4 dicas de como se preparar para uma apresentação online

Apresentações no geral demandam preparo e treinamento para garantir um bom resultado. Muito se fala sobre como garantir uma boa performance durante uma apresentação, no entanto, alguns fatores relevantes sobre […]
14 ago, 2020

Apresentações no geral demandam preparo e treinamento para garantir um bom resultado. Muito se fala sobre como garantir uma boa performance durante uma apresentação, no entanto, alguns fatores relevantes sobre a preparação prévia acabam sendo deixados de lado. E, quando se trata de apresentações online, alguns pontos precisam de uma atenção extra.

Estamos vivendo um momento em que a maioria das pessoas passou a trabalhar remotamente. Para muitas empresas, essa mudança significou uma adaptação de tudo o que entendiam como formas de trabalho. Reuniões são realizadas apenas por videochamadas, o acompanhamento de projetos é feito por aplicativos e plataformas compartilhadas e a confiança no trabalho em equipe foi elevada a um novo patamar.

Essa adaptação também afetou as apresentações. O que antes podia ser feito em uma sala com um grupo de pessoas agora se limita a engajar pessoas em diferentes ambientes, apenas projetando a sua tela do computador para elas. Com essas limitações, é preciso cuidado redobrado com deslizes que podem atrapalhar sua performance e tirar o foco de quem está assistindo.

Neste artigo, reunimos 4 dicas de como se preparar para uma apresentação online e garantir que o seu trabalho seja bem sucedido.

1) Conheça a plataforma em que será feita a apresentação

Nada mais desgastante para você e para o seu público do que deixar para descobrir, na hora da apresentação, como colocar seus slides na tela, ligar o seu microfone ou sua câmera. Pode parecer um passo simples e, caso seja uma apresentação para a sua equipe, talvez não seja um problema.

Mas imagine passar por isso durante uma apresentação para clientes de um projeto importante ou durante uma palestra que você esteja dando para pessoas que admiram seu trabalho. A reputação é construída desde os pequenos detalhes, por isso é melhor se prevenir. E isso não leva muito tempo.

Antes da apresentação, abra a plataforma que será utilizada, procure as ferramentas que você vai precisar e confira se nenhum botão ficará em cima das informações incluídas nos seus slides, impossibilitando que o público leia ou veja algo importante.

Para testar a câmera e o microfone, você pode pedir para alguém (pode ser um colega de trabalho) entrar na chamada online com você e, nesse momento, aproveite para verificar se a conexão com a internet está boa. Esses testes iniciais já vão te ajudar a evitar possíveis imprevistos e transtornos durante a apresentação.

2) Prepare o ambiente ao seu redor

Você já deve ter visto na internet e até na televisão aqueles vídeos que viralizaram porque alguém estava dando uma entrevista ou fazendo uma reunião por videochamada e foi interrompido pelas crianças correndo para pedir atenção, pessoas aparecendo atrás ou cachorros latindo no fundo

É engraçado, sem dúvidas, mas se você não quiser passar por isso, não esqueça de preparar o ambiente de onde você fará a sua apresentação.

Essa preparação inclui desde organizar sua mesa para não correr o risco de derrubar nada durante a apresentação até escolher um fundo neutro que não distraia o público, além de avisar as pessoas em casa que você estará ocupado durante o período e não poderá ser interrompido.

3) Um olhar diz tudo

Quando você faz uma apresentação presencial, é importante se manter consciente sobre sua linguagem corporal para transmitir confiança e domínio do conteúdo. Isso também acontece nas apresentações online.

Apesar de você se limitar ao que aparece na câmera do computador, ainda assim precisa ficar atento aos movimentos com as mãos, expressões faciais e até o seu enquadramento na tela

Durante a apresentação, procure não fazer gestos excessivos com as mãos, nem ficar arrumando o cabelo ou apoiando a cabeça com o cotovelo sobre a mesa. Esses comportamentos podem passar a ideia de que você está nervoso, despreparado ou até entediado.

E lembre-se de que, mesmo quando a sua apresentação estiver ocupando a tela maior na plataforma, ainda é possível te ver pela câmera, por isso, fique atento às expressões faciais e às reações a perguntas

4) Saiba usar a sua voz

Um fator que já é importante em apresentações presenciais e ganha um papel ainda mais essencial no formato online é a sua fala.

Por isso, é o seu discurso que vai trazer dinamismo para a apresentação. Pratique suas falas para não gaguejar ou acabar esquecendo o que ia dizer, construa um discurso com storytelling para engajar o público ao longo de toda a apresentação e treine a sua dicção.

Poucos falam sobre esse último item, mas a dicção é fundamental para transmitir sua mensagem de forma clara e eficiente. Falar rápido demais pode fazer com que algumas palavras saiam distorcidas e, se alguém não entender o que você disse, isso pode prejudicar a compreensão do conteúdo que você está apresentando.

Agora que você tem sua apresentação pronta e essas 4 dicas para te ajudar a se preparar, metade do caminho já está feito. É hora do show!E, se você quer continuar desenvolvendo para criar apresentações de alto impacto, conheça o Coragem, curso de oratória da Conquer.

Você vai aprender na prática as melhores técnicas para falar bem em público (mesmo no formato online), controlar o nervosismo, usar a entonação, os gestos, o tom de voz e a postura correta, para realizar uma apresentação memorável.