3 dicas rápidas para você se sair bem em uma apresentação

No artigo “Porque temos medo de falar em público e como podemos superá-lo” descobrimos que o medo que sentimos em frente ao público é causado principalmente pela adrenalina, substância que, […]
13 jul, 2017

No artigo “Porque temos medo de falar em público e como podemos superá-lo” descobrimos que o medo que sentimos em frente ao público é causado principalmente pela adrenalina, substância que, devido ao excesso presente no organismo nesses momentos, atrapalha nosso desempenho em uma apresentação.

Então, aqui vão três dicas rápidas para minimizar os efeitos da adrenalina durante uma apresentação:

1. Concentre-se no que os atores chamam de “batida fora do palco”

Quando grandes atores estão se preparando para entrar no palco, eles passam alguns minutos descobrindo de onde veio o personagem que eles estão interpretando. Eles vieram de uma reunião, uma briga, uma balada? O que quer que eles fizessem, eles tinham uma atitude em relação a isso, e eles levam essa atitude no palco com eles – essa é a batida fora do palco.

Ninguém vem do nada. Então você precisa de alguma atitude. É o seu momento de fazer uma apresentação. Lembre-se de como você chegou até ali. As pessoas querem te ouvir por uma razão. It’s show time.

2. Respire profundamente com a “barriga”.

Um dos efeitos da adrenalina é nos levar a ter pequenos suspiros de ar. Por causa do loop de feedback que nossos corpos nos fornecem, quando você se sente respirando superficialmente, você fica ainda mais agitado. Então, em vez disso, respire profundamente por sua barriga, expandindo-a enquanto você puxa o ar.

Não mova seus ombros para cima como a maioria faz quando respira; isso realmente faz seus pulmões ficarem menores. Em vez disso, expanda sua barriga e puxe o ar para o estômago. É contra seus instintos, então é preciso um pouco de prática. Mas funciona. Uma vez que você tenha uma barriga cheia de ar, tencione seus músculos abdominais para segurar o ar e solta-lo lentamente pelo nariz e boca. Com a prática, você poderá puxar bastante ar para falar por 45 segundos em uma respiração.

Essas respirações lentas e profundas desencadeiam uma resposta de relaxamento, diminuem sua frequência cardíaca e fazem você se sentir melhor.

3. Saia para caminhar ou ache outro exercício tranquilo.

Você terá que fazer isso uma ou duas horas antes do discurso, ou na manhã do discurso. Mas não exagere. Você não quer que isso desgaste você – ou faça você perder o horário.

A adrenalina é sua amiga; isso faz com que seu corpo e seu cérebro funcionem melhor. Então, primeiro, acostume-se e, em seguida, tenha certeza de que você sempre teve uma pequena adrenalina em momentos importantes para o impulso que te levará a sua melhor performance.

Sobre a Escola Conquer: Desenvolvida no Vale do Silício, a Conquer ensina habilidades que as instituições tradicionais não ensinam, mas que são fundamentais para todos que querem performar em alto nível e chegar mais longe. www.EscolaConquer.com.br