Nenhum líder nasce pronto. Assim como outras habilidades, é possível desenvolver as características de um líder para praticar uma boa liderança. Por isso, se você quer ser um bom líder, é preciso trabalhar as habilidades específicas da liderança, mas também características pessoais.

Antes de mais nada, é importante lembrar que o papel do líder mudou. Se a imagem que você tem de um líder é de uma pessoa rígida, séria e temida pelo time, então precisamos conversar. 

O líder da Nova Economia tem uma função agregadora, empática e que busca trabalhar em conjunto com equipe para alcançar os objetivos da empresa. Todas essas são características de um líder que contribui para um bom clima organizacional.

E o que muda na prática?

Essa nova forma de liderar, com maior proximidade, faz com que o líder consiga reconhecer os pontos fortes e identificar os pontos de melhoria. Assim, ele pode  trabalhar no desenvolvimento de sua equipe. 

Um líder é alguém que se dispõe a trabalhar pelo time, que inspira e engaja aqueles que estão ao seu redor. Aliás, você pode ter o comportamento de um líder mesmo sem estar no comando de uma equipe. Inclusive, essa é uma das características de liderança que pode fazer com que você se destaque no seu trabalho.

Por isso, mesmo que você ainda não tenha se tornado um líder vale a pena acompanhar esse guia completo. Neste post, listamos tudo o que você precisa saber sobre uma boa liderança. Bora lá?

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Por que uma boa liderança de equipe é importante?

A verdade é que liderar nunca foi uma tarefa simples, ainda mais em um cenário em que a única constante é a mudança. Afinal, indicar o caminho a ser seguido quando o próprio caminho está mudando é um verdadeiro desafio.

E é por isso que os grandes líderes são tão importantes para a sua equipe. Eles são os responsáveis por preparar seu time para alcançar as metas e criar o espaço propício para o trabalho. Assim, ao se criar uma relação de confiança, o time se desenvolve e caminha junto na direção indicada.

Vamos a um exemplo

Quer ver a importância do papel do líder? Imagine o seguinte cenário: os profissionais da sua equipe são extremamente capacitados e têm alto desempenho. Mas existem muitos problemas com a sua liderança. 

Isso vai impactar diretamente na produtividade do time e na qualidade dos trabalhos realizados. Pois a equipe pode não fazer todas as entregas necessárias e no prazo estipulado. Como resultado, há um verdadeiro desperdício de todo o talento e habilidades de todos da sua equipe, não acha?

Engajamento do time

O líder ainda exerce grande influência no engajamento dos colaboradores. Para se ter ideia, oito em cada dez profissionais pedem demissão por causa de seu líder. É o que aponta uma pesquisa da consultoria de recrutamento Michael Page.

liderança e engajamento

O que é liderança e quais são as principais características de um líder?

O bom líder é aquele que desenvolve as pessoas. Portanto, ele faz com que elas atinjam resultados e alcancem objetivos que elas não conseguiriam fazer sozinhas. Ou demorariam muito mais para isso.

Nesse sentido, os impactos de uma boa liderança vão além de bons resultados e metas batidas ao final do mês. O bom líder engaja seu time e garante uma gestão humanizada. Além disso, é embaixador da cultura organizacional, toma decisões de maneira racional e baseada em dados e tem a competência da ambidestria.

Em um cenário de constante transformação, os líderes que almejam essas competências precisam se adaptar constantemente para garantir eficiência. E, como já citamos, a liderança não é um dom, mas algo que pode ser desenvolvido.

Com novas tecnologias, ferramentas e diferentes gerações trabalhando em conjunto, o desafio de liderar se torna ainda maior. Por isso, é fundamental que o bom líder conheça seus pontos fortes e suas grandes oportunidades de desenvolvimento.

Quais são as principais características de um líder

Habilidades técnicas são importantes para um líder. Elas podem (e devem!) ser desenvolvidas constantemente. Mas existem outras atitudes e comportamentos do líder que fazem toda a diferença.

Conheça 5 características de um líder eficaz, que são comuns em lideranças de destaque:

1) Estimular o trabalho em equipe

É fundamental que o líder saiba, antes de tudo, que ele não possui todo o conhecimento do mundo. Por isso, é seu trabalho estimular a equipe a pensar nas melhores soluções em conjunto. 

Dessa forma, o líder também mostra sua vulnerabilidade, ao saber pedir ajuda por reconhecer que não pode fazer tudo sozinho.

2) Liderar com empatia

Uma das mais importantes características de um líder transformador é saber se colocar no lugar da sua equipe. Portanto, alinhar expectativas e reconhecer os limites de cada um é essencial para manter uma boa relação entre líderes e liderados

Assim, será possível entender como o time funciona e quais as melhores estratégias de motivação e engajamento.

3) Reconhecer os méritos

Com tantas demandas e projetos acontecendo ao mesmo tempo, muitas vezes os líderes se esquecem de reconhecer o trabalho da equipe. Uma das características de um líder bem sucedido é saber motivar sua equipe. Por isso, o reconhecimento de um bom trabalho garante a satisfação profissional do time.

4) Oferecer feedbacks com frequência

Uma das melhores estratégias para garantir um bom trabalho é o feedback. Essas reuniões periódicas podem ser feitas com todo o time ou de forma individual. 

Durante a conversa com o time, o líder poderá entender o andamento dos projetos e os processos que deram certo ou não. Além disso, pode estipular as próximas metas. 

Já nas reuniões individuais, o líder conseguirá perceber a evolução do desempenho de cada um de seus liderados. Assim, será possível fazer uma análise personalizada e um alinhamento de expectativas de acordo com cada membro da equipe.

5) Ser racional em suas decisões

É papel de um grande líder saber planejar estratégias e olhar de forma ampla para os processos. Para isso, ele precisa ser racional em suas decisões, optando por aquilo que será melhor para a empresa e a equipe. 

Com o objetivo de embasar suas decisões, um bom líder está sempre atualizado sobre o mercado e a sua área de atuação. Assim, com dados e fatos, é possível tomar decisões muito mais consistentes.

Diferenças entre líder e chefe

O líder e o chefe só têm uma coisa em comum: a posição na hierarquia. Se por um lado, o líder busca colaboração, motivação e desenvolvimento da equipe. Por outro, o chefe é aquele que toma as decisões por si só, não tem empatia e apenas impõe ordens

Em resumo, entre as características de um chefe, está a autoridade, a falta de orientação aos colaboradores e a incapacidade de ouvir. 

Aliás, esta última característica é uma das mais perigosas. Profissionais que são ouvidos têm quatro vezes mais probabilidade de se sentirem capacitados para fazer seu melhor no trabalho. Os dados são de uma pesquisa da Salesforce.

diferença entre lider e chefe

Outras características negativas de um líder incluem centralizar demandas e não dar autonomia ao time. Esse perfil está relacionado ao que chamamos de líder herói, como explicamos com detalhes neste post.

O que é preciso para ser um grande líder

Em um TED Talk, Roselinde Torres, compartilhou 3 perguntas fundamentais que os líderes devem se fazer para saberem como liderar no século XXI. Ela é sócia e diretora geral da Boston Consulting Group, empresa de consultoria empresarial. Vale muito a pena assistir:

A importância do desenvolvimento de liderança

Além dessas características de um líder bem sucedido, a função exige disposição e trabalho duro. Assim, o aperfeiçoamento constante é essencial para buscar o crescimento pessoal e da sua equipe. Isso vale para quem deseja alcançar uma posição de liderança, bem como para líderes que desejam se destacar.

Quer fazer uma avaliação sobre a sua liderança? Identifique os seus pontos fortes e os aspectos que você pode desenvolver neste diagnóstico de liderança.

Preparamos a avaliação a partir dos 4 pilares da boa liderança. Isso inclui: formação de equipe e engajamento; gestão e desenvolvimento de pessoas; gestão para resultados e gestão de negócios e inovação.

Quero mais: livros sobre liderança

Conforme citamos anteriormente, profissionais que ocupam cargos de liderança devem buscar atualização e conhecimento de forma constante. E ler pode ser uma ótima alternativa para você agregar valor para si e para a sua equipe. Por isso, separamos 4 livros que também trazem características importantes para uma boa liderança. 

Liderança: a inteligência emocional na formação do líder de sucesso 

Daniel Goleman, autor que popularizou o termo Inteligência Emocional, reuniu neste livro suas melhores publicações. São textos veiculados na Harvard Business Review e outras publicações relacionadas a negócios. 

Goleman afirma na obra que “quanto mais se sobe em uma organização, maior a importância da Inteligência Emocional para distinguir os líderes eficazes”.

No livro, você confere reflexões sobre os impactos da inteligência emocional na construção de relações dentro das organizações e nos resultados das empresas. Por isso, o livro é indicado para líderes focados em inovação e excelência na gestão.

Comece pelo porquê

Entender o propósito é uma maneira de assegurar que o seu trabalho seja inspirador e genuíno para as pessoas. No livro Comece Pelo Porquê, Simon Sinek explica como grandes lideranças pensam, agem e se comunicam. Além disso, ele conta como o trabalho guiado pelo propósito se torna um diferencial para um profissional.

O livro também aborda o Golden Circle. O modelo que, mesmo simples, é uma ferramenta importante para o exercício de se tornar um líder cada vez mais inspirador.

A essência do líder

Um dos principais nomes sobre liderança segundo a revista Forbes, Warren Bennis, reuniu os principais insights sobre o que forma uma boa liderança. Esses insights surgiram das entrevistas que fez com diversos líderes de destaque e de vários setores.

Assim como citamos neste artigo, Bennis acredita que a liderança não é uma habilidade inata. Mas que os bons líderes se desenvolvem e estão constantemente em formação.

O que precisamos saber sobre liderança?

Desde sua primeira edição, em 1987, foram vendidas quase 2 milhões de cópias no mundo e foi traduzido em 22 idiomas. Neste livro de James M. Kouzes e Barry Z. Posner, você vai conhecer lições e princípios de liderança que dão suporte a gestores.

O livro, escrito por dois dos maiores especialistas em liderança, é leitura obrigatória para líderes. Especialmente para aqueles que querem pensar, decidir e agir com mais eficiência e, assim, se destacar profissionalmente.

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