O mundo nunca fica tão cheio de pessoas produtivas e comprometidas como na virada do ano. Você olha em volta e está todo mundo listando as suas metas para o novo ano, os profissionais e as empresas definindo metas e indicadores para o próximo ciclo… bom seria se todas essas metas saíssem do papel. 

Mas o que geralmente acontece é que, passam dias, meses, chega a metade do ano e as pessoas de repente se dão conta de que não executaram nem metade do que tinham proposto.

Falta boa vontade? É claro que não. 

Muitas vezes a rotina acaba tomando conta e nem percebemos que estamos desviando o nosso foco do objetivo maior, das coisas que realmente importam. 

É muito fácil isso acontecer: especialmente porque quando estamos muito ocupados, temos a falsa impressão de estarmos sendo produtivos

Mas não se desespere, ainda dá tempo de correr atrás do prejuízo e fazer de 2019 um ano épico. 

Listamos 5 dicas de produtividade para alcançar suas metas no segundo semestre - sem enrolação nem 99 dicas milagrosas, essas são dicas simples e práticas para você partir para a ação agora mesmo!

1. Revise ou defina as suas metas macro

Se você já teve o trabalho de definir as suas metas ou as da sua equipe no início do ano, neste momento é crucial parar algum tempo para refletir, se fazer algumas perguntas - e, ainda mais importante, respondê-las com sinceridade:

  • Como estão as suas metas? Quais metas foram vencidas, estão parcialmente atingidas ou não saíram do lugar?
  • Se continuar seguindo as mesmas estratégias e a mesma rotina do primeiro semestre, você atingirá  todas as suas metas até o final do ano?
  • Alguma dessas metas vai precisar ser replanejada (mudanças de prazos, data de entrega, investimento, quantidade de pessoas envolvidas)?
  • Quais ações você poderia tomar para acelerar esse resultado?

É essencial que você seja honesto e realista ao responder essas perguntas. Sabe por que? 

Se você tinha 20 metas no início do ano e cumpriu 2 delas até agora, é muito provável que não consiga cumprir as outras 18 em apenas um semestre - a não ser que consiga replanejar os prazos internos, o investimento ou as pessoas envolvidas com essas entregas.

No final das contas, além de não entregar o que foi proposto, você pode acabar sobrecarregado - e isso prejudica a sua produtividade!

Por isso, é importante revisar e replanejar as suas metas com regularidade, mantendo o foco nos resultados esperados. E se você não definiu as suas metas neste ano, tire agora um tempo para se planejar. Lembrando sempre que as metas devem ser possíveis - mas desafiadoras!

2. Priorize as suas tarefas

Essa é uma das dicas de produtividade mais importantes: priorize suas atividades. Entre as metas que você definiu depois de uma revisão cuidadosa:

  • Quais têm um impacto mais imediato? 
  • Quais delas têm prazos mais e menos flexíveis?
  • Existem outras pessoas ou entregas da empresa que dependem desses resultados? 

Essas perguntas servem para te ajudar a definir prioridades na sua rotina. Se você tem claras as suas prioridades, fica mais fácil dizer não para as atividades e os hábitos que roubam a sua produtividade.

3. Planeje as suas próximas semanas

Já sabe onde quer chegar e o que precisa fazer primeiro? Ótimo! 

Chegou a hora de quebrar essas grandes metas em ações para o dia a dia. Você pode seguir uma lógica reversa: para chegar no final do ano com todas as suas metas batidas, quais são os passos e prazos que você precisa cumprir até lá?

Comece agora: pegue todas essas ações macro e quebre em tarefas semanais ou diárias. Não precisa planejar em detalhes o seu semestre inteiro, mas é importante ter visibilidade de quais serão as prioridades e entregas de valor das próximas semanas.

Planeje também alguns checkpoints no caminho para avaliar se o seu esforço está sendo dirigido para o atingimento das suas metas principais ou desperdiçado em atividades que não geram valor.

Com certeza você não quer esperar até o final do ano para descobrir que não estava no caminho certo.

4. Parta para a ação!

Metas e prioridades definidas, planejamento realizado… Chegou a hora de partir para a ação! 

Mas antes, eu preciso entrar em uma reunião, deixa só eu responder uma mensagem no WhatsApp, pegar um cafézinho…

É muito fácil esquecer das suas metas enquanto você está na correria do dia a dia. Aqui estão algumas recomendações para você manter o foco e ter uma rotina mais produtiva:

>> Faça uma coisa de cada vez

Multitasking deixou de ser sinônimo de produtividade há muito tempo. A verdade é que as entregas têm muito mais qualidade quando conseguimos manter o foco total em uma única tarefa. Melhor ainda quando entramos em estado de flow - aquele estado em que você está tão envolvido com uma atividade que se esquece de todo o resto. 

Para melhorar sua produtividade, fuja das distrações e dedique a sua atenção total à atividade que está realizando naquele momento.

Uma dica para começar a exercitar o seu foco é a Técnica Pomodoro. Saiba mais sobre ela neste outro post

>> Trabalhe - e descanse! - com propósito

Ninguém consegue manter o foco total por um dia inteiro. Todos nós precisamos de momentos de descanso. O importante é fazer as duas coisas com intenção e propósito

Por exemplo: Durante a produção deste texto, eu escolhi conscientemente abrir o Instagram e navegar pelos stories dos meus amigos, porque precisava limpar meus pensamentos.

E como isso é diferente de simplesmente perder tempo navegando nas redes sociais? Ao fazer escolhas conscientes, você passa a valorizar o peso de cada decisão e assume o controle sobre o seu tempo.

>> Comprometa-se publicamente com as suas metas

Precisa de um empurrãozinho extra para atingir as suas metas? Comprometa-se publicamente. Vale dividir com os colegas de trabalho, contar para a sua família, colocar na parede ou em um lugar mais visível… 

O fato é que tendemos a entregar resultados mais rápido e com mais qualidade quando criamos uma expectativa sobre eles. Você não vai querer decepcionar a sua família, não é mesmo?

Quer aprender a ser um profissional de alta performance com professores do mercado e receber as melhores dicas de produtividade? Inscreva-se no nosso curso!

5. Encontre um sistema de organização que funcione para você

Agora que você já (1) revisou, (2) priorizou, (3) planejou e (4) partiu para a ação para fazer as suas metas acontecerem, o resultado é garantido, certo? Nos primeiros dias, talvez… mas se você não tiver um bom sistema de organização para gerenciar suas tarefas e prioridades, possivelmente vai ser tragado pela rotina mais uma vez.

Então, vou te apresentar o melhor sistema de organização que existe: aquele que funciona para você!

Tem gente que gosta de anotar tudo em papel e caneta. Tem quem prefira a agenda do e-mail, ou algum dos milhares de aplicativos para ser mais produtivo! O único segredo aqui é encontrar o sistema que funciona melhor para você - e manter tudo registrado. 

Desenvolver este hábito te ajuda a ser mais organizado, não perder as prioridades de vista e se tornar cada vez mais produtivo.

Se precisar de algumas dicas de aplicativos para ser mais produtivo, temos um vídeo sobre este assunto. Olha só:

Quer se tornar mais focado e produtivo no trabalho? Inscreva-se no curso Alta Performance da Conquer e acelere o seu crescimento profissional!