Começar o próprio negócio é o sonho e o objetivo de muitos profissionais. Mas criar uma empresa e, além disso, mantê-la sustentável e apresentando bons resultados é mais complexo do que pode parecer para quem está apenas vendo o empreendedorismo do lado de fora.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Sebrae, 1 em cada 4 empresas fecha antes mesmo de completar 2 anos no mercado. Entre as micro e pequenas empresas, este número é ainda maior.

Os empreendedores que são exceção a essas estatísticas e conseguiram atingir grandes resultados compartilham uma lista de características em comum. E (boa notícia!) várias dessas características podem ser desenvolvidas ao longo do caminho.

Se você já se lançou no desafio de empreender, pode dar check nos dois primeiros itens dessa lista: visão e iniciativa. Mas é preciso muito mais que isso pra fazer o seu negócio decolar e começar a apresentar bons resultados.

Você sabe quais são as características de um bom empreendedor? Será que você tem todas elas? E - mais importante - como desenvolver as que você ainda não tem?

Já prepara o bloco de notas pra ir fazendo a sua lista… e vamos lá!

1. Tem uma visão inovadora

Seja qual for a sua área de atuação, o bom empreendedor é aquela pessoa que está sempre ligada nas mudanças que estão acontecendo com o mundo, com o seu mercado e o seu público. 

O bom empreendedor pensa diferente, fora da caixa, busca solucionar problemas de forma inovadora e tem o olho treinado para identificar novas oportunidades.

2. Demonstra iniciativa

Mais que identificar oportunidades, é preciso agir! 

Por definição, o empreendedor é aquela pessoa que “se lança à realização de coisas difíceis ou fora do comum; ativo, arrojado, dinâmico”. (Por definição mesmo, nós procuramos no dicionário).  

Por isso, uma característica essencial do bom empreendedor é a iniciativa - a vontade e a capacidade de agir e fazer acontecer.

3. É analítico e bem organizado

Fazer acontecer não é sinônimo de fazer as coisas “de qualquer jeito”. 

O bom empreendedor tem uma grande capacidade analítica e sempre age de forma planejada. Ele toma decisões baseadas em dados e mantém uma rotina organizada e produtiva.

4. Investe seus recursos de forma consciente

O bom empreendedor também é consciente na forma como administra e investe os seus recursos. Ele planeja os gastos e utiliza dados para priorizar seus investimentos. Isso significa que ele não investe “onde tem vontade”, mas onde terá melhores resultados. Além disso, gerencia de forma consciente um outro grande recurso: o seu tempo.

5. Assume riscos

Ao mesmo tempo que empreender é uma atividade que requer muito planejamento e organização, sempre haverá um risco envolvido. Outra das principais características de um bom empreendedor é identificar, compreender e se preparar para esses riscos - e assumí-los mesmo assim.

6. É determinado e flexível

É preciso ter muita garra para lidar com a parte “não-tão-glamourosa” de empreender: a burocracia, os erros, as horas intermináveis de trabalho, as noites mal dormidas, as decisões difíceis, o desafio de liderar pessoas... 

O bom empreendedor sabe que nem sempre as coisas saem como o planejado, e tem determinação e flexibilidade para mudar os planos sem perder o otimismo - nem perder de vista os seus objetivos.

7. Cria conexões com pessoas

Um bom empreendedor sabe fazer networking e criar pontes com as pessoas. Isso porque ele sabe que os resultados e o crescimento do seu negócio dependem em grande parte das conexões criadas, e também porque faz questão de aprender com as experiências de outros empreendedores que já trilharam esse caminho.

8. Tem a capacidade de inspirar as pessoas

Agir com entusiasmo e otimismo no dia a dia é quase o modus operandi do bom empreendedor. Apenas um profissional que tem a capacidade de inspirar e engajar as pessoas é capaz de fazer com que colegas e colaboradores comprem o seu sonho e vistam a camisa da empresa.

9. É um líder que ensina pelo exemplo

Ao passo que o negócio decola e atinge resultados cada vez melhores, o empreendedor eventualmente se torna uma figura de liderança. 

Esse papel de liderança e gestão de pessoas exige muito estudo e preparação. Mais que isso: exige que o empreendedor se torne um multiplicador da cultura e dos valores da empresa - o maior exemplo das atitudes que são esperadas dos seus colaboradores.

Conheça neste texto as 7 razões pelas quais os líderes falham, pra você não repetir nenhuma delas!

10. Nunca para de aprender

Independente dos seus resultados serem positivos ou negativos, o bom empreendedor tem uma mentalidade de aprendizado contínuo. Ele não se cansa de ler, estudar e se atualizar sobre o seu negócio e o seu mercado. Também busca melhorar constantemente as suas habilidades de liderança, gestão de pessoas, produtividade, inteligência emocional etc.

Neste último ponto é que está o “pulo do gato” para desenvolver todas as características que listamos ao longo do texto.

Você quer aprender na prática as habilidades, conteúdos e ferramentas que todo empreendedor precisa dominar para atingir os melhores resultados com a sua empresa?

Clique aqui e conheça o Grow Your Business, um curso feito de empreendedores para empreendedores para acelerar o seu negócio! Nele você irá aprender como fazer um bom planejamento estratégico, inovar com foco no consumidor, criar uma marca forte, liderar e desenvolver pessoas e fazer uma gestão baseada em dados.