BLOG

Visualizar seu sucesso é essencial para conquistá-lo


26 de Março de 2017 . Publicado por Conquer

Você já parou para pensar que, antes do computador existir, alguém teve que pensar nele? Alguém teve que pensar na existência de uma tela, um teclado e uma interface que possibilitasse o uso por um ser humano. O computador, assim como boa parte das invenções e produtos que utilizamos hoje, não surgiu do nada: foi fruto de ações coordenadas e previamente visualizadas.

O raciocínio por trás é simples:

Antes de alguma coisa se tornar real, ela teve de ser previamente desejada e visualizada.

O mesmo vale para sua vida: se você deseja vencer (cada um possui sua própria definição de vitória), é importante que, previamente, você se visualize como um vencedor.

Você não será um vencedor se não se visualizar como um vencedor – Zig Ziglar

Michael Phelps, o maior recordista de medalhas olímpicas da história, credita boa parte do seu sucesso nas piscinas ao hábito de fechar os olhos e se enxergar vencendo cada competição, antes mesmo de entrar na piscina. Ele costuma visualizar em sua mente o “videotape” do que seria um nado perfeito antes de ir para as piscinas e, assim, aumenta suas chances de obter os melhores resultados.

“Se você for capaz de formar um quadro mental forte sobre seus objetivos e como quer alcançá-los, seu cérebro irá procurar maneiras de te ajudar a fazer acontecer”, diz Bob Bowman, treinador do Michael Phelps.

E era exatamente isso que Phelps fazia durante meses antes de uma competição.

Conhecemos o histórico do atleta. Aparentemente, funciona para ele.

Claro que os resultados alcançados por Phelps não são fruto apenas de visualização. Mas ele destaca que essa prática tem grande influência em seu desempenho profissional.

Alguns outros top performers também costumavam aplicar essa técnica:

– A lenda do boxe, Muhhammad Ali, sempre destacou a importância de se ver vitorioso antes das lutas;

– No início da sua carreira, o comediante Jim Carrey costumava se visualizar como o melhor ator do mundo;

Michael Jordan sempre visualizava fazendo o último ponto do jogo mesmo antes de o jogo começar.

Estes profissionais de alta performance, dentre muitas outros, dominaram a técnica da visualização positiva e abertamente tem falado sobre ela como tendo sido fundamental para atingirem os seus resultados.

Portanto, repito:

Antes de algo se tornar realidade, esse algo precisa ser visualizado, pré-concebido em sua mente.

Por isso, um bom exercício é você começar também a se visualizar como um vencedor, enxergar-se atingindo os seus objetivos. E deixe essa imagem mais detalhada possível:

– Onde você está?

– Quem está com você?

– Como você se se sente atingindo suas metas?

– Como isso mudou a sua vida?

Os pequenos detalhes tornam essa imagem mais forte e ajudam a fixá-la melhor em sua mente, te impulsionando a batalhar para torná-la real.

Além dos pontos mencionados anteriormente, ao pensar no seu eu de sucesso, pense também em retrospectiva – como você irá chegar lá:

– O que será necessário fazer para vencer?

– Quais serão os sacrifícios?

– Como você será capaz de contornar os obstáculos?

Você não precisa passar horas fazendo isso.

Aproveite momentos em que normalmente sua mente divagaria, como o banho, enquanto dirige, ou antes de dormir, para praticar esta visão de você bem-sucedido.

Lembre-se, acima de tudo, que tão importante quanto ter essa visão do seu sucesso e do caminho para chegar lá, é colocar a mão na massa e trabalhar por isso dia após dia. Somente visualizar não vai te levar a lugar algum.

Michael Phelps não é um idealizador. É um atleta – um executor.

Visualizar ajuda – e muito. Visualizar te traz clareza, e clareza te dá a confiança necessária para seguir em frente. Mas junto a isso, o que vai transformar sua projeção clara em realidade serão suas atitudes.

 “Tudo aquilo que você vividamente imaginar, sinceramente acreditar e agir com entusiasmo para a realização, irá inevitavelmente se tornar realidade”. – Paul J. Meyer


Conquer

DEIXE UM COMENTÁRIO


NOME*

E-MAIL*

MENSAGEM*