Todo início de ano é a mesma história, as pessoas fazem promessas de emagrecer, fazer novas dietas, comer melhor, começar exercícios físicos, dormir 8 horas por dia, se organizar mais... Tudo para ter uma vida mais saudável.

Mas você sabia que hábitos saudáveis influenciam muito mais do que apenas a estética do seu corpo e a sua saúde? Os benefícios englobam também a melhora do seu desempenho profissional, sua produtividade e os seus resultados no trabalho.

E quando se fala em saúde, provavelmente um dos primeiros tópicos que vêm a sua mente é a alimentação.

Antes de tudo, queria te dizer que sou nutricionista, atendo os mais variados tipos de pessoas, e sei o quanto pode ser difícil ter uma refeição balanceada nos dias de hoje. Ou até mesmo entender o que faz bem e o que não faz.

Um dia o ovo aumenta o colesterol e no outro não aumenta mais. Numa hora o café é ótimo, na outra o vilão da dieta…

Pois bem, tenho uma notícia para te dar: nutrição não é uma ciência exata. As pesquisas evoluem, novos estudos surgem, o solo se modifica, a comida que os animais consomem também se modifica.

Mas além da alimentação, existem outros fatores que podem melhorar a sua qualidade de vida. O seu humor em um dia de trabalho, por exemplo, pode depender completamente da sua noite de sono. Quem nunca se sentiu sem paciência por não ter descansado direito na noite anterior?

Além disso, a prática de exercícios físicos aumenta a sua resistência. Isso não quer dizer apenas que você vai conseguir correr distâncias maiores sem se sentir cansado, também quer dizer que o seu trabalho vai render mais, porque você terá uma disposição maior. Entende como tudo está ligado?

Buscar uma vida mais saudável pode trazer inúmeras vantagens, mas é importante sempre lembrar que você é diferente das outras pessoas, então, nem sempre o que funciona para alguém é o que vai funcionar pra você.

Teste e experimente... descubra aquilo que faz bem para VOCÊ!

Mas há algumas dicas que ajudam qualquer pessoa e hoje vou mostrar pra você 5 dicas simples para te ajudar a dar um pontapé inicial para uma vida mais saudável:

1.   BEBA ÁGUA

Parece básico, não é mesmo? Mas quantos copos de água você tomou hoje?

Coloque uma coisa na sua cabeça: você precisa beber água.

Seus rins, músculos e todos os outros órgãos do seu corpo precisam de água para que reações químicas do seu metabolismo aconteçam de forma correta e você não seja prejudicado com dores de cabeça, perda no desempenho físico e até mesmo intelectual.

2.   DESEMBALE MENOS, DESCASQUE MAIS

Corra dos industrializados!

Consumir esse tipo de produto parece uma escolha prática, não é mesmo? Porém, toda essa praticidade tem um preço e, nesse caso, quem paga por isso é a sua saúde.

Um dos principais ingredientes utilizados pela indústria alimentícia para esse tipo de alimento é o açúcar. O açúcar é o principal responsável por elevar as taxas de glicose sanguínea e fazer com que ocorram altos picos de insulina.

A insulina capta o açúcar em excesso no sangue e o armazena em forma de gordura. O resultado disso é o ganho de peso, que resulta principalmente em obesidade e diabetes.

Tire um tempinho na semana e prepare suas próprias marmitas. Invista em você. Use e abuse de temperos naturais, afinal, a natureza está aí para ser nossa aliada.

3.   AUMENTE O CONSUMO DE FIBRAS

As fibras também são alimentos essenciais que ajudam a regular o intestino e o mantém saciado por um longo período, evitando que na próxima refeição você coma “o que ver pela frente”.

Por essa razão, comece a incluir cereais, grãos, frutas com casca e legumes na sua alimentação. Além disso, os carboidratos são importantes para que você consiga ter uma alimentação saudável, por isso não devem ser eliminados.

Dica de Ouro: Fibra + água = Intestino saudável.

4.   ESQUEÇA A ACADEMIA

Espera, vou te explicar.

Faz tempo que você só paga academia e mal consegue aparecer? Entra ano, sai ano e você ainda se sente culpado por não conseguir fazer mais de 3 meses?

Nada contra a academia, pelo contrário, eu adoro. Mas se você se identifica com essa situação acima, talvez essa atividade física não seja a melhor pra você. Quem sabe procurar algo diferente ou até mesmo “alternativo”?

Seja escalada, wakeboard, dança, circo ou até mesmo Curling (rs), busque algo que te motive a sair do sofá e viver uma vida mais feliz e em constante movimento.

5.   PROCURE AJUDA DE UM NUTRICIONISTA FUNCIONAL

Seguir a nova dieta da moda, da “deusa fitness do Instagram” ou a dieta que a nutricionista passou para um amigo só vai te levar à frustração e a um possível estresse emocional.

Cada pessoa tem uma necessidade específica, cada pessoa tem um organismo e é isso que nos torna especiais nesse mundão.

Procure ajuda de um profissional qualificado e que vai te ouvir com atenção e traçar a melhor estratégia para o seu caso.

Seus hábitos afetam diretamente seu corpo e seu desempenho, por isso é importante buscar uma vida saudável se você quiser atingir os seus melhores resultados.

Comece aos poucos, beba um copo d’água quando não estiver conseguindo realizar uma tarefa, troque os doces por frutas nos intervalos do trabalho, troque o elevador pela escada, levante e dê uma volta quando sentir que não está conseguindo ter novas ideias para o seu projeto.

Se você parar de adiar e começar agora, logo vai começar a sentir a diferença na sua disposição e no seu desempenho. Para te ajudar, aqui tem um artigo que escreve sobre 6 hábitos alimentares que vão aumentar a sua produtividade.

Descubra o que faz bem para você e corra atrás disso!

Artigo escrito pela nutricionista Patrícia Soneh | CRN8-5626

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