BLOG

“4 grandes aprendizados profissionais que tive no Vale do Silício”

Em Posts

30 de Maio de 2017 . Publicado por Conquer

Josef Rubin, um dos fundadores da Escola Conquer, morou por 3 meses no Vale do Silício, região mais inovadora do mundo, para desenvolver o projeto da Conquer. Durante esse tempo, Josef adquiriu 4 grandes aprendizados profissionais, compartilhados em uma palestra feita recentemente em Curitiba.

Confira quais são:

Cultura de Networking

Relacionamentos são uma das coisas mais importantes para se ter, tanto na vida pessoal quanto na vida profissional, independente da área de atuação.

Segundo Josef, a cultura de networking é muito forte e aberta naquela região Vale do Silício.

“Lá, quando você conhece uma pessoa nova você não tenta vender algo para ela, mas ajudá-la. A primeira coisa que se faz por lá é perguntar: “como eu posso te ajudar?” – diz Josef.

Segundo Josef, agir dessa forma gera um ciclo virtuoso:

“Mesmo que você não receba nada de imediato, a roda gira em seu favor. Cedo ou tarde  essa mesma pessoa que você ajudou irá te ajudar com alguma coisa e assim sucessivamente” – diz Rubin.

O futuro é abundante

“Ter ido para o Vale é como ter ido para o futuro, vi muitas coisas novas e incríveis por lá”-  diz Rubin.

Grande parte das pessoas quando pensa à respeito do futuro, pensa em escassez: falta de água, poluição, falta de comida, por exemplo.

Mas esse não é o futuro que as empresas do Vale do Silício têm em mente.

Por lá, muitas das coisas que imaginamos serem possíveis apenas em filmes de ficção científica já são realidade. Alguns exemplos são os carros autônomos, robôs com inteligência artificial, alimentos criados em laboratórios, biotecnologias que aumentam a expectativa de vida.

Peter Diamandis, autor do livro “Abundance” e uma das referências quando o assunto é inovação,  afirma que o futuro será “Um mundo com 9 bilhões de pessoas, com água limpa, boa nutrição, moradia acessível, educação prática, saúde de alto nível e energia não poluente”.

Inovação acontece em qualquer lugar do mundo

Isso mesmo, a inovação pode acontecer em qualquer lugar, não somente em laboratórios de pesquisa e desenvolvimento.

Há pouco tempo a inovação estava restrita apenas a quem tinha recursos para investir, como grandes empresas e laboratórios. Hoje em dia, graças aos avanços tecnológicos,  empresas extremamente inovadoras nascem em garagens.

Para Josef, isso mostra que, mesmo começando pequeno, qualquer pessoa pode criar grandes inovações e fazer a diferença no mundo.

Escola para buscar conhecimento

Conhecimento significa obter informações. Já aprendizado significa colocar o conhecimento em prática, acertando ou errando.

Com essa diferença em mente, Josef questiona:

“Será que a função das instituições de ensino é apenas a de levar conhecimento?”

Ele acredita que não.

“O conhecimento hoje pode ser encontrado em qualquer lugar: internet, livros, cursos online. Já o aprendizado não, aprendizado só se obtém a partir da prática. E com a metodologia aplicada atualmente nas instituições de ensino só se obtém o conhecimento” – diz Josef.

E esse movimento de questionar a educação e transformá-la mais em aprendizagem do que meramente transmissão de conteúdo já está acontecendo no Vale do Silício. Locais como a Draper university e a Make School se propõe a ensinar seus alunos através da prática.

A partir disso é que surgiu a metodologia da Conquer, escola que tem Josef como um dos fundadores:

“Trazemos para nossos alunos não apenas o conhecimento, mas principalmente o aprendizado. E isso tudo ocorre em sala de aula. Ensinamos de forma prática conteúdos deixados de lado pelas instituições tradicionais, mas que são fundamentais para o crescimento pessoal e profissional de qualquer pessoa”.

Josef encerrou sua palestra apresentando aos participantes a fórmula do crescimento pessoal:

“O seu crescimento pessoal e profissional é proporcional ao tamanho do desafio que você está tentando superar e, principalmente, ao seu empenho em tentar superá-lo . Por isso, se você deseja crescer bastante, escolha desafios grandes e busque se aperfeiçoar continuamente”.

Para saber mais sobre a Escola Conquer, acesse www.escolaconquer.com.br


Conquer

COMENTÁRIOS


Patrícia

02/06/2017

Que demais! Isso nos desafia a cada dia! Acredito muito no modelo de aprendizagem partindo da prática!

DEIXE UM COMENTÁRIO


NOME*

E-MAIL*

MENSAGEM*