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Comunicação clara e concisa é essencial para seu crescimento profissional

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11 de Julho de 2017 . Publicado por Conquer

É muito triste perceber que muitas pessoas que conheço tem dificuldades com a comunicação clara no ambiente de trabalho. Muitas vezes eu me encontro em conversas onde eu tenho que perguntar: o que exatamente você está fazendo? Como é que isso funciona? Qual problema isso resolve?

Às vezes eu questiono meu próprio intelecto – mas então vejo que outras pessoas reagem com o mesmo olhar confuso sobre as informações transmitidas.

Não tenho palavras para esclarecer como é essencial formular explicações claras e concisas a respeito da sua empresa ou do que você trabalha.

Você não ganha pontos por transformar sua vida em um artigo científico ou por fazer um uso rebuscado da linguagem. Nem alguém lhe dá elogios por usar tantas palavras difíceis em uma única frase.

E há implicações muito maiores do que apenas suas conversas com parceiros, colegas de trabalho, superiores ou clientes. Se você não consegue expressar facilmente suas necessidades dentro da empresa, como você espera que elas sejam atendidas?

Cada pequena onda de ambiguidade faz com que as pessoas preencham os espaços em branco com o que elas acham que é a resposta certa. O que muitas vezes leva a esforços desnecessários, desalinhamento de estratégia, confusão e frustração. Para não mencionar que isso deixa você longe de ganhar o jogo em que você está.

O meu teste de fogo pessoal é que, se eu não puder explicar o que estou fazendo de forma clara e concisa, a informação não é efetiva. E eu testo meu trabalho desse jeito – cada interação com uma nova pessoa me dá a chance de experimentar e ver se eles conseguem entender.

The Heretic é um canal de artigos com a opinião de Pascal Finette, VP da Sigularity, Universidade do Futuro.

*Tradução livre e adaptada com autorização do autor, Pascal Finette.


Conquer

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