5 dicas de produtividade para alcançar suas metas

O mundo nunca fica tão cheio de pessoas produtivas e comprometidas como na virada do ano. Você olha em volta e está todo mundo listando as suas metas para o […]
01 ago, 2019
Reading time 6 minutos de leitura

O mundo nunca fica tão cheio de pessoas produtivas e comprometidas como na virada do ano.

Você olha em volta e está todo mundo listando as suas metas para o novo ano, os profissionais e as empresas definindo metas e indicadores para o próximo ciclo… bom seria se todas essas metas saíssem do papel. 

Mas o que geralmente acontece é que, passam dias, meses, chega a metade do ano e as pessoas de repente se dão conta de que não executaram nem metade do que tinham proposto.

Falta boa vontade? É claro que não. 

Muitas vezes a rotina acaba tomando conta e nem percebemos que estamos desviando o nosso foco do objetivo maior, das coisas que realmente importam. 

É muito fácil isso acontecer: especialmente porque quando estamos muito ocupados, temos a falsa impressão de estarmos sendo produtivos! 

Mas não se desespere, ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo. 

Listamos 5 dicas de produtividade para alcançar suas metas no segundo semestre – sem enrolação nem 99 dicas milagrosas, essas são dicas simples e práticas para você partir para a ação agora mesmo!

1. Revise ou defina as suas metas macro

Se você já teve o trabalho de definir as suas metas ou as da sua equipe no início do ano, neste momento é crucial parar algum tempo para refletir, se fazer algumas perguntas – e, ainda mais importante, respondê-las com sinceridade:

  • Como estão as suas metas? Quais metas foram vencidas, estão parcialmente atingidas ou não saíram do lugar?

  • Se continuar seguindo as mesmas estratégias e a mesma rotina do primeiro semestre, você atingirá  todas as suas metas até o final do ano?

  • Alguma dessas metas vai precisar ser replanejada (mudanças de prazos, data de entrega, investimento, quantidade de pessoas envolvidas)?

  • Quais ações você poderia tomar para acelerar esse resultado?

É essencial que você seja honesto e realista ao responder essas perguntas. Sabe por que? 

Se você tinha 20 metas no início do ano e cumpriu 2 delas até agora, é muito provável que não consiga cumprir as outras 18 em apenas um semestre – a não ser que consiga replanejar os prazos internos, o investimento ou as pessoas envolvidas com essas entregas.

No final das contas, além de não entregar o que foi proposto, você pode acabar sobrecarregado – e isso prejudica a sua produtividade!

Por isso, é importante revisar e replanejar as suas metas com regularidade, mantendo o foco nos resultados esperados. E se você não definiu as suas metas neste ano, tire agora um tempo para se planejar. Lembrando sempre que as metas devem ser possíveis – mas desafiadoras!

2. Priorize as suas tarefas

Essa é uma das dicas de produtividade mais importantes: priorize suas atividades. Entre as metas que você definiu depois de uma revisão cuidadosa:

  • Quais têm um impacto mais imediato? 

  • Quais delas têm prazos mais e menos flexíveis?

  • Existem outras pessoas ou entregas da empresa que dependem desses resultados? 

Essas perguntas servem para te ajudar a definir prioridades na sua rotina. Se você tem claras as suas prioridades, fica mais fácil dizer não para as atividades e os hábitos que roubam a sua produtividade.

3. Planeje as suas próximas semanas

Já sabe onde quer chegar e o que precisa fazer primeiro? Ótimo! 

Chegou a hora de quebrar essas grandes metas em ações para o dia a dia. Você pode seguir uma lógica reversa: para chegar no final do ano com todas as suas metas batidas, quais são os passos e prazos que você precisa cumprir até lá?

Comece agora: pegue todas essas ações macro e quebre em tarefas semanais ou diárias. Não precisa planejar em detalhes o seu semestre inteiro, mas é importante ter visibilidade de quais serão as prioridades e entregas de valor das próximas semanas.

Planeje também alguns checkpoints no caminho para avaliar se o seu esforço está sendo dirigido para o atingimento das suas metas principais ou desperdiçado em atividades que não geram valor.

Com certeza você não quer esperar até o final do ano para descobrir que não estava no caminho certo.

4. Parta para a ação!

Metas e prioridades definidas, planejamento realizado… Chegou a hora de partir para a ação! 

Mas antes, eu preciso entrar em uma reunião, deixa só eu responder uma mensagem no WhatsApp, pegar um cafézinho…

É muito fácil esquecer das suas metas enquanto você está na correria do dia a dia. Aqui estão algumas recomendações para você manter o foco e ter uma rotina mais produtiva:

Faça uma coisa de cada vez

Multitasking deixou de ser sinônimo de produtividade há muito tempo. A verdade é que as entregas têm muito mais qualidade quando conseguimos manter o foco total em uma única tarefa. Melhor ainda quando entramos em estado de flow – aquele estado em que você está tão envolvido com uma atividade que se esquece de todo o resto. 

Para melhorar sua produtividade, fuja das distrações e dedique a sua atenção total à atividade que está realizando naquele momento.

Uma dica para começar a exercitar o seu foco é a Técnica Pomodoro. Saiba mais sobre ela neste outro post

Trabalhe – e descanse! – conscientemente

Ninguém consegue manter o foco total por um dia inteiro. Todos nós precisamos de momentos de descanso. O importante é fazer as duas coisas com intenção e propósito

Por exemplo: Durante a produção deste texto, eu escolhi conscientemente abrir o Instagram e navegar pelos stories dos meus amigos, porque precisava limpar meus pensamentos.

E como isso é diferente de simplesmente perder tempo navegando nas redes sociais? Ao fazer escolhas conscientes, você passa a valorizar o peso de cada decisão e assume o controle sobre o seu tempo.

Comprometa-se publicamente com as suas metas

Precisa de um empurrãozinho extra para atingir as suas metas? Comprometa-se publicamente. Vale dividir com os colegas de trabalho, contar para a sua família, colocar na parede ou em um lugar mais visível… 

O fato é que tendemos a entregar resultados mais rápido e com mais qualidade quando criamos uma expectativa sobre eles. Você não vai querer decepcionar a sua família, não é mesmo?

5. Encontre um sistema de organização que funcione para você

Agora que você já (1) revisou, (2) priorizou, (3) planejou e (4) partiu para a ação para fazer as suas metas acontecerem, o resultado é garantido, certo? Nos primeiros dias, talvez… mas se você não tiver um bom sistema de organização para gerenciar suas tarefas e prioridades, possivelmente vai ser tragado pela rotina mais uma vez.

Então, vou te apresentar o melhor sistema de organização que existe: aquele que funciona para você!

Tem gente que gosta de anotar tudo em papel e caneta. Tem quem prefira a agenda do e-mail, ou algum dos milhares de aplicativos para ser mais produtivo! O único segredo aqui é encontrar o sistema que funciona melhor para você – e manter tudo registrado. 

Desenvolver este hábito te ajuda a ser mais organizado, não perder as prioridades de vista e se tornar cada vez mais produtivo.

Conheça a Conquer In Company

Somos a Conquer In Company, unidade de negócio da Escola Conquer voltada para empresas, e oferecemos treinamentos corporativos de soft skills, inovação e muitos outros para líderes e times.

Nossos objetivos principais são transformar a educação corporativa do Brasil, mudar comportamentos, gerar resultados e preparar empresas pro agora. Afinal, somos de empresa para empresa, mas principalmente somos de pessoas para pessoas.

Se você possui um desafio específico em Produtividade na sua equipe ou quer entender como nossas soluções educacionais se encaixam no seu negócio, converse com nosso time de especialistas em educação.

O que você achou disso?

Média da classificação 4.3 / 5. 9

Carreira Soft Skills