3 ferramentas para formar uma equipe de alta performance

Mais do que apenas um grupo de pessoas trabalhando na mesma empresa, uma equipe de alta performance compartilha o mesmo propósito, os mesmos objetivos e a mesma visão. Em qualquer […]
09 jan, 2020

Em qualquer negócio, é essencial ter um time composto por profissionais que, individualmente, possuem habilidades e competências específicas. No entanto, se esses profissionais não souberem trabalhar em equipe, o rendimento e os resultados da empresa ficarão estagnados.

Para a 4ª Revolução Industrial, que já é uma realidade atualmente, o Fórum Econômico Mundial listou as 10 habilidades que toda empresa vai exigir a partir de 2020. Uma das competências listadas é a colaboração, capacidade de interagir bem com uma equipe e compartilhar conhecimento para trazer bons resultados para a empresa.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Escola Conquer (@escolaconquer) em

Com uma boa comunicação e alinhamento entre os membros da equipe, a performance individual e conjunta é valorizada e, consequentemente, a empresa apresenta ganho nos resultados.

Pensando em uma evolução profissional constante e no crescimento da empresa, é fundamental que a equipe esteja comprometida a aumentar sua performance e melhorar suas entregas continuamente. Por isso, antes de tudo, é importante entender o que realmente é uma equipe de alta performance.

Principais características de uma equipe de alta performance

• Existe uma relação de confiança na equipe. Os membros do time possuem um alinhamento de propósito e têm liberdade para dar sugestões e ideias para os projetos da empresa.
  • Os membros da equipe possuem um canal de comunicação aberta entre si e para com os seus líderes. Seu colega de trabalho tem abertura para fazer um elogio ou crítica construtiva sobre o seu trabalho.
  • As metas individuais e da equipe são bem claras e definidas. Todos os profissionais sabem exatamente o que e como fazer o que precisam para atingir as metas.
  • Os profissionais entendem a relevância individual dos membros para o trabalho em equipe. Todos são essenciais para garantir os melhores resultados e nenhum é mais importante do que todos juntos.

3 ferramentas para formar uma equipe de alta performance

1) Trello

Uma das plataformas mais conhecidas para gerenciamento de projetos é o Trello. A ferramenta colaborativa se destaca por oferecer diversas funções que se adaptam conforme a necessidade dos usuários. Além disso, a interface é fácil de acessar e utilizar.

O Trello pode ser usado de forma individual, para administração das próprias demandas, ou em equipes, para acompanhamento de projetos compartilhados. A ferramenta possibilita a definição de prazos, responsáveis por cada função, criação de checklists, classificação das tarefas através de etiquetas e muitas outras funcionalidades.

2) Slack

Como comentamos anteriormente, é importante existir um canal de comunicação aberto entre os membros da equipe. O e-mail é uma opção, mas nem sempre é a forma mais rápida. O WhatsApp resolve a questão da velocidade, mas geralmente as pessoas preferem utilizá-lo para fins pessoais mais do que profissionais.

Pensando nisso, o Slack surge como uma opção para facilitar a comunicação sem deixar o profissionalismo de lado. Essa plataforma de mensagens instantâneas funciona como um chat e permite mensagens diretas entre dois membros ou a criação de canais organizados por equipes, projetos e demais necessidades da empresa.

Uma dica aqui da Conquer para você

Se for utilizar o Slack, crie um canal chamado #MuralDeCagadas. Nós temos um com todos os colaboradores da Conquer e esse é o nosso espaço para aprender com os erros.

Ele funciona assim: a pessoa que cometeu o erro compartilha o que aconteceu e o que aprendeu com a experiência. Assim, constrói-se uma relação de confiança entre a equipe, que se sente confortável com a vulnerabilidade, e ajuda outras pessoas a não cometerem o mesmo erro.

3) Zoom

Para qualquer profissional ou equipe de alta performance, o tempo é um fator valioso, por isso, é importante saber otimizá-lo. Às vezes, realizar reuniões é necessário, mas nem sempre elas precisam ser presenciais.

E para que o recurso de videoconferência seja bem aproveitado e não prejudique a qualidade da reunião, o Zoom pode ser a ferramenta perfeita.

Com diferentes recursos e opções para cada plano, essa plataforma já possibilita, na versão gratuita, reuniões individuais ilimitadas, reuniões em grupo com até 100 participantes, compartilhamento de tela e outros recursos de colaboração. Tudo isso com vídeo e áudio de alta qualidade.