Esteja você trabalhando em casa de pijama ou no escritório, dar uma pausa do trabalho e se divertir é fundamental. Então, por que não usar esse tempo livre para assistir a alguns filmes e séries que te ensinam sobre oratória?

Falar bem em público e saber se comunicar são habilidades que mudam o rumo de uma conversa, de uma negociação, de uma apresentação, de um romance, de uma guerra! E são eventos assim que você vai ver nessa lista de filmes e séries que preparamos para você. 

(Opa, será que dei um spoiler?)

Bora maratonar? Então, vá preparando o lanche da sua preferência e um olhar bem afiado para identificar aqueles trechos com discursos tão incríveis que vão te inspirar para o resto da vida. Boa sessão!

1. O Discurso do Rei (2010)

Fazer uma apresentação em público nem sempre é tarefa fácil. Mas imagine se um país inteiro dependesse disso? Foi nessa enrascada que o rei George VI (Colin Firth) se meteu quando assumiu o trono do Reino Unido em 1936, em meio a uma guerra.

O filme vencedor de quatro Oscars mostra a trajetória do rei com as dificuldades na fala, o nervosismo e o tratamento de fonoaudiologia. E é uma inspiração para quem está se desafiando na oratória, especialmente para os mais tímidos.

Onde assistir: Prime Video

2. Sociedade dos Poetas Mortos (1989)

Em uma escola rígida, um professor de português incentiva o proibido: ter um olhar autêntico sobre a vida. John Keating (Robin Williams) chama a atenção por desafiar os métodos tradicionais de ensino e por tirar os alunos de uma postura passiva.

E como ele faz isso? Por meio de discursos emocionais, divertidos e instigantes. Se você tá procurando inspiração para tornar suas apresentações mais cativantes, vale muito a pena assistir a esse filme vencedor do Oscar de melhor roteiro original.

Onde assistir: Google Play

3. Jobs (2013)

Essa cinebiografia retrata boa parte da trajetória de Steve Jobs. Do estudante com jeito de hippie, nos anos 70, ao empresário bem-sucedido, trinta anos depois.

Em diversas cenas, você vai ver que a oratória foi um ingrediente importante para a carreira do cofundador da Apple. Seja para realizar as apresentações que chamavam a atenção do mundo inteiro, seja para influenciar os colaboradores da empresa a darem o seu melhor.

Onde assistir: Netflix | Globo Play

4. O Destino de Uma Nação (2017)

Uma boa oratória é capaz de vencer uma guerra? Na liderança de Winston Churchill, primeiro ministro do Reino Unido durante a Segunda Guerra Mundial, foi mais ou menos isso que aconteceu. 

Afinal, um dos seus discursos teve como objetivo inspirar os britânicos e impulsionar a vitória dos aliados. E essa fala marcante aparece no longa premiado, que foca na liderança de Churchill (Gary Oldman) em um período bem conturbado.

Onde assistir: Google Play | YouTube | Now

5. Mad Men (2007 - 2015) 

Na década de 60, o mercado de publicidade explodia. E, no centro dele, reinava Don Draper (Jon Hamm), um dos executivos mais talentosos de uma agência nova iorquina. 

Para esse protagonista, uma apresentação era o equivalente a dar um show. E seu maior atributo, além da autoconfiança, era o storytelling. Ou seja, ele usava as histórias como um recurso para prender a atenção e convencer os clientes. E não é que funcionava?

É interessante notar também como outros personagens evoluem e se desenvolvem profissionalmente à medida que suas habilidades de comunicação melhoram.

Onde assistir: Globo Play

6. Gladiador (2000)

Tudo ia bem na carreira de Maximus (Russell Crowe), general no Império Romano e possível sucessor de Marco Aurélio. Até que numa dessas rasteiras da vida ele se torna escravo. E, mais tarde, gladiador.

Mas não precisa ficar com pena dele, pois em nenhum momento ele deixou de liderar. E sua oratória esteve com ele em toda a jornada deste épico, premiado com cinco Oscars. 

Seus discursos giravam em torno de propósitos maiores, levantando os ânimos e resultando em um sentimento de união.

Onde assistir: Netflix

7. House of Cards (2013 - 2018)

A série conta a história do político Frank Underwood (Kevin Spacey) e seu caminho pouco louvável rumo a um alto cargo público. Mas, se ética não é a melhor lição que podemos tirar da trama, com certeza podemos aprender sobre oratória. Afinal, cada fala de Frank é pensada de forma estratégica. 

Além disso, seus discursos conduzem quem está ouvindo a tomar as decisões que ele mesmo projetou. Olha, é cilada atrás de cilada!

Nesse sentido, o personagem lança mão de pausas nos momentos certos, emoção e frases de impacto, entre outras técnicas de oratória.

Onde assistir: Netflix

8. Coração Valente (1995)

Imagine se você tivesse que convencer um exército de pessoas a se envolver numa guerra por conta de uma vingança sua. Literalmente. Em resumo, esse é o desafio de William Wallace (Mel Gibson) neste filme.

Com discursos que exaltam valores como liberdade, o protagonista consegue usar a retórica, ou seja, a boa argumentação, para envolver os soldados e elevar o ânimo em momentos de extrema dificuldade.

Onde assistir: Google Play

9. O Lobo de Wall Street (2013)

No filme baseado em fatos reais, Jordan Belfort (Leonardo DiCaprio) quer ganhar muito dinheiro. E rápido. Para isso, ele usa algumas artimanhas suspeitas (essas você pode deixar de lado!) e muita persuasão.

É interessante notar que, mesmo sem conhecer profundamente o mercado financeiro, sua confiança e seus argumentos emocionais o ajudavam a convencer profissionais experientes do ramo. O rapaz era bom.

Além disso, a oratória era um recurso fundamental para se comunicar bem com seus colaboradores e, com isso, atingir seus objetivos.

Onde assistir: Prime Video

10. Suits (2011 - 2019)

A série retrata o universo da advocacia com um toque de sarcasmo. Nela, o bem-sucedido Harvey Specter (Gabriel Macht) é o rei das frases marcantes.  

E elas não servem apenas para entreter o público, mas para fazer com o que o personagem se saia bem em qualquer negociação. Além disso, o Harvey usa autoconfiança, linguagem corporal e argumentação para fortalecer seu poder persuasivo.

Onde assistir: Netflix

Dica bônus: Community (2009 - 2015)

Você sentiu falta de um conteúdo para dar risada? Porque eu senti. Então, como bônus, segue também uma indicação de série de humor. 

Em Community, cinco alunos de uma faculdade comunitária acabam se tornando um grupo de estudos improvável – e inseparável. Um deles é Jeff Winger (Joel McHale), um advogado que exerceu, por muitos anos, a profissão usando um diploma falso. 

O personagem é confiante e usa discursos que despertam emoções para unir o grupo em momentos de crise, mas também para conseguir o que quer. Apesar das intenções nem sempre serem as melhores, cada discurso é uma aula de storytelling.

Onde assistir: Netflix

O que você já domina e o que precisa melhorar na sua oratória e comunicação? Clique aqui para fazer um diagnóstico que vai te responder quais são seus pontos fortes e suas oportunidades para se comunicar ainda melhor e voar profissionalmente!