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5 dicas para ser um profissional mais influente

Você é o profissional influente que as empresas buscam hoje? Atualmente, o mundo corporativo está repleto de profissionais altamente qualificados, a maioria deles já arrancam com uma inegável habilidade técnica, […]
11 set, 2019
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Você é o profissional influente que as empresas buscam hoje?

Atualmente, o mundo corporativo está repleto de profissionais altamente qualificados, a maioria deles já arrancam com uma inegável habilidade técnica, um excelente currículo acadêmico e uma invejável bagagem empresarial. 

Nesse mar de genialidade, como você pensa que as grandes corporações diferenciam e consideram um candidato como sendo de alta performance? Sem sombra de dúvidas, elas focam nas chamadas “habilidades comportamentais”, o que inclui a capacidade de ser um profissional influente.

No início de carreira, a influência pode estar simplesmente vinculada a construir boas relações, no sentido de desencadear futuras oportunidades de emprego e negócio, como, por exemplo, a indicação a uma vaga estratégica ou até mesmo parcerias como fornecedores. 

Acontece que, com a maturidade profissional, a influência profissional vai ganhando corpo e se traduzindo muito mais do que um mero networking.

Então, atualmente, o que significa ser um profissional influente? Poderia resumir como sendo aquele que domina a teia reputacional, a qual inclui características como:

  • Boa interação com todas as pessoas do seu ambiente de trabalho
  • Capacidade de construir bons argumentos ao defender a sua posição ou ideias
  • Poder de persuasão ao se comunicar
  • Postura firme e, ao mesmo tempo, relacional em uma negociação

Ou seja, são atitudes que trazem resultados diferenciados à corporação. Afinal, este profissional influente consegue, de forma natural e madura, conduzir crises, gerir conflitos de negócio e interpessoais, ser um líder formador de opinião e deter maior capacitação à gestão de pessoas. Em resumo, exerce um papel estratégico junto a empresa, o que, consequentemente, reflete no seu sucesso. 

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Não restam dúvidas, portanto, que se tornar um profissional influente pode levar a sua carreira a patamares muito maiores do que restringir a sua atuação apenas a níveis técnicos. E mais: dominar o poder da influência amplia o seu espaço dentro do ambiente de trabalho, mas também torna você uma pessoa que inspira e que detém a admiração de muitos, muito além do âmbito profissional!

Por isso, e muito mais, é que apresentamos 5 dicas práticas para você se tornar um profissional mais influente:

1. Admiração e coerência

A admiração não é algo que se constrói tão somente com um currículo extenso e a chancela de instituições internacionais…. admiração vai muito além de onde você estudou

Hoje em dia, as pessoas desejam saber quem você é. Conhecer a pessoa por trás do negócio, da organização e aquela que se senta ao seu lado na mesa de negociação, acaba sendo fator fundamental para se tornar um profissional mais influente.

Afinal de contas, não há dúvidas que somos muito mais influenciados pelas pessoas que admiramos. E a admiração não apenas deve ser construída por meio de um fundamento de caráter, mas também só conseguirá ser mantida por tanto tempo caso exista coerência.

O que isso quer dizer em termos práticos? Que de nada vale um discurso bonito, caso não haja coerência de atitudes. Sabemos que da boca para fora podemos ser tudo, mas somente através de atitudes concretas que as pessoas vão crer naquilo que se diz, apoiando de olhos fechados a sua posição. 

Por isso, é essencial a um profissional influente transmitir com clareza seus valores e sua ética, assim como se fazer valer dos mesmos para endossar suas atitudes e decisões.

2. Personalidade agradável

De mãos dadas à admiração, encontramos no profissional influente a característica de uma pessoa com carisma, poder social e que sabe vender a sua imagem junto a pessoas. Isso significa que lidar com pessoas e fazer com que elas se sintam confortáveis na sua presença, torna maior as possibilidades de estarem abertas a ouvir e comprar suas ideias.

Ser influente é também ser bem relacionado. A colaboração é fator imprescindível ao mundo corporativo e, para isso, precisamos nos valer da interação com pessoas. Quanto maior a nossa capacidade de expressar de forma cativante, envolvente e ao mesmo tempo firme, nossos projetos e opiniões, maiores serão as chances de conquistar algo, afinal, não há quem resista a uma personalidade agradável.

Construir isso se resume a conhecer o outro e entrar no seu mundo. Busque conhecer as pessoas, fazendo perguntas sobre seus gostos, afinidades, projetos, etc., abrindo oportunidades para momentos de troca, como um almoço, café e até mesmo por meio de interação nas redes sociais. O ponto chave aqui é: um profissional influente não é apenas uma pessoa interessante, mas também interessada!

Desenvolver a habilidade de buscar pontos em comum com os outros te fará construir um laço relacional muito forte, que vai além de um relacionamento informal profissional. Quer dizer, passamos a fazer parte de um lado emocional da pessoa; o profissional influente sabe que esse laço é muito mais forte do que qualquer outro. Por isso: faça valer os seus relacionamentos.

3. Escuta empática

Para se tornar um profissional influente, é imprescindível que você seja uma pessoa disponível e acessível. Isso porque é através de uma relação de confiança que as pessoas se sentem confortáveis a ponto de abrir informações e detalhes relevantes, tanto pessoais como de uma eventual negociação.

Agora, muito mais do que construir uma relação por si só, o que faz um profissional sair à frente de tantos outros é cultivar a habilidade de ouvir de forma genuína. Isso significa escutar cuidadosamente, com interesse real, e extrair o que outro tem a dizer. Atualmente, o que mais vemos acontecer são pessoas com uma exímia capacidade de falar, mas pouquíssimas estão dispostas a ouvir e entender a real dor do outro. 

Muito mais que brilhantes ideias ou bons relacionamentos, o profissional influente é aquele que tem um comportamento que se destaca dos demais dentro de uma corporação.

4. Perguntas poderosas

O profissional influente tem o perfil de trazer soluções às empresas de maneira muito assertiva, mas, para isso, antes de propor qualquer solução, ele busca primeiramente investigar a situação e o real problema. Afinal, qualquer imposição de uma ideia que acarrete, por exemplo, em uma decisão precipitada, poderá trazer impactos negativos e diretos ao negócio, e mais, a sua própria carreira.

Por isso, em uma situação de crise, em que conversas difíceis e rodadas de negociação são exigidas de forma recorrente, fica evidente que um profissional influente terá as ferramentas necessárias para conduzir o caso de maneira não só eficiente, mas principalmente eficaz. A habilidade certeira para isso, dentre outras de negociação e vendas, é fazer perguntas poderosas.

Esse tipo de pergunta é aquela capaz de aprofundar os reais interesses das partes, evitando desperdícios de tempo e desgastes de relacionamento que podem colocar em xeque uma negociação. Perguntas abertas que geram a necessidade da outra parte analisar e quantificar o problema. Com as informações obtidas, você conseguirá desenhar a melhor estratégia para o negócio, reforçando a postura de um profissional influente e exemplar da corporação.

A programação neurolinguística é a técnica por trás dessa grande habilidade. Caso tenha curiosidade em se aprofundar ainda mais no tema, é só dar uma olhada neste artigo.

5. Argumentos assertivos

Outro ponto que faz o profissional influente disparar rumo ao sucesso é a sua capacidade argumentativa. Todo mundo sabe que insistir está muito distante da habilidade de persuadir. Ou seja, a imposição de um ponto de vista, sem qualquer fundamento por trás, pode acabar repelindo as pessoas e não fazendo com que elas escutem, tampouco compreendam e mudem de opinião.

Isso significa dizer que influenciar é também conhecer os tipos de argumentos que têm um maior poder convencimento em uma conversa e negociação. Apresentar dados de mercado e estatísticas, demonstrar os riscos por meio de casos análogos (Ex.: benchmark, jurisprudência) e até mesmo fundamentar a sua opinião através de órgãos oficiais (Ex.: tabela FIPE em uma negociação de automóvel), são formas de legitimar ainda mais a sua argumentação e aumentar o seu poder de convencimento

Se você gostou de ir além do ambiente corporativo e quer explorar o universo de persuasão e influência nas negociações, conheça as melhores técnicas de negociação e saiba como utilizá-las.

E você, está pronto para alcançar voos mais altos?

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