Sem categoria

3 erros alimentares que te impedem de aumentar sua disposição!

Você é daquelas pessoas que na maioria dos dias está indisposto, se sentindo cansado e com preguiça? A sua alimentação pode estar sendo a grande causadora desses sintomas! A correria […]
10 out, 2016
Reading time 2 minutos de leitura

Você é daquelas pessoas que na maioria dos dias está indisposto, se sentindo cansado e com preguiça?

A sua alimentação pode estar sendo a grande causadora desses sintomas! A correria do dia-a-dia acaba nos forçando a ter uma alimentação mais desequilibrada, queremos tudo que seja mais prático de consumir e por isso acabamos optando por alimentos mais gordurosos, ricos em sódio, açúcar e pobres em nutrientes.

Veja abaixo 3 erros alimentares comuns que te impedem de aumentar sua disposição e energia:

1. Pular refeições

Esse é um erro bem comum de encontrarmos e que pode te deixar com mais preguiça. Isso ocorre porque a comida é o combustível do seu corpo, se você não come seus níveis de açúcar no sangue caem e seu corpo passa a funcionar mais devagar para economizar energia.

2. Elevado consumo de alimentos gordurosos, massas e doces

Alimentos mais gordurosos demoram mais tempo para serem digeridos, portanto exigem mais energia do nosso corpo. Nessa classificação entram as frituras, carnes vermelhas mais gordurosas (Fraldinha, cupim, contra-filé, etc), frios e embutidos (presunto, mortadela, lingüiça, etc), comidas prontas (lasanha, carne de hambúrguer, macarrão instantâneo, etc), entre outros.

Já o açúcar, doces, bebidas açucaradas e alimentos refinados (macarrão, pão francês, arroz branco, etc) dão energia de maneira rápida para o nosso corpo, mas logo os níveis de açúcar no sangue caem e vem a sensação de cansaço.

3. Baixo consumo de frutas, verduras e legumes

Esses alimentos estão sendo praticamente extintos da mesa de muitas pessoas pelo fato de algumas não gostarem de consumi-las ou por não terem sempre em casa, já que esses alimentos devem ser comprados semanalmente.

Porém, o consumo deles é extremamente importante para melhorar a nossa disposição, já que eles possuem grandes quantidades de nutrientes fundamentais para o funcionamento do nosso corpo!

Algumas dicas simples para você melhorar a sua disposição durante o dia:

  • Faça de 5 a 6 refeições por dia
  • Hidrate-se! Beba no mínimo de 8 a 10 copos de água por dia
  • Dê preferência para carnes brancas (Peixe e frango)
  • Inclua verduras e legumes no seu almoço e jantar
  • Consuma frutas nos intervalos das refeições
  • Dê preferência para alimentos integrais: Macarrão integral, pão integral, aveia, arroz integral, etc
  • Evite açúcar e doces em geral
  • Exercite-se! A atividade física melhora o estresse, a ansiedade e a disposição.

Toda alimentação deve ser equilibrada e respeitar as necessidades do seu organismo, portanto não tente fazer isso sozinho, procure um nutricionista para lhe orientar corretamente!

Energié Nutrição Avançada
www.energienutricao.com.br
Siga a gente no Facebook e Instagram!
Matéria escrita pela nutricionista Isabela Costa Feitosa | CRN 6-12899Referências:

CHEMELLO, E; PANDOLFO, F.G. Açúcar, vicio moderno e perigoso. Disponível em: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/22981/textos_interativos_02.htm?sequence=1. Acesso em 28 de setembro de 2016.

GUIDO, G. Aumente sua energia e disposição. Disponível em: http://www.anutricionista.com/aumente-sua-energia-e-disposicao.html. Acesso em 28 de setembro de 2016.

VIANA, V. Psicologia, saúde e nutrição: Contributo para o estudo do comportamento alimentar. Análise psicológica, Lisboa, v. 20, n. 4, p. 611-624, 2002.

O que você achou disso?

Média da classificação 0 / 5. 0