Empreender é um grande desafio e para quem deseja seguir esse caminho se capacitar é essencial. Conhecer novas ideias, técnicas e pontos de vista, gera um processo de reflexão incrível, estimula a criatividade e ajuda a pensar em novas soluções.

E uma das formas preferidas de aprender dos empreendedores é a leitura. Um bom livro tem o poder de gerar um insight para você vender mais, resolver um problema que parecia sem solução ou até a criar um novo negócio.

Existem milhares de livros por aí e para te ajudar selecionamos 10 livros incríveis para quem quer começar um empreendimento ou fazer o seu negócio decolar. Esperamos que você tenha muitos insights e inspire-se com essas leituras!

Se liga que nessa lista tem livros indicados por alguns dos maiores empreendedores da atualidade, como: Bill Gates, Mark Zuckerberg, Elon Musk e Jeff Bezos.

1. Mindset - Carol S. Dweck

Depois de décadas de pesquisas na área, Carol S. Dweck, professora de psicologia na Universidade de Stanford e especialista em sucesso e motivação, desenvolveu um conceito fundamental: o nosso sucesso está diretamente relacionado com a atitude mental com a qual encaramos a vida, chamada de mindset.

Essencial para qualquer pessoa que busca evoluir através dos desafios, esse livro é uma nova forma de enxergar a vida. E faz parte da lista de obras indicadas por Bill Gates, fundador da Microsoft.

2. Rápido e Devagar: duas formas de pensar - Daniel Kahneman

Esse livro apresenta 20 anos de pesquisa que levaram Kahneman a ganhar um prêmio Nobel de Economia, acho que isso já diz muito, né?

O autor nos mostra duas formas de pensar: o pensamento rápido (intuitivo e emocional) e o devagar (lógico e ponderado). E prova a capacidade de influência do pensamento rápido nas nossas decisões pessoais e profissionais.

3. De zero a um: o que aprender sobre empreendedorismo com o Vale do Silício - Peter Thiel

“Peter Thiel construiu várias empresas revolucionárias, e ‘De Zero A Um’ mostra como ele fez isso”, a afirmação de Elon Musk sobre o livro de seu colega e cofundador do Paypal, Peter Thiel, já dá uma dica do que esperar dessa leitura.

Quando se trata de ensinar empreendedorismo, não existe uma fórmula exata, porque cada inovação é única. Toda inovação vai de 0 a 1, se já existe uma, então não é mais novo. No livro, o autor ensina você a fazer perguntas que o levem a encontrar valores em lugares inesperados e revela uma maneira original de pensar a inovação.

4. Como fazer amigos e influenciar pessoas na era digital - Dale Carnegie

Para aproximar os princípio de Carnegie à era digital, essa obra apresenta uma releitura do best-seller “Como fazer amigos e influenciar pessoas”. O autor busca analisar o impacto da internet e das redes sociais na comunicação humana e orientar sobre a conduta adequada a esses meios para atingir o sucesso pessoal e profissional.

5. De onde vêm as boas ideias - Steven Johnson

Outra indicação de Bill Gates, é o livro de Steven Johnson. Ele analisou quase duzentas descobertas e invenções históricas para entender quais espaços e processos estimulam nossa criatividade e geram níveis excepcionais de inovação.

O autor identifica o que os ambientes humanos férteis em novas ideias (laboratórios, internet) têm em comum com os ambientes inovadores da natureza (florestas tropicais, recife de corais) e nos mostra os sete padrões fundamentais dos processos de inovação desenvolvidos pelo homem e pela natureza.

6. O Efeito Gatilho - Marshall Goldsmith

Marshall Goldsmith, autor bestselling e coach renomado, examina os gatilhos psicológicos e ambientais que nos impedem de atingir todo nosso potencial na vida pessoal e profissional e oferece um plano para atingir esse objetivo.

7. O lado difícil das situações difíceis - Ben Horowitz

A indicação de Mark Zuckerberg é o livro escrito por um dos empreendedores mais respeitados e experientes do Vale do Silício. Ben Horowitz conta como ele mesmo fundou, administrou, comprou, vendeu e investiu em empresas de tecnologia. Em seu livro, ele conta a verdade sobre as situações mais complicadas que podem existir nas empresas, oferecendo conselhos essenciais para qualquer empreendedor.

8. Empresas feitas para vencer - Jim Collins

Considerado um dos livros de negócios mais importantes de todos os tempos pela Time Magazine e com a indicação de Jeff Bezos (CEO da Amazon), a obra de Jim Collins mostra como as grandes empresas atingem uma qualidade duradoura e como esse desempenho sustentável pode ser inserido na empresa desde o começo.

Com exemplos excepcionais, o autor apresenta as características universais que diferenciam uma empresa excelente de outra comum.

9. A Única Coisa: O foco pode trazer resultados extraordinários para sua vida - Gary Keller e Jay Papasan

Suas escolhas estão focadas no que é realmente importante pra você? Os seus resultados estão diretamente ligados às decisões que você toma na sua vida. Para alcançar seus objetivos, é preciso estabelecer uma meta e saber priorizá-la. Os autores mostram como definir a sua “única coisa” pode te ajudar a organizar sua rotina e alcançar resultados extraordinários.

10. Originais - Adam Grant

A criatividade é uma característica inata ou pode ser desenvolvida com o tempo? Qual o segredo das pessoas originais?

Em seu livro, Adam Grant recorre a estudos e histórias do mundo do entretenimento, da política, dos negócios e do esporte para mostrar como é possível pensar fora da caixa e aprimorar sua criatividade para identificar e defender ideias verdadeiramente originais. O autor ainda apresenta técnicas utilizadas por profissionais de sucesso para levar seus projetos adiante e lutar contra o conformismo.

Se você tem ou quer ter uma empresa, é fundamental ter uma bagagem de conhecimento para fazer acontecer. Temos certeza que você vai conseguir tirar pelo menos uma lição de cada um desses livros para aplicar na sua vida.

Lembre-se de que qualidade é melhor que quantidade. Ritmo de leitura e a forma como você absorve o conteúdo não precisa (e geralmente não é) igual pra todo mundo. Não se compare com os outros, foque em escolher um livro e extrair o máximo de aprendizado que você puder, é isso que vai te fazer ir mais longe.

Se você gosta de ler livros que te ajudam a aperfeiçoar seus conhecimentos e habilidades, confira nosso outro artigo com 9 livros de produtividade que você precisa ler.