla, a Draper University é hoje uma das referências em ensino inovador. Com metodologia “mão na massa”, currículo inovador e com a liderança de Tim, os cursos da Draper reúnem jovens empreendedores, fundadores de startups, executivos e investidos em um mesmo ambiente.

Localizada no coração do Vale do Silício, a Draper University foi criada com o intuito de redefinir o ensino superior através do incentivo ao espírito empreendedor de seus estudantes, com uma experiência de imersão em aprendizado, conexão e crescimento. Na Draper, você irá aprender com os maiores empreendedores e inovadores do Vale, além de conhecer algumas das principais empresas e instituições acadêmicas do mundo.

5. CONQUERDesenvolvida no Vale do Silício, a Conquer desenvolve nos seus alunos habilidades que as instituições tradicionais não ensinam mas que são fundamentais para o crescimento pessoal e profissional, tais como criatividade, pensamento crítico, produtividade, comunicação, negociação entre outras.

A metodologia utilizada pela escola valoriza muito a prática, para que o aluno não fique só na teoria e aplique imediatamente os conhecimentos no seu dia-a-dia. Para isso, todas as aulas contém dinâmicas, “mão na massa” e, inclusive, gamification.

Um dos grandes pilares e diferenciais da Conquer, além da metodologia inovadora, é que os professores tem que obrigatoriamente possuir experiência prática naquilo que ensinam.

A escola está localizada em Curitiba. Para saber mais informações, clique aqui.