Você já deve ter ouvido falar que o maior ativo de toda e qualquer organização são as pessoas

E a ponte que liga as pessoas à organização é chamada de RH. A área de Recursos Humanos, que por muitos anos foi visto apenas como o setor da burocracia, tem assumido um papel cada vez mais estratégico dentro das empresas. 

De acordo com o estudo da Qulture.Rocks “Panorama de RH no Brasil 2018”, realizado com milhares de profissionais de RH,  essa área tem se tornado mais estratégica nas organizações brasileiras: 61% dos participantes disseram que o RH participa ativamente das decisões mais estratégicas das empresas.

Você quer entender como o RH está presente e faz toda a diferença no seu dia a dia e, principalmente, na sua carreira? 

Neste artigo, você vai entender 6 ações das mais diferentes frentes do RH que ajuda você a se tornar um profissional melhor e mais preparado. Confira! 

O que é RH?

Como já citamos, a área de Recursos Humanos é responsável por todos os cuidados com as pessoas da empresa. É um setor que inclui diferentes frentes de atuação, como:

  • Recrutamento e seleção
  • Treinamento e desenvolvimento
  • Saúde do trabalho 
  • Remuneração, cargos e salários

No mundo de mudanças em que vivemos, o RH também não fica de fora. É por isso que o termo RH ágil tem ganhado cada vez mais espaço, e a atuação dessa área precisa se adaptar com assertividade para acompanhar todas as mudanças.

O que faz a área de Recursos Humanos?

O RH pode ser dividido em diferentes atribuições, como remuneração e benefícios, treinamento, desenvolvimento e gerenciamento de performance, recrutamento e seleção dos futuros colaboradores da organização, entre outras. 

Além disso, o RH está constantemente em contato com as demais áreas da organização, sempre com o objetivo de integrar todas as pessoas em busca dos objetivos comuns da empresa. 

Podemos dizer que o RH também planeja toda a jornada do colaborador dentro da organização, desde a sua contratação até o seu desligamento, incluindo os aspectos da qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho. 

Criar um ambiente agradável onde todos querem e desejam trabalhar, e não apenas precisam trabalhar, ele faz com que todos sejam beneficiados. Você fica mais satisfeito e engajado no seu trabalho, e isso reflete na sua performance, no seu crescimento e, consequentemente, e nos resultados da organização. 

Se você quer entender mais detalhes sobre as diferentes frentes do RH e como elas são importantes para você, confira a lista com 6 ações do RH que impactam na sua carreira: 

1. Fazer o recrutamento e seleção

Em um processo seletivo, o RH tem o papel de identificar o perfil do candidato e avaliar se ele é compatível com o perfil da organização. Nessa etapa, além das habilidades técnicas, o RH avalia se o candidato está alinhado à cultura e ao propósito da empresa

Perceba a importância desse processo: o RH garante que você tenha a afinidade necessária com a organização, algo fundamental para uma relação duradoura e saudável entre as duas partes. Essa etapa, muitas vezes considerada “fria”, garante a compatibilidade entre o colaborador e a empresa. Afinal, é importante que os valores e os princípios de ambas as partes estejam de acordo e não sejam completamente opostos.

E esse aspecto tem sido cada vez mais relevante nos processos seletivos. Muitas empresas estão considerando o chamado fit cultural como um dos principais pontos da seleção, deixando a análise do currículo como um passo seguinte. 

2. Contribuir com a sua ambientação na empresa

Depois da aprovação no processo seletivo, a etapa de integração ou onboarding também fica sob responsabilidade do RH. Nesse momento de ambientação, você passa a entender na prática a cultura organizacional e suas atribuições na empresa

Essa etapa costuma incluir um volume expressivo de informações, como as políticas e regras da empresa; o alinhamento das expectativas que a empresa tem sobre a sua função; e detalhes sobre missão e visão da organização.  

Mais do que repassar essas informações, o RH cumpre o papel de acolhimento nesse seu primeiro momento dentro da organização. Em outras palavras, o RH vai acompanhar você nos seus primeiros passos na empresa para garantir que a sua  jornada corresponda às expectativas iniciais do processo seletivo.  

3. Promover treinamento e desenvolvimento 

As pessoas sempre serão o principal ativo das organizações. E investir no treinamento e desenvolvimento delas é fundamental para ter equipes atualizadas com as habilidades necessárias. Isso reflete diretamente nos resultados da organização, mas principalmente na sua performance profissional e na sua carreira. 

Além de identificar as necessidades de desenvolvimento de habilidades, o RH também acompanha indicadores para verificar se aquele treinamento foi efetivo para você. Possivelmente você passou por uma avaliação após um treinamento para que, assim, o RH possa acompanhar o seu desenvolvimento a partir dele.   

E o treinamento e desenvolvimento vão além da qualificação para habilidades específicas. Manter um time continuamente atualizado contribui para a sua motivação, garante mais alinhamento entre os membros da equipe, aumenta a sua produtividade e proporciona uma cultura de aprendizado e melhoria contínuas, um dos pilares da prática e do conceito de lifelong learning

4. Proporcionar a qualidade de vida no trabalho

Seja presencial ou remoto, dedicamos muitas horas diárias ao trabalho. Por isso, ter um ambiente saudável é fundamental para manter a sua qualidade de vida - e o RH também tem essa preocupação. 

Nesse sentido, o RH tem dois principais cuidados: os ergonômicos e de saúde do trabalho, e os de clima organizacional. O uso de equipamentos adequados, como cadeiras e computadores nas alturas corretas, e as pausas para exercícios laborais são alguns exemplos de cuidados que o RH tem com a sua saúde no trabalho. 

Além disso, o RH tem uma série de ações para a criação de um ambiente positivo para você, que possa te proporcionar a autonomia necessária, reconhecimento e que te faça sentir parte da organização

5. Cuidar do seu plano de carreira

Para entender as etapas da sua jornada profissional, o plano de carreira é uma ferramenta bastante útil que te ajuda a visualizar os próximos passos e os objetivos a médio e longo prazos. E para alinhar os seus objetivos com o planejamento da organização, o RH tem um papel fundamental na elaboração dos planos de carreira. 

Além de ajudar na criação dos planos, o RH acompanha e dá o suporte necessário para o seu desenvolvimento profissional, considerando as necessidades atuais e os objetivos a longo prazo, o que contribuiu significativamente para o seu crescimento. 

Com essa perspectiva bem definida, fica mais fácil de identificar quais são os seus desafios atuais e os próximos passos a serem dados dentro da organização. O plano de carreira vai além do seu crescimento profissional: ele contribuiu para sua motivação. Ao entender quais serão as próximas etapas na carreira, você busca a sua qualificação para o próximo desafio profissional. 

6. Realizar o desligamento

Quando você pede o seu desligamento ou é desligado da empresa, o RH atua em diferentes frentes. Além do processo burocrático envolvido no desligamento, com cálculo de rescisão do contrato de trabalho e eventuais multas, como a por demissão sem justa causa, o RH é responsável por uma prática muito importante: a entrevista de desligamento. 

Nessa entrevista, o profissional de RH tem o objetivo de identificar pontos de melhorias e o seu feedback é essencial para isso. Essa última entrevista parte do princípio de que, na posição de ex-funcionário, você se sente mais confortável para apontar essas possibilidades de melhoria para a empresa

Mas esse também é o momento para entender mais detalhes sobre o seu desligamento caso ele tenha sido decidido pela empresa, além de poder aliviar uma eventual tensão que foi criada pelo desligamento.  

Gostou de conhecer mais sobre a atuação do RH na sua carreira? Esse é um reflexo da visão humanizada do RH, e não como uma área que apenas cumpre com as burocracias dentro das organizações. 

E se você quiser acelerar sua carreira com a educação corporativa e acredita que a sua organização pode contribuir com isso, a Conquer é para você e para a sua empresa! Com cursos e especializações online e ao vivo ou gravados, você vai ter acesso a conteúdos atuais e que podem ser aplicados na sua carreira imediatamente, trazendo resultados rápidos e reais.

RH Week

Para compartilhar conteúdos de alto nível com profissionais de destaque no mercado sobre cultura organizacional, desafios do trabalho remoto e planejamento do RH para 2021, a RH Week está de volta!

Nos dias 14, 15 e 16 de setembro, temos um encontro marcado com profissionais e líderes de empresas como L’Oréal, Heidrick & Struggles, Cia de Talentos, Oracle, Revelo e Qulture.Rocks em um evento 100% online e gratuito.

Para garantir sua vaga, é só acessar a página aqui e fazer a sua inscrição.